Quanto mais fresco da torra melhor é o café, certo?
Sim, mas também não.
Extrair um café que acabou de ser torrado pode resultar em uma bebida que não trará todo o potencial daquele café, devido ao processo de desgaseificação.
O que é a desgaseificação do café?
A desgaseificação do café é a liberação de gases formados durante o processo de torra, principalmente o dióxido de carbono.
Muitos dos gases são liberados nos primeiros dias após a torra do café.
Esses gases que escapam resultam em pequenas bolhas de ar, visíveis quando você coloca a água quente sobre o café. E essas bolhas de ar tiram o contato do café com a água, levando a uma extração irregular dos compostos aromáticos do café.
O resultado é um café que não estará com todo o seu potencial de sabor.
Por isso, é uma boa ideia aguardar alguns dias após a torra para abrir e preparar o seu cafezinho.
Por que é formado dióxido de carbono na torra?
Durante a torra, os grãos de café passam por diversas reações químicas.
Carboidratos complexos são quebrados em moléculas menores, os grãos começam a ficar da cor marrom e muito vapor de água e dióxido de carbono são liberados.
Quando você ouve o primeiro “crack” na torra, nada mais é que o acúmulo de gases fazendo pressão suficiente para quebrar a parede celular dos grãos. Mas a liberação dos gases continua durante o processo.
Segundo o especialista em café Ensei Neto, do blog The Coffee Traveler, a reação química mais importante acontece no final da torra quando a conversão do açúcar acontece e a energia é liberada, surgindo os gases.
Quanto tempo devemos esperar a desgaseificação?
A presença de dióxido de carbono no café não é ruim, pois é um indicador de frescor e também está envolvido na formação da crema de um café expresso, por exemplo. Quando um café está totalmente desgaseificado, o sabor fica menos vibrante.
Se não queremos que o café esteja totalmente desgaseificado para consumi-lo, qual então o tempo ideal para aguardar após a torra?
A resposta é, depende!
Geralmente entre 3 dias até 2 a 3 semanas da torra é considerado um bom tempo de espera. No entanto, cada café é diferente e o período de desgaseificação varia de acordo com o processo que o café passou também.
Cafés naturais (secos com a casca) precisam de um pouco mais de tempo de desgaseificação que um café lavado. Assim como um café com a torra mais clara, pois há mais do grão intacto, comparado com um café que ficou mais tempo na torra.
Dicas para o seu dia a dia
- É importante saber a data de torra do seu café
- Embalagens com válvulas desgaseificadora permitem que o dióxido saia aos poucos, sem oxidar o café
- Cada café é diferente
- Se você extraiu o café com alguns dias da torra, mas não sentiu todo o seu potencial, deixe mais alguns dias “descansando”
- Se for fazer filtrado, pode esperar menos dias, pois o tempo de contato com a água é maior
- Se for fazer expresso, convém aguardar um pouco mais
Seja feliz com seu café!
Fonte:
Quer receber café fresquinho da torra?