Famosa pelos seus botecos e a vida boêmia, a cidade de Belo Horizonte se tornou um destino certo para amantes do café já faz alguns anos. Depois da Semana Internacional do Café (antigo Espaço Café Brasil) migrar de São Paulo para a capital mineira, legiões de profissionais do café e coffee lovers se reúnem na cidade para celebrar uma única paixão: o café.

Coincidentemente (ou não!), diversas cafeterias começaram a florescer na cidade com propostas e cafés bem diferentes. A famosa Academia do Café foi pioneira e inspirou outros empresários a apostar no mercado de cafés especiais. Resultado, só em 2016 novos endereços surgiram e surpreenderam quem foi ao evento esse ano.

Curioso para saber onde estão esses cantinhos cafeinados em BH?

OOP

Com a frase “slow down” ao fundo da cafeteria, o recado é dado logo de cara. Lá, o café fica mais gostoso se apreciado com calma, sem compromisso com o relógio. O endereço recém-aberto conta com opções quentes e geladas de café e também serve beliscos e sanduíches para aquela fominha passageira.

Espresso, Hario V60 e Aeropress são alguns dos métodos da casa de Tiago Damasceno e Adriene Cobra. Com um jeito despojado e moderno, merece uma visita.

 

Vídeo: Paula Dante / Trilha: Felipe Continentino | Cafeteria Oop

Serviço: Rua Fernandes Tourinho, 143, Savassi

Inteligenza

Habemus um Intelligenza, só que em Belo Horizonte! Segundo o proprietário Henrique Fiúza, o nome foi realmente inspirado na famosa cafeteria americana Intelligentsia. A diferença é que ela está mais pertinho de nós e conta com um leque de cafés brasileiros exclusivos.

Para valorizar a prata da casa, a maioria dos cafés servidos é do estado de Minas Gerais. Mas isso não é uma regra. Clever, Chemex, Prensa Francesa, Aeropress e Espressos são destaques no cardápio que serve bebidas frias, quentes e alcoólicas com café.

Se quiser esticar a tarde para um happy hour, porções de queijo canastra, salame entre outros são servidos para acompanhar cervejinhas.

intelligenza-bh-portal-uai
Imagem: Intelligenza BH Portal UAI

IMPORTANTE: Ao contrário da maioria de cafeterias, essa abre às 09h!
Se você está ali na Savassi, vale conhecer 😉

Serviço: Rua Paraíba, 966, Savassi.

Academia do Café

Provavelmente, a fama dessa cafeteria já chegou até você. O especialista Bruno Souza e sua equipe se dedicam aos cafés especiais de alta qualidade em diferentes métodos de preparo. Espresso, Sifão, Prensa Francesa, V60, Chemex são algumas das formas de servir o grão.

O endereço ganhou reconhecimento por pelos seus cursos e pelo preparo dos baristas.

Vale uma visita se você ainda não conhece.

academia-do-cafe_guia-de-cafeteria
Imagem: Academia do Café – guia de cafeteria

Serviço: Rua Grão Pará, 1.024

Confeitaria Mole Antonelliana

Presente na capital mineira desde 1976 é famosa e virou tradição pelo seu cardápio de guloseimas. Bourbon Vermelho, Cerrado e Sul de Minas são alguns dos cafés servidos para harmonizar com doces e tortas típicos da Itália.

Torta de Tiramissú, petit-fours e sobremsas inspiradas no norte da Itália são a estrela da casa. Ótimos para quem ama café, mas não abre mão de um bom docinho.

Se você é um formigão de plantão, esse é o lugar para visitar!

confeitaria-mole-antonelliana_veja-bh
Imagem: Confeitaria Mole Antonelliana – VEJA BH

Serviço: Avenida João Pinheiro, 156

Braga Pão de Queijo

Eleita como Cafeteria Revelação no Guia de Cafeterias do Brasil 2016, da Café Editora, essa cafeteria foca em duas paixões do mineiro: futebol e pão de queijo, além do café. Claro! Localizada na esplanada do estádio Mineirão e pertinho do Complexo Arquitetônico da Pampulha, ela está no ponto exato para servir turistas.

O destaque da casa são as mais diferentes versões do clássico pão de queijo. Com fabricação própria, a receita clássica é servida bem como as opções com linguiça, pernil e até com recheios doces (doce de leite ou chocolate).

O blend servido para acompanhar essas delícias foi elaborado pelo pessoal da Academia do Café e é preparado na Prensa Francesa. Para quem tem restrições, eles também servem descafeinado.

braga-pao-de-queijo_comer-dormir-viajar
Imagem: Braga Pão de Queijo – comer dormir viajar

Serviço: Avenida Antonio Abrahão Caram, 1001, Esplanada Sul, Loja 4

Imagem: Guia de Cafeterias

Sites das Cafeterias:

http://oopcoffee.com.br/
https://www.instagram.com/intelligenzabh/
https://academiadocafe.com.br/
http://www.moleantonelliana.com.br/
http://www.bragapaodequeijo.com.br/

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *