7 Passos para um café perfeito em casa

Café em casa

Como você prepara seu café em casa?

Quer descobrir alguns segredos que fazem a diferença na hora de fazer o café?

Veja aqui 7 passos para um café perfeito em casa!

1 O café

Você sabe qual café você está tomando?

O café é um fruto e o grão que conhecemos é a semente seca e torrada desse fruto. O café moído é a semente seca, torrada e moída.

Portanto, quando falamos em cafés de qualidade ou café especial, a primeira diferença para um café tradicional está justamente nos grãos que serão torrados. Eles podem ser perfeitos, quase sem defeitos e com um tamanho uniforme ou podem ter muitos defeitos como: grãos pretos, ardidos, danificados por fungos, materiais estranhos, mal formados, quebrados, enfim, a imagem abaixo mostra bem essa diferença.

Café especial e tradicional

Assim, o primeiro passo para ter um café perfeito em casa é escolher um bom café, de preferência 100% arábica e especiais, que possuem diversas notas de aromas e sabores naturais, como o vinho, por exemplo: notas de chocolate, caramelo, frutas e até flores.

2 A torra

Você já prestou atenção na cor do café?

Diferentes torras de café

Estamos acostumados com um café com uma cor bem escura que é vendido como “extraforte” e costuma ser difícil de consumir sem adicionar açúcar ou adoçante.

Mas você sabia que o mesmo café, em diferentes torras, terá um sabor diferente?

Isso acontece, pois, quanto mais tempo o café fica no torrador, mais açúcar natural do grão é consumido. Portanto, quanto mais escura a torra do café, menos doçura ele terá, ou seja, será mais amargo. Se você provar um café com a torra mais clara, geralmente os cafés especiais, verá que ele terá mais doçura e um sabor mais suave, podendo dispensar o uso de açúcar!

3 O método de preparo

Qual o seu método de preparo preferido?

Além do bom e velho filtrado no coador de papel (como Melitta e o Hario V60), você pode variar o preparo em casa com outros métodos como o expresso e cafeteira italiana, se quiser um café mais concentrado.

Ou métodos onde o café fica em infusão com a água e permitem a passagem dos óleos do café, como a prensa francesa e a Pressca.

Há ainda métodos que você vê pelas cafeterias especializadas com o Aeropress e o Sifão.

Cafeteira italiana capa blog
Cafeteira italiana

4 A moagem

Se você compra o café já moído, está acostumado a ter sempre a mesma moagem do café. Mas sabia que se variasse a moagem, o café ficaria com um sabor diferente?

Além disso, moer o café no hora libera um cheiro tão gostoso, que dá vontade de comer o café puro!

Novamente para cada método de preparo de café existem uma moagem adequada, mas a regra geral é: tempo de preparo maiores requerem moagens mais grossas e preparos mais rápidos moagens mais finas, mas como tudo no café, depende.

Café moído no filtro

Se quiser saber como escolher um moedor leia esse post.

5 A água

Não menos importante que o café é a água que você utiliza no preparo dele.

Você sabia que:

A água é responsável pela extração de cerca de 80% dos compostos aromatizantes solúveis presentes no café e que são responsáveis pelo aroma, sabor, corpo e cor da bebida?

Para preparar um bom café, a água deve ser:

  • própria para o consumo
  • ter gosto de fresca
  • sem odor
  • sem impurezas visíveis

Quanto à temperatura, o ideal é usar a água entre 92ºC e 96ºC, intervalo que libera os componentes aromáticos mais rapidamente e permite uma extração de outros solúveis.

Dica

Não use a água fervendo, pois irá queimar o café. Caso não tenha um termômetro, desligue o fogo assim que a água começar a ferver e aguarde 1 minuto antes de usá-la. Enquanto aguarda, você pode escaldar o filtro ou o recipiente onde ficará o café.

6 Quantidade de água e café

Isso depende muito do gosto pessoal de cada um.

Tem gente que prefere um café mais “forte”, ou seja, mais concentrado. Nesse caso deve usar uma quantidade maior de café em relação à água.

Já quem prefere um café mais suave, deve usar menos.

Mas existe uma proporção que deixa a bebida com um balanço ideal.

Imagem mostrando um dos passos de como se fazer o café perfeito em casa.

7 Como guardar

Essa é uma dúvida muito recorrente, como guardar o café depois de abrir o pacote?

O ideal é deixar o café em um recipiente fechado, não transparente, pode ser na própria embalagem, desde que bem fechada.

Posso guardar o café na geladeira?

Não!

A recomendação é clara: evite manter seu café em temperaturas extremas (calor ou frio). Segundo a Mestre de Torras do Coffee Planet, Cleia Junqueira, é sempre bom evitar geladeira e freezer.

“O café pode absorver a umidade e odores da geladeira. No freezer, ele pode manter pequenos resíduos de gelo depois de congelado. Isso faz com os grãos percam aroma e sabor”, explica.

armazenando o café

Umidade, luz, calor e ar são os grandes inimigos do seu café.

Por isso, é importante ter um cuidado extremo depois de abrir a embalagem. Os grãos ficam muito sensíveis depois da torra e cuidar onde ele é guardado é importante para manter suas características sensoriais boas do começo ao fim do pacote.

Mantenha sempre em locais secos, em embalagens escuras (que o protege da luz) e potes hermeticamente fechados para evitar o contato do ar.

Sugestões ou dúvidas? Escreva seu comentário!

E se precisar de café bom todo mês, faça nossa assinatura!

Assinaturas

Assinaturas

A partir de: R$ 29,80 / mês

2 thoughts on “7 Passos para um café perfeito em casa

  1. MARIA APARECIDA says:

    Eu preciso tomar o café descafeinado infelizmente. Problema que começou a dar azia. Meu filho ama café. Até compramos a máquina, mas agora terei que dar embora.
    Também preciso porque encontro no mercado somente caputino descafeinado mas o leite não é o Zero lactose. Aí tenho que fazer em casa e não fica gostoso como os comprados.
    Ou se compro o caputino com zero lactose o leite é normal. Os dois me dá azia.
    Precisa ser descafeinado e zero lactose.
    Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.