Café Natural e seu processo de secagem
Vocês devem ter notado que muitas vezes colocamos “processo natural” na etiqueta dos cafés que enviamos mensalmente. Essa e outras informações, como – nome do produtor / fazenda / variedade da planta –, são importantes para que o consumidor saiba o que está colocando em sua xícara. O dado café natural é sempre citado em vocabulários técnicos e está presente em mesas de degustações e aqui em nosso site. Você sabe, porém, o que isso realmente significa?!
O café natural compreende no sistema mais antigo de processamento dos grãos pós colheita. Lembre-se que o café é uma fruta! Quando amadurece, ficando bem docinha, ela é colhida e o produtor pode escolher diversos métodos de manejo e beneficiamento (lavado, descascado, etc). O natural, porém, compreende em colher o café quando maduro e levar diretamente para secar no terreiro.
Nesse formato, a casca não é retirada e a mucilagem (aquela parte docinha da fruta) vai secar no grão. Segundo o livro Glossário de Termos Utilizados na Cafeicultura, da pesquisadora Sára Maria Chalfoun, o café natural (ou natural coffee) é processado por via seca. Ou seja, o grão é seco com polpa e mucilagem, “permitindo-se assim a transferência do sabor adocicado ao grão. Tipicamente tal café tem corpo e aroma pronunciados, acidez moderada a baixa e sabor naturalmente doce […] Também é chamado de café de terreiro”.
CHALFOUN, Sára Maria. Glossário de Termos Utilizados na Cafeicultura. Lavras:EPAMIG-CTSM,2008. 57 P.
Não conhece algum termo técnico?! Pergunte para nós e teremos prazer em esclarecer suas dúvidas. Afinal, café especial é com a gente!
Imagens: Aprenda Fácil Editora e Fazenda Ambiental Fortaleza
Bom dia estou montando uma torrefação como eu consigo distinguir os bons grãos?Sobre os sabores e aromas isso depende do grão ou da torrefação?
Obrigado
Oi Agostinho, tudo bem? Um bom café é determinado muito pela qualidade do fruto, pelo cuidado antes e após a colheita dos grãos. Os grãos da espécie arábica possuem mais açúcar naturalmente e, por isso, sua bebida é mais apreciada e mais rica em sabor. Você pode arruinar tudo isso na torra! Então escolha bem o grão verde que irá torrar, não deve apresentar defeitos, para começar. Você prova café? Um abraço, Renata
O café é uma grande paixão minha, e cada vez que recebo o café de minha assinatura fico surpreendido com a qualidade no atendimento e no sabor do café, mais uma vez parabéns pra toda equipe do Grão Gourmet.
Oi Marcelo! Muito obrigada pelo seu comentário, ficamos realmente felizes 😉 Esse é o nosso propósito, não só entregar ótimos cafés na sua casa, como difundir o conhecimento sobre o grão e fazer amigos. Um abraço, Renata.
Pergunto, após o grão do café secar ao sol, fica com a casca escura, como faço para retirar esta casca e retirar os grãos do seu interior?
Olá Luir, tudo bem?
Precisa de um descascador de café.
Olá Renata, em nossa fazenda produzimos cafés a 21 anos e procuramos melhoria contínua, gostaria de entender o motivo para o despolpamento do café interferir na bebida, e se você remenda secar o café com a polpa e mucilagem para conseguir garantir uma melhor qualidade para a bebida. Obrigado!
Oi Lucas, tudo bem?
Recomendo a leitura desse outro post:
https://www.graogourmet.com/blog/qual-diferenca-entre-cafe-natural-descascado-e-despolpado/
Espero que traga esclarecimentos 😉
Um abraço,
Renata
Bom dia! Como passo saber que a seca do grão está no ponto (11%) ? Só com equipamento ? Ou há algum método manual ?
olá Peterson, tem que usar equipamento adequado 😉