Arroz Doce de Café

Arroz Doce de Café Quentão, pipoca e forró. Os protagonistas das festas juninas e julinas sempre vêm acompanhados de muitas bandeirinhas, fogueira e outras guloseimas típicas da roça. E já que a roça é um de nossos lugares favoritos, pois de lá vêm os cafés, decidimos fazer uma adaptação de um clássico: arroz doce. Se a sobremesa já era boa, imagine com uma dose de café?!

O casal Manoela Lébron e Igor Martins, chefs do Cozinha Marinada, aceitaram o desafio e fizeram o melhor arroz doce que já provamos! “Nunca pensamos em adicionar café e o que mais surpreendeu é que ficou uma delícia. Agora, podemos oferecer versões diferentes para nossos clientes”, conta Manoela.

“Como nossa meta é descomplicar a cozinha e resgatar laços afetivos das pessoas por meio da comida, adoramos pensar nessa adaptação”, explica Igor. Para quem ficou curioso e quer inovar nas festas Julinas, a receita é simples.

Receita de Arroz Doce de Café
Ingredientes:

300g de arroz arbóreo
200ml de vinho branco
100ml de café (pode ser coado ou espresso)
200g de açúcar
600ml de leite integral
Cardamomo, cravo e canela em pau a gosto.

Modo de Preparo:
Ferva o leite com as especiarias. Depois de coar, reserve em um recipiente.

Faça o arroz na panela com um fio de azeite. Depois de dar uma fritadinha, adicione o vinho branco e deixe secar. Depois de enxutinho, reserve.

Faça um caramelo com o açúcar. Quando chegar no ponto, adicione o café e metade do leite. Na sequencia, coloque o arroz refogado no vinho. Mexa com cuidado e adicione o leite aos poucos.

Para finalizar, polvilhe canela em pó a gosto e pronto! Sua sobremesa junina está melhor ainda com esse toque cafeinado.

2 ideias sobre “Arroz Doce de Café

  1. Izete Lima diz:

    É difícil encontrar receitas salgadas com café, pois só publicam receitas doces que são muito saborosas como esta de arroz doce. Que tal nos presentear com receitas salgadas?

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Izete! Tudo bem?
      Muito obrigada pela sugestão 😉
      Pode deixar que vamos preparar algo…um abraço, Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *