Café e gelo

O mix já tem muitos fãs aqui no Brasil, mas as duas palavras ainda causam estranheza quando estão na mesma receita. Apesar das altas temperaturas brasileiras, a refrescante versão ainda enfrenta certa resistência. Para o barista e responsável pela True Coffee, Ton Rodrigues, “vivemos em um país em que a tradição com o café é um tanto antiga.

Por isso temos uma referência muito forte de que café deve ser quente, preto e amargo – o que não é verdade”, diz. A prova de que este hábito está mudando é o número de cafeterias com a delícia no cardápio, a nova gama de produtos disponíveis no mercado e, claro, o interesse dos consumidores em provar a bebida.

Para os aventureiros de primeira viagem, há alguns tipos diferentes dos chamados cafés gelados. Ton diz que “há o iced coffee, que é feito com o líquido em altas temperaturas e que depois é resfriado com gelo; O cold brew, onde o café passa apenas por água fria em um processo bem lento. E também o cold nitro, que é o cold brew gaseificado” – resultado do processo chamado “carbonatação”, que adiciona as “bolinhas” à bebida.

Por aqui pode ser novidade para muitas pessoas, mas a cultura do café gelado pelo mundo é bem forte. Países como Estados Unidos, Austrália, Áustria, Japão e Vietnam são praticamente loucos por ele. Tanto que basta apenas um passeio por cafeterias ou mercados para revelar uma infinidade de marcas que apostam no café gelado.

Que tal um café gelado nesse calor?

Para se ter uma ideia, de 2014 para 2015, os Estados Unidos registraram um crescimento de 115% no total de vendas relacionadas a esta versão da bebida, segundo pesquisa da Mintel. Isso representa mais de 20% dos consumidores frequentes de café escolhendo a versão com mais refrescante.

E para matar sua vontade e dar um empurrãozinho neste consumo por aqui, convidamos o barista Ton para ensinar uma receita prática para você preparar na sua casa. Anote as dicas e mãos à obra!

Mas, se não quiser preparar em casa, nossa dica é nos visitar no FoodTruck Park Piknik e provar a versão Grão Gourmet (café gelado da foto desse post) feita pela nossa barista Erica.

Modo de preparo por Ton Rodrigues:

Coloque 15g de café com moagem grossa (tipo ovomaltine) em sua French Press (500ml) e complete com água gelada, deixando apenas o espaço para a tampa;

Deixe por 12 horas na geladeira e, depois disso, baixe a tampa do utensílio com cuidado para que não passe nenhum resíduo. Pronto! “Adicione gelo no copo e divirta-se”.

Por Lucas Tavares

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *