Café emagrece?

cafe emagrece

Café Emagrece?

Os benefícios à saúde são inúmeros e todos comprovados pela ciência, mas será que o café ajuda no processo de emagrecimento?! Segundo o especialista em nutrição e idealizador do programa online de emagrecimento Emagrecer de Vez, Rodrigo Polesso, o café ajuda a emagrecer, mas não faz milagres!

Ele deve ser associado a uma dieta regular combinada com exercícios. A bebida pode ajudar a eliminar gordura do corpo, “porém, isso não quer dizer que o café seja um ‘super alimento’ para queimar gordura”, conta. Segundo ele, a cafeína aumenta a adrenalina no corpo, o que por sua vez aumenta a Lipólise (liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a ‘queima de gordura’).

“O aumento no senso de energia que temos quando bebemos café se dá parcialmente por causa do aumento de disponibilidade de energia na forma de ácidos graxos que foram liberados”, explica Polesso.

café emagrece

Café antes dos exercícios

O café ajuda tanto que seu consumo é recomendável, por exemplo, antes de praticar exercícios. “A cafeína estimula o sistema nervoso central proporcionando uma maior resposta de endorfinas, tornando o exercício mais prazeroso e aumentando a nossa resistência a ele”, explica.

Mas nem só de cafeína se faz um café. “O café é cheio de antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres e contém compostos como CGA (ácido clorogênico), que é associado com proteção a diabetes tipo 2”, afirma.

Além de ajudar a manter a forma, o consumo do grão está associado à menor incidência de vários tipos de câncer, como o de próstata como explica o Journal of the National Cancer Institute nesse artigo. Dias atrás, inclusive, a bebida saiu da lista de bebidas consideradas cancerígenas ingredientes da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para saber mais, confira alguns estudos indicados pelo especialista Rodrigo Polesso:

(1) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19077738
(2) http://press.endocrine.org/doi/full/10.1210/jcem.85.6.6655
(4) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15694706
(5) http://jnci.oxfordjournals.org/content/103/11/876
(6) http://iospress.metapress.com/content/d885346618q57103/?genre=article&issn=1387-2877&volume=16&issue=1&spage=85
(7) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15694706
(8) http://jnci.oxfordjournals.org/content/103/11/876
(9) http://iospress.metapress.com/content/d885346618q57103/?genre=article&issn=1387-2877&volume=16&issue=1&spage=85

** Rodrigo Polesso é certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia.

Conhece o Bulletproof Coffee? a receita que turbina corpo e mente

Saiba mais

9 ideias sobre “Café emagrece?

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Sem açúcar é mais saudável né Leonardo Concon?! E nosso café já é docinho 😉 Um abraço, Renata

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Paulo, obrigada pelo comentário. Sim, um café de alta qualidade é bem melhor para o corpo, pois a matéria-prima é melhor e isso faz toda a diferença. Um abraço, Renata

  1. Robert diz:

    Não gosto. Café infelizmente me faz mal. Cada corpo é de um jeito. Café me dá dor de cabeça e me deixa mais ansioso.

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Robert, tudo bem? Você já provou um café especial, de alta qualidade? Ele costuma causar menos mal para quem tem problemas com café. Faça uma experiência e depois me diga 😉 Um abraço, Renata

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Vanusa, realmente! O mais difícil é ter a disciplina e mudar o hábito…um abraço, Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *