O café ajuda o cabelo a crescer: mito ou verdade?

cafe faz cabelo crescer

O café ajuda o cabelo a crescer? Mito ou verdade? Tudo indica que sim e de acordo com um estudo realizado na Universidade Lübeck, na Alemanha, o crescimento dos fios pode aumentar em até 25% quando o café é aplicado diretamente no couro cabeludo.

Contudo, a cafeína utilizada no estudo foi a Cafeína Anidra, uma versão sintética da substância, completamente pura e sem água em sua composição, diferente do café que compramos no mercado.

Mas por que isso acontece?

O café é um estimulante natural e, por conta disso, não é de se estranhar que ele também intensifique o crescimento na região capilar. Quando ele é colocado no nosso cabelo, há um aumento da circulação do sangue e, consequentemente, o cabelo cresce mais rápido.

Além disso, um estudo publicado no Jornal Internacional de Dermatologia, na Inglaterra, demonstrou que a cafeína bloqueia o DHT, hormônio responsável pela calvície e que age dentro dos folículos capilares, levando à morte as células que produzem os fios.

Os folículos que foram tratados com a cafeína tiveram uma melhora de 46% em seu crescimento quando comparados com o grupo controle, e o seu ciclo de vida estendeu-se em 37%.

café ajuda cabelo crescer

O resultado também é atribuído ao fato do café conter muitos antioxidantes, estes que por sua vez têm um papel importante quando o assunto é a prevenção da perda de cabelo e seu crescimento, além de trazerem grandes benefícios para o corpo de uma maneira geral. Os antioxidantes combatem os radicais livres, moléculas altamente instáveis que, quando em excesso, oxidam células saudáveis, como o DNA, lipídios e proteínas, causando doenças crônicas como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e a aterosclerose, e o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Parkinson, o Alzheimer e alguns tipos de câncer.

Os folículos que foram tratados com a cafeína tiveram uma melhora de 46% em seu crescimento quando comparados com o grupo controle, e o seu ciclo de vida estendeu-se em 37%.

De acordo com o jornal Food Research International, nos cabelos, os antioxidantes aumentam a quantidade de nutrientes nas células capilares e, como resultado, o metabolismo dessas células acelera e o crescimento do cabelo é melhorado em pouco tempo. Vale ressaltar que quanto mais escura for a torra, mais antioxidantes o café terá.

Torra de café mais escura ajuda a crescer o cabelo
Torra de café mais escura ajuda a crescer o cabelo

Consigo fazer em casa?

A tentativa é válida, mas não é comprovado que misturar o café que consumimos com o shampoo surte algum efeito. Para obter os resultados do estudo, o ideal é realizar um tratamento com profissionais especializados, que podem receitar uma fórmula específica para cada caso. Assim, o resultado será alcançado e os fios rapidamente terão o comprimento desejado.

Já os shampoos de café especializados que também podem ser encontrados em lojas de cosméticos, que têm como ingrediente principal a cafeína ou o café, promovem, na teoria, uma aceleração no crescimento e combatem a queda dos fios mas, na prática, não há nenhum estudo que comprove sua eficácia. Apesar disso, pesquisadores alemães conseguiram mostrar que, depois de 2 minutos ensaboando os cabelos, a cafeína no shampoo foi capaz de penetrar o couro cabeludo através dos folículos do cabelo e da camada externa da pele.

Pesquisadores alemães conseguiram mostrar que, depois de 2 minutos ensaboando os cabelos, a cafeína no shampoo foi capaz de penetrar o couro cabeludo através dos folículos do cabelo e da camada externa da pele.

Outras razões podem ajudar ou prejudicar a velocidade do crescimento capilar. Fatores como o estresse e a má alimentação e hábitos como fumar e beber podem impedir o avanço dos fios que, em média, crescem 1 cm por mês. Portanto, o cuidado com os cabelos é importante, mas a saúde também não pode ser esquecida :).

Venha conhecer nosso clube de assinaturas!

Veja nossa seleção de cosméticos com café!

Promoção!
Promoção!
R$ 146,80 R$ 119,90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.