Café ajuda a emagrecer

Os benefícios do café à saúde são inúmeros e todos comprovados pela ciência, mas será que o café ajuda no processo de emagrecimento?! Segundo a pesquisadora Luciane Arias Saldanha, em sua tese de doutorado publicada em novembro de 2012, a cafeína encontrada no café e na erva-mate pode sim auxiliar no processo de lipólise durante a atividade física.

Em sua pesquisa, Saldanha submeteu ratos Wistar a dois tipos de exercícios em esteira rolante, agudo (alta intensidade até a exaustão) e contínuo (duração de 60 minutos). Os grupos amostrais foram separados da seguinte forma:

  • GC – grupo de controle
  • GCE – grupo de controle submetido a exercício.
  • GCFNE – grupo submetido a cafeína e exercício.
  • GCAFE – grupo submetido a café e exercício.
  • GCME – grupo submetido a chá-mate e exercício.

Os resultados obtidos, após submeter os grupos ao exercício agudo, mostram que a massa corporal pós-exercício, quando comparada à pré-exercício, diminuiu nos grupos GCE (188%), GCFNE (273%), GCAFE (319%) e GCME (204%), quando comparados ao grupo GC. Não houve diferença para a variação de glicemia entre os grupos. Também foi observado que o grupo GCAFE apresentou aumento de 92% da lipólise quando comparado ao grupo GC.

Após submeter os grupos ao exercício continuo, os resultados mostram que a massa corporal pós-exercício, quando comparada à pré-exercício, diminuiu nos grupos GCE e GCFNE (263%), GCAFE (230%) e GCME (183%), quando comparados ao grupo GC. Para este tipo de exercício foi observado o aumento da glicemia no grupo submetido à cafeína (GCFNE) e chá-mate (GCME). A cafeína e o café promoveram aumento da lipólise. Saldanha LA. Efeitos da ingestão de cafeína, Café (Coffea arábica) e Chá-mate (Ilex paraguariensis) sobre a atividade lipolítica do tecido adiposo e parâmetros metabólicos em ratos submetidos ao exercício físico [tese de doutorado em ciências]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública USP; 2012.

café emagreceCafé antes dos exercícios

Segundo o especialista em nutrição e idealizador do programa online de emagrecimento Emagrecer de Vez, Rodrigo Polesso, o café ajuda tanto que seu consumo é recomendável, por exemplo, antes de praticar exercícios. “A cafeína estimula o sistema nervoso central proporcionando uma maior resposta de endorfinas, tornando o exercício mais prazeroso e aumentando a nossa resistência a ele”, explica.

Mas nem só de cafeína se faz um café. “O café é cheio de antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres e contém compostos como CGA (ácido clorogênico), que é associado com proteção a diabetes tipo 2”, afirma.

Além de ajudar a manter a forma, o consumo do grão está associado à menor incidência de vários tipos de câncer, como o de próstata, explica o Journal of the National Cancer Institute nesse artigo. Dias atrás, inclusive, a bebida saiu da lista de bebidas consideradas cancerígenas ingredientes da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Conheça o Bulletproof Coffee, turbine seu corpo e seu cérebro.

Saiba mais

 

Uma ideia sobre “Café ajuda a emagrecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *