Qual a sua lembrança de infância às vésperas do Natal? Fernanda Ribeiro, criadora da Bolachas Decoradas, responde sem ter que escarafunchar a memória: “fazer biscoitos natalinos”, diz.

De família suíça, a chef pâtissier relembra que havia um pré-preparo durante todo o ano para quando chegasse essa época. A mãe guardava as latas de achocolatados sem os rótulos e entre novembro e dezembro, elas recebiam uma decoração antes de serem forradas com biscoitos preparados em grandes quantidades. “Presentear alguém com essa lata ou ganhar uma geleia caseira [outro costume familiar] era sinônimo de carinho”, comenta.

Fudge 02.08 (33)-2.jpgCom açúcar e com afeto – Fernanda se tornou a guardiã dessa tradição e não há quem não esperasse pelos biscoitos na escola, na universidade, no prédio onde morava, na faculdade onde lecionava, até que ela se deu conta que ali havia uma nova profissão. “Parecia tão óbvio, mas precisei andar por outros caminhos”, diz a chef e ex-professora de educação artística.

Há 14 anos, ela está à frente da loja situada em uma casa singela na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, onde são fabricadas infinidades de biscoitos, cookies, bolos e tortas, de forma artesanal.

Ao contrário dos biscoitos de sua família (com gengibre e especiarias) ela propõe, aqui, uma receita com limão-siciliano (boa companhia para o café com notas de caramelo e chocolate, da fazenda Boa Vista, no cerrado mineiro) para dar mais frescor ao Natal em pleno verão, com uma recomendação: “faça um laço bonito na embalagem. Nessa entrega tem muito do seu coração”, diz.


biscoito de limãoReceita Biscoitos de Natal

(15 unidades)

 

Massa
Ingredientes

125 g de farinha de trigo

75g de manteiga

50 g de açúcar refinado

1 gema

Raspas de 1 limão-siciliano

1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano

4 colheres (sopa) de semente de papoula (opcional)

Preparo – Coloque em uma vasilha os ingredientes secos (açúcar e farinha) e a manteiga, e os incorpore bem com um garfo. Adicione a gema, o suco e as raspas de limão. Mexa até a massa ficar lisa, acrescente as papoulas e embrulhe em filme plástico. Deixe descansar por uma hora na geladeira. Abra a massa em superfície enfarinhada e corte com cortadores de motivos natalinos. Leve os biscoitos para assar em forma untada com óleo, em forno preaquecido (180 C ) e asse por 10 minutos, em média, até as bolachas ficarem levemente coradas. Cuidado para não queimar, pois a massa é muito delicada.

*Ideal que a massa seja aberta com meio centímetro de espessura e os cortadores tenham de sete a dez centímetros.

Glacê real

Ingredientes

750g de açúcar de confeiteiro

3 claras

Suco de 2 limões-sicilianos

Corante alimentício

Preparo  – Bata todos os ingredientes (menos o corante) em uma batedeira por 5 minutos. Divida o glacê em potinhos, adicione gotas de corantes diferentes em cada um deles e use um saco de confeiteiro para decorar os biscoitos. Limpe o saco toda vez que for mudar a cor do corante. Coloque os biscoitos em uma lata e presenteie a família ou os amigos. Eles duram por 15 dias quando guardados em local seco.

Imagem: Mauro Holanda / arquivo pessoal.

Por Janice Kiss

Grão Gourmet

2 thoughts on “Biscoitos de limão para um Natal tropical

  1. Lisete Ines Hickmann says:

    Olá!!! Gostaria de confirmar a quantidade da farinha das bolachas, achei pouca farinha, em relação a quantidade de açúcar para o glacê.
    Obrigada

    • Admin says:

      Oi, Lisete

      Tudo bem? Obrigada pelo seu contato.
      As quantidades estão corretas, sim. Você terá um bom tanto de glacê para poder decorar com fartura os biscoitos e com cores diferentes.
      Vale lembrar que a mistura de açúcar, clara e limão vai resultar em um glacê de consistência firme, próprio para ser utilizado em sacos de confeiteiro.
      Não deixe de escrever se tiver mais alguma dúvida, ok?
      Sucesso com os biscoitos. 🙂

      Bjs, Janice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *