Café contra o Alzheimer

O consumo de 4 a 5 xícaras de café por dia pode retardar ou até mesmo evitar o desenvolvimento do Alzheimer (doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais). Segundo dois artigos científicos da Journal of Alzheimer’s Disease, a cafeína é a responsável pela redução de níveis irregulares de beta- amiloides (conglomerado de proteínas que danificam os nervos do cérebro).

O Centro de Pesquisa sobre a Doença de Alzheimer da Universidade do Sul da Flórida (Estados Unidos) foi responsável por conduzir os testes em camundongos e, depois, com seres humanos. O café coado foi utilizado em todos os experimentos e notaram-se resultados muito positivos no combate à perda de memória.

“O café com cafeína proporciona um aumento natural dos níveis de GCSF no sangue. Não sabemos ainda como isso acontece, mas há uma interação sinérgica entre a cafeína e essa substância desconhecida da bebida”, diz Chuanhai Cao, coordenador do estudo. Leia os artigos na íntegra, em inglês, aqui e aqui.

O grupo de pesquisadores decidiu estudar o potencial da cafeína logo depois da divulgação de um estudo científico realizado em Portugal. No documento, algumas hipóteses foram levantadas ao se constatar que idosos com a doença consumiram pouco café quando mais jovens. A partir daí, doses controladas de cafeína foram administradas e registradas em idosos sem sinais de demência. O resultado: a alteração positiva e rápida dos níveis de beta-amiloide.

O “tratamento cafeinado” tem mais efeito quando a bebida é consumida entre as idades de 30 – 50 anos, mas quanto mais cedo se toma café… existem mais garantias de se proteger contra doenças neuro-degenerativas.

LEIA MAIS:

2 ideias sobre “Café contra o Alzheimer

  1. Antonia Nobre Torres diz:

    Comprei uma Prensa com a Grão Gourmet, a tipo: Hario Olive Wood 300. E só depois que pedi, pode fazer algumas observações: O cabo é de vidro e não emborrachado, para evitar escorregar, ela parece não ter, pelo menos na foto não vejo, aquele suporte envolvendo a jarra, para evitar choques de temperatura. Meio arrependida, pois ela foi bem cara. R$ 425,00.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá Antônia, em primeiro lugar obrigado pela sua compra.

      Sobre o preço, trata-se de um equipamento importado, depois de todos os encargos e a conversão da moeda o valor em moeda local acaba ficando um pouco salgado mesmo, nós sabemos. Se você conhecer alguma marca nacional, com melhor custo-benefício, por gentileza nos indique para que possamos colocar em nossa loja mais essa opção.

      Sobre o equipamento, veja que a foto e a descrição no site não indicam cabo emborrachado ou suporte envolvendo a jarra, de qualquer forma vamos melhorar a descrição do produto para que isso fique mais claro.

      Para nós sua satisfação é o mais importante, se estiver se sentindo arrependida por favor fale conosco para que possamos cuidar da devolução e do seu reembolso.

      Saudações cafeinadas. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *