Borra de Café, e suas utilidades

Quem mora em casa com bom quintal ou sítio, normalmente, está mais acostumado a reaproveitar resíduos orgânicos na horta ou no jardim. A borra de café, por exemplo, é utilizada muitas vezes como adubo porque ela tem propriedades de tornar o solo mais fértil e rico em nutrientes.

Mas a serventia da borra de café não para por aí. Segundo o site americano Tasting Table, esse resíduo tem outras utilidades:

1) Por ser abrasivo, o produto pode ser usado para limpar grades gordurosas, panelas e frigideiras. Basta colocá-lo em um pano e passar sobre o material que você queira limpar

2) Para tirar o cheiro de alho e cebola, esfregue um pouco do produto nas mãos

3) Para tirar o cheiro de alimentos fortes na geladeira, coloque um pouco do produto dentro de uma vasilha e deixe agir até o cheiro desaparecer

4) Espalhe um pouco de borra sobre arranhados em mesas ou cadeiras de madeira. Deixe agir por 10 minutos, remova e essas marcas estarão menos visíveis nos móveis

borra de café Efeito repelente com o pó de café
A fotógrafa Kleide Teixeira costuma usar uma receita que leva pó de café para afastar as moscas que, invariavelmente, aparecem quando ela faz peixes e frutos do mar. Ela mora no litoral da Paraíba e esses alimentos são frequentes na mesa da sua casa. “O bacana é que o repelente é natural e afasta bem os insetos”, comenta.

Para usar é simples! Basta usar todos os ingredientes secos: a casca de um limão forrada com pó de café, alecrim e cravo. Segundo Kleide, é necessário acender vários palitos de fósforo até o pó fazer brasa. “O esforço compensa pelo cheiro agradável e pela fuga das moscas”, diz.

Confira mais em nosso BLOG: Curiosidades

Imagens: Portal Energia Business e Somos Verdes

4 ideias sobre “Borra, pó de café e suas mil e uma utilidades

  1. Eliane Vituzzo diz:

    Posso acrescentar mais uma utilidade…. Para os povos árabes, turcos, existe a cultura da Leitura da Borra do Café ou a CAFEOMANCIA… uma forma de orientar os caminhos através dos desenhos que se formam no fundo da xícara após beber o cafe não coado arabe. É uma pratica muito antiga e cultural. Muito precisa em suas informações. Caso um dia queiram conhecer, me coloco a disposição. É meu trabalho ha mais de 20 anos.

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Eliane, tudo bem?
      Nossa, que bacana! Vou querer saber mais sobre isso…;) Um abraço, Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *