Café no Rosto – conheça os benefícios da borra de café para sua pele

Café no Rosto como tratamento para pele

Que o café é um ótimo aliado para nos fazer acordar todos os dias e também nos ajuda de diversas formas em nossa saúde todo mundo sabe. Mas você sabia que o nosso cafezinho de todos os dias também tem propriedades cosméticas e dermatológicas? E isso vale para todos os tipos de cafés, dos tradicionais aos cafés especiais.

Hoje os principais componentes utilizados nos produtos cosméticos como cremes faciais e corporais de café são o óleo do grão verde e o óleo da borra do café. Isso porque esses componentes possuem polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis e outros componentes que atuam como anti-inflamatórios e como antioxidantes.

Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esses componentes atuam como hidratante e protetor da pele, além de estimular a síntese de colágeno e elastina, evitando maior exposição da pele aos raios solares e gerando uma maior elasticidade e resistência da pele. Isso faz com que, na indústria cosmética, o café esteja presente tanto em cremes faciais como em cremes anti-celulite.

Um outro estudo, da Universidade Estadual Paulista de Araraquara em parceria com a Universidade de Lisboa, foi capaz de criar um protetor solar natural à base de óleo da borra café e do grão verde que tem o poder de potencializar o fator de proteção solar de um creme de 15 para 35! E o melhor: não foi necessário aumentar a quantidade de produtos químicos!

Uma das últimas tendências tem sido o uso de café no rosto e os benefícios são compensadores. Além disso, é um produto acessível, que você encontra facilmente em casa ou supermercados. Mas, calma, não estamos falando de usar a bebida líquida e sim a borra de café no rosto, aquela que a gente sempre joga fora depois de passar um café fresquinho.

Borra do Café
borra de café é aquela que a gente sempre joga fora depois de passar um café fresquinho.

Ela pode te ajudar (e muito) a melhorar o aspecto da sua pele, ajudando a combater a oleosidade natural, cravos e espinhas e até pode usá-la como forma de clarear manchas!

E que tal aprender algumas receitas caseiras? Você pode fazer na sua casa e sentir os benefícios na pele, literalmente, daqui alguns dias! Vamos lá?

Borra de café clareia a pele?

Vamos esclarecer uma das maiores dúvidas de nossas leitoras: Pode acreditar que a borra de café clareia sim a pele. Ela é um importante aliado da beleza, justamente por ser um ingrediente que temos em fácil acesso. Para quem não sabe o que significa a borra, ela nada mais é do que o café coado, logo depois de ser passado.

Borra de café

Você pode utilizar a borra acrescida com óleos naturais, como o óleo de amêndoas, provocando uma leve esfoliação e removendo as células mortas. Óleo de girassol também é uma excelente opção.

Clareamento da pele com café

E porque a borra de café clareia a pele? Simples: cafeína. Depois que coamos o café, encontramos na borra uma grande quantidade de cafeína, que atua como poderosa fonte de rejuvenescimento, além de atuar na regeneração celular. Tanto é verdade que muitos cosméticos que promovem o tratamento da pele já estão utilizando a cafeína ou o extrato de café verde.

Você pode usar a borra de café para clarear a pele, ao menos, duas vezes por semana. Depois de aplicar a borra no rosto, lembre-se sempre de usar o hidratante que você já utiliza. Outra dica importante é fazer a máscara de café à noite, para evitar o aparecimento de manchas na pele.

Borra de café para espinhas

Sim, estamos falando a borra de café agindo na sua pele como um poderoso remédio natural contra cravos e espinhas. Você pode usar a borra pura ou então, adicionar a ela alguns óleos que potencializam seus efeitos.

Entre os benefícios de utilizar a borra de café para espinhas encontramos a regeneração celular provocada pela esfoliação, o rejuvenescimento da pele, a estimulação da corrente sanguínea e claro, o clareamento.

O segredo está, na verdade, na cafeína presente na borra de café. Quando passamos no rosto, ela começa a estimular a circulação sanguínea, ativando dessa forma a regeneração celular. Se você é uma pessoa que tem a pele oleosa e acnéica, a dica é usar a borra para fazer esse controle e ajudar na prevenção, no dia a dia.

Como usar a Borra de Café

Se você optou por usar a borra de café em sua pele, seja para clarear ou para melhorar acne e espinhas segue como fazer:

Ingredientes

  • 2 (duas) colheres de sopa de borra de café
  • 1 Clara de ovo batida em neve
  • 1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas

Mode de Preparo

  1. Misture todos os ingredientes até que você obtenha uma pasta arenosa.
  2. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tenha bastante cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça sempre movimentos circulares e tenha controle da força para que a mesma não seja demasiada e acabe agredindo o seu rosto. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado.
  3. Depois de aplicar os movimentos, deixe que a máscara haja na pele por 10 minutos. Depois disso, retire a máscara que você fez com água em temperatura ambiente (ou morna, aproveitando a água do banho). Seque o rosto com cuidado e aplique o creme que você já aplica normalmente. Se a pele é oleosa, use cremes que não utilizem óleos em sua composição.

A melhor horário de utilizar a máscara é antes de dormir, já que depois disso você não entrará em contato direto com o sol, evitando o aparecimento de manchas. O ideal é que você faça essa máscara com borra de café ao menos, duas vezes por semana. Em casos mais extremos, faça em dias intercalados (um dia sim e outro não). O legal é que ela é simples de fazer e pode ser aplicada em qualquer tipo de pele, inclusive o seu.

Borra de café com mel

Café é rico em vitamina B e possui uma grande variedade de minerais como o potássio e o cálcio, sem contar a ação anti-inflamatória, ótimo para sua pele.

E claro que sempre podemos aumentar seu poder de ação, misturando-a com outros ingredientes, como por exemplo, o mel. Usar a borra de café com mel irá promover a esfoliação que a sua pele necessita, somada a hidratação que só o mel, um produto natural, pode te dar. É indicada para todos os tipos de pele. Se você sofre com olheiras, saiba que essa mistura pode ser usada para clarear a área dos olhos tanto quanto manchas de espinha, por exemplo.

Ingredientes

  • Sabonete neutro específico para o seu tipo de pele
  • Meia xícara de borra de café (200 g)
  • 03 colheres de sopa de mel (bem cheias)

Modo de preparo

  1. Lave o rosto com o sabonete neutro para deixar a sua pele preparada para a ação que vem a seguir.
  2. Com o rosto limpo, misture os ingredientes num recipiente até que você obtenha uma mistura homogênea.
  3. Aplique a mistura no rosto, sempre fazendo movimentos circulares.
  4. Para facilitar esse processo, utilize um pincel de maquiagem se preferir.

Deixe que a máscara descanse no rosto por 10 minutos e então, enxágue com água em temperatura ambiente. Não se esqueça de aplicar um creme para garantir s efeitos da hidratação. Utilize um creme indicado para o seu tipo de pele.

Máscara de café para espinhas

Também é possível sofisticar um pouco mais e criar uma máscara de café, que normalmente é mais específica para espinhas e acne.  Como nós falamos lá em cima, o principal segredo para que você tenha uma pele limpa e linda é a cafeína que você encontra no café, naquela borra que antes, iria para o lixo e que agora, vira um poderoso aliado de beleza.

Além de aliviar a inflamação da pele, ela ainda promove a renovação celular. É simples, prático e rápido! Para fazer a máscara você precisará de alguns ingredientes.

Ingredientes

  • 02 colheres de copa de Leite integral
  • 02 colheres de sopa de Café
  • Recipiente de plástico
  • Pincel para aplicar a máscara na pele

Modo de preparo

  1. Com o auxílio de uma colher, mexa até que você obtenha uma mistura homogênea.
  2. Tome cuidado: ele não pode ficar líquido demais se não perdemos o ponto da nossa máscara.
  3. Com a ajuda do pincel, você vai aplicar no rosto.
  4. Lembre-se se lavar o rosto antes de aplicar a máscara para potencializar os efeitos.

É interessante passar perto dos olhos porque ele possui efeito clareador, ajudando a deixar as olheiras mais claras, mas cuidado redobrado e atenção para não deixar cair dentro dos olhos.

Depois que terminar de usar, deixe a máscara de café caseira agir por 20 minutos e depois basta retirar a máscara com água morna ou em temperatura ambiente e passar o creme para o rosto que você está acostumada a usar, diariamente. Por ser uma receita de baixo custo, você pode fazer essa máscara duas vezes por semana ou sempre que sentir necessidade. Observe o toque macio que a sua pele ficará logo após a retirada, é incrível!

Esfoliante de Café

Essa receita de esfoliante facial a base de café foi sugerida pela cosmetóloga Rosângela Granzotto, e o melhor: o impacto ambiental dele é zero, já que os produtos utilizados são naturais e não feitos com polietileno como muitos esfoliantes por aí! 😉

Ingredientes

  • 2 colheres de café
  • Óleo do coco (suficiente para deixar uma mistura homogênea)

Modo de Preparo

  1. Lave o rosto com sabonete neutro ou passe um loção de limpeza.
  2. Em seguida, aplique o esfoliante com movimentos circulares.
  3. Lave o rosto e aplique um tonificante para equilibrar o ph da pele.

Se desejar um efeito amplificador, na sequência do esfoliante de café aplique a máscara de café explicada antes e deixe agir por 20 min, enxaguando no final.

Como vocês podem ver, a borra do café é muito versátil!

Além de usar no rosto, veja outros usos da borra, como repelente.

Gostaram das receitas, façam e depois comentem 😉

Conheça a linha de cosméticos com café!

Uma ideia sobre “Café no Rosto – conheça os benefícios da borra de café para sua pele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *