Principalmente as palavras positivas 😉
Um estudo feito na Alemanha comprova que duas xícaras de café nos ajudam a processar as palavras mais rápido e de forma mais acurada.
O café não apenas dá aquela energia, como também pode fazer você pensar mais rápido.
Como assim?
Um estudo publicado em 2012 pelos pesquisadores Lars Kuchinke e Vanessa Lux do departamento de Psicologia da Universidade de Ruhr em Bochum, na Alemanha, concluiu que 200 mg de cafeína, o equivalente a cerca de duas xícaras de café, ajudam nosso cérebro a processar as palavras de forma mais rápida e precisa.
No experimento, jovens adultos saudáveis consumiram 200 mg de cafeína na forma de um comprimido e foram submetidos a uma tarefa de reconhecimento de palavras e a cafeína melhorou a velocidade e compreensão dessas palavras.

Na tarefa era preciso olha uma série de palavras, apresentadas uma por vez durante 150 milissegundos cada, e decidir o mais rápido possível se era uma palavra real ou inventada. Um outro grupo que tomou um comprimido sem cafeína também realizou o teste.
O grupo que consumiu cafeína decidiu mais rápido e teve maiores acertos, principalmente para palavras associadas a uma emoção positiva.
Café e felicidade
Kuchinke e Lux, sabendo que a cafeína estimula a liberação do neurotransmissor dopamina – conhecida por estar associada ao sentimento de felicidade – decidiram testar se os participantes aumentariam a velocidade e precisão para palavras positivas.
E foi justamente o que aconteceu, a cafeína melhorou ainda mais o desempenho para palavras positivas. O mesmo não foi observado para palavras neutras ou negativas. Ou seja, a liberação da dopamina pode ser parte da explicação.
Os cientistas ainda têm muitas dúvidas sobre esse efeito e são necessários mais estudos para entender como ele está envolvido com o sistema da dopamina, frequentemente associado a centros de recompensa no cérebro.
O que podemos tirar desse estudo?
Na prática, já sabemos que uma boa xícara de café nos ajuda MUITO quando estamos cansados e lentos.
Agora, o efeito de felicidade é óbvio e imediato, no meu caso pelo menos…rs
Basta uma xícara de café para abrir um sorriso 😉
E você? O que acha de tudo isso?
Deixe seu comentário!
Abraços cafeinados,
Renata – fundadora do Grão Gourmet
Não deixe de conhecer nosso clube de assinaturas!