Café Natural e seu processo de secagem

Vocês devem ter notado que muitas vezes colocamos “processo natural” na etiqueta dos cafés que enviamos mensalmente. Essa e outras informações, como – nome do produtor / fazenda / variedade da planta –, são importantes para que o consumidor saiba o que está colocando em sua xícara. O dado café natural é sempre citado em vocabulários técnicos e está presente em mesas de degustações e aqui em nosso site. Você sabe, porém, o que isso realmente significa?!

café naturalO café natural compreende no sistema mais antigo de processamento dos grãos pós colheita. Lembre-se que o café é uma fruta! Quando amadurece, ficando bem docinha, ela é colhida e o produtor pode escolher diversos métodos de manejo e beneficiamento (lavado, descascado, etc). O natural, porém, compreende em colher o café quando maduro e levar diretamente para secar no terreiro.

Nesse formato, a casca não é retirada e a mucilagem (aquela parte docinha da fruta) vai secar no grão. Segundo o livro Glossário de Termos Utilizados na Cafeicultura, da pesquisadora Sára Maria Chalfoun, o café natural (ou natural coffee) é processado por via seca. Ou seja, o grão é seco com polpa e mucilagem, “permitindo-se assim a transferência do sabor adocicado ao grão. Tipicamente tal café tem corpo e aroma pronunciados, acidez moderada a baixa e sabor naturalmente doce […] Também é chamado de café de terreiro”.

CHALFOUN, Sára Maria. Glossário de Termos Utilizados na Cafeicultura. Lavras:EPAMIG-CTSM,2008. 57 P.

Não conhece algum termo técnico?! Pergunte para nós e teremos prazer em esclarecer suas dúvidas. Afinal, café especial é com a gente!

Imagens: Aprenda Fácil Editora e Fazenda Ambiental Fortaleza

Como o café é torrado?

Saiba mais
Equipe Grão Gourmet

A equipe Grão Gourmet que escreve para o blog é formada por: A Renata e o Boris, fundadores do Grão, e a Kelly, uma jornalista que sabe muito de café!

4 thoughts on “O que é café natural?

  1. Agostinho says:

    Bom dia estou montando uma torrefação como eu consigo distinguir os bons grãos?Sobre os sabores e aromas isso depende do grão ou da torrefação?
    Obrigado

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Agostinho, tudo bem? Um bom café é determinado muito pela qualidade do fruto, pelo cuidado antes e após a colheita dos grãos. Os grãos da espécie arábica possuem mais açúcar naturalmente e, por isso, sua bebida é mais apreciada e mais rica em sabor. Você pode arruinar tudo isso na torra! Então escolha bem o grão verde que irá torrar, não deve apresentar defeitos, para começar. Você prova café? Um abraço, Renata

  2. marceloampere says:

    O café é uma grande paixão minha, e cada vez que recebo o café de minha assinatura fico surpreendido com a qualidade no atendimento e no sabor do café, mais uma vez parabéns pra toda equipe do Grão Gourmet.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Marcelo! Muito obrigada pelo seu comentário, ficamos realmente felizes 😉 Esse é o nosso propósito, não só entregar ótimos cafés na sua casa, como difundir o conhecimento sobre o grão e fazer amigos. Um abraço, Renata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *