Que ele te ajuda a ficar alerta, isso todo mundo sabe! E a ciência está descobrindo aos poucos os diversos benefícios para saúde, como já descrevemos aqui e aqui. O que muitas não sabem é que o café pode causar efeitos curiosos em seu organismo.

Você sabia, por exemplo, que ele ajuda o intestino funcionar e que pode ajudar seus rins filtrarem o sangue?!

Confira os 05 efeitos curiosos do café em seu corpo.

 

 1 – Café pode ajudar seu fígado

Essa é uma boa nova para os butequeiros de plantão! Consumir até quatro xícaras de café por dia reduz em 80% as chances de se desenvolver cirrose hepática e pode reduzir em até 40% as chances de câncer de fígado.

Um brinde a isso!

2 – Nutrientes importantes em uma única xícara de café

Você sabia que uma ingênua dose de café pode conter em média:
• 6% do valor diário recomendado (VDR) de Vitamina B5;
• 11% do VDR de Vitamina B2;
• 2% do VDR de Vitamina B3 e Vitamina B1;
• 3% do VDR de Potássio e Manganês;

Bora se alimentar!!

3 – Café faz seu intestino funcionar

Já reparou que logo depois de uma xícara de café, vem aquela vontade marota de ir ao banheiro? Muitos acreditavam que esse “chamado para o número 2” era um efeito da cafeína, mas essa teoria caiu por terra quando outras bebidas como refrigerante e energéticos não surtem o mesmo efeito.

Foi por isso que alguns cientistas decidiram entender o que acontece de fato. Segundo o site Biologia total, ficou comprovado que o café estimula a produção de hormônios (gastrina e a colecistocinina) que ajudam na digestão: especialmente nos órgãos do tubo digestivo. Também ficou comprovado que tanto café normal como o descafeinado aumentam o volume desses hormônios no sangue e estimulam os movimentos peristálticos.

“A gastrina faz com que o intestino grosso funcione a todo vapor, realizando a reabsorção de água e outros nutrientes, empurrando o bolo fecal para o seu destino final bem rapidinho. A colecistocinina está envolvida também na regulação da defecação, estimulando a produção de diversas enzimas”, trecho retirado no site Biologia Total.

Para entender melhor, assista o vídeo (em inglês) abaixo.

4 – Pode causar insônia

Muitas pessoas são bem sensíveis à cafeína. Basta um gole de café para o estado de alerta perdurar por bastante tempo, o que pode atrapalhar a rotina diária da pessoa. Se você se enquadra nesse perfil, nossa sugestão é que você preste atenção no horário em que vai tomar seu cappuccino, espresso ou café coado.

Parar de tomar café? JAMAIS 😉

OBS: Lembre-se que a cafeína tem uma vida útil de seis horas em seu organismo.
Degustar um café depois das 21h seria um erro. É insônia na certa!

5 – Dá vontade de fazer xixi (diurese)

Primeiro: 98% do café é água. Segundo, o poder estimulante da cafeína faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e o fluxo de sangue aumenta através dos rins. Isso faz com que a “filtragem” seja mais eficiente e a limpeza do corpo mais rápida. Os resíduos coletados nesse processo são descartados na urina.

Portanto, para dar aquela limpeza de forma natural no corpo, vá de café e fique perto de um banheiro. Nunca se sabe se o “número 2” estará por perto também, não é mesmo?!

LEIA TAMBÉM:

 

Felipe Santos

One thought on “05 efeitos curiosos do café em seu corpo

  1. Cidinha Couto says:

    Café pra mim tem cheiro de vida…cheiro de casa…de família. Café quebra a tensão porque apesar da cafeína ele tem uma coisa de aconchego envolvente. Aquele cheirinho que invade a casa pela manhã…hummmmm….é maravilhoso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *