Você já pensou em café e moda?

Pois o ano passado fui surpreendida por um contato de uma acadêmica de design de moda da Universidade Fortaleza que perguntava se podíamos ajudar em um projeto de criação de produtos sustentáveis voltados para adultos com deficiência, enviando algum material ligado a café.

Não tinha muita coisa para mandar, mas juntei algumas sacas de café verde, filtros e embalagens de café e um mini coador de pano.

A Fernanda recebeu o material, virou uma cliente fiel e no início de dezembro enviou um e-mail lindo com o resultado de todo o seu trabalho!

Fiquei tão feliz que resolvi divulgar esse trabalho lindo e inclusivo, que coloca junto o café com a moda 😉

café

Pedi para a Fernanda, que gentilmente explicou seu trabalho:

“O que tenho não é só meu. Meu talento vem de Deus e só terá validade se puder servir à coletividade. Essa certeza já levava comigo ao ingressar no curso de design de moda da Universidade Fortaleza – Unifor em 2014 e, desde o início, logo me identifiquei com a moda inclusiva. Um designer de moda não faz roupas, ele lida com desejos, com sonhos. Incluir pessoas com deficiência nessa realidade, com beleza e conforto, permitindo autonomia no vestir e desvestir é minha missão. A ideia de associar esse segmento com café se deu a partir da execução da coleção Bricolagem, para uma das disciplinas do curso. Uma coleção que fala de possibilidades; recriar; mostrar ao mundo que há prazeres para além dos limites físicos de qualquer estrutura, mesmo que esta seja o seu próprio corpo. Liberdade, fluidez, superação. Há um convite à interação com a natureza. Foram 8 produtos – funcional, sustentável, público-alvo, inovação, acessório, tag/etiqueta & embalagem, home decor e essência – que traduzem harmonia e coerência com o cuidar do outro e do planeta”.

A modelo na cadeira de rodas é uma amiga da Fernanda, Ana Raquel Vieira Freire, estudante de ciências contábeis na Unifor, paratleta de natação e bailarina. Ela desfilou o look bailarina, feito em juta (das sacas de café!), algodão ecofriendly e chiffon.

São histórias assim que nos inspiram a cada dia.

Obrigada por compartilhar Fernanda!

Por Renata Kurusu Gancev

Grão Gourmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *