Café no Rosto – Conheça os Benefícios da Borra de Café para sua Pele

Que o café é um ótimo aliado para nos fazer acordar todos os dias e também nos ajuda de diversas formas em nossa saúde todo mundo sabe. Mas você sabia que o nosso cafezinho de todos os dias também tem propriedades cosméticas e dermatológicas? É isso mesmo.
E isso vale para todos os tipos de cafés, dos tradicionais aos nossos amados cafés especiais.

Os segredos da borra de café

A borra de café contém uma variedade de componentes benéficos para a pele; por isso, é usada em várias receitinhas caseiras de skin care. Os principais são:

  • Cafeína: Além de nos acordar todo dia de manhã, na pele atua como um estimulante natural, aumentando a circulação sanguínea e ajudando a reduzir inchaços e olheiras.
  • Antioxidantes: Ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
  • Ácidos Graxos: Presentes no óleo dos grãos torrados e remanescentes na borra do café, ajudam a hidratar e proteger a pele.
  • Polifenóis: Conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, ajudam a reduzir a inflamação e a vermelhidão da pele.
coador de café de papel já usado com o pó de café caindo ao lado

Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a cafeína presente na borra de café ajuda a hidratar e proteger a pele, além de estimular a síntese de colágeno e elastina, aumentando a elasticidade e resistência da pele.

Outro estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista em parceria com a Universidade de Lisboa desenvolveu um protetor solar natural utilizando óleo de borra de café, que conseguiu aumentar o fator de proteção de um creme de 15 para 35, sem a necessidade de aditivos químicos.

Tanto é verdade que muitos cosméticos que promovem o tratamento da pele já estão utilizando a cafeína ou até mesmo o extrato de café verde. Incrível, né? E na maioria das vezes jogamos fora algo que pode ser tão útil para nossa saúde e autocuidado.

Como usar a borra de café na pele?

Clareamento

A borra de café, quando combinada com óleos naturais como o óleo de amêndoas ou de girassol, pode ser usada como esfoliante para remover células mortas e clarear manchas. Ela a atua como um poderoso agente rejuvenescente, ajudando na regeneração celular e trazendo uniformidade para a pele.

Essa esfoliação não só elimina as células mortas, mas também estimula a produção de novas células, resultando em uma pele mais clara e luminosa.

Combate a espinhas

A borra de café também pode ser utilizada para tratar cravos e espinhas. Ao esfoliar a pele, a cafeína estimula a circulação sanguínea, promovendo a regeneração celular e ajudando a controlar a oleosidade. 

Isso também remove as impurezas e as células mortas que podem obstruir os poros, prevenindo a formação de novas espinhas. Além disso, a cafeína tem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a vermelhidão e a inflamação associadas à acne, proporcionando uma pele mais limpa e saudável.

Vamos às receitas?

1. Máscara Facial com Café

mulher sorridente com toalha enrolada no cabelo, com máscara de café no rosto segurando uma vasilha que contém a mistura da máscara

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de borra de café úmida
  • 1 clara de ovo batida em neve
  • 1-2 gotas de óleo essencial de gerânio ou óleo de amêndoas

Modo de Preparo:

  1. Passe uma loção de limpeza para preparar a pele para a máscara.
  2. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta arenosa.
  3. Aplique a mistura no rosto, evitando a área dos olhos, com movimentos circulares e suaves. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água morna.
  4. Finalize com seu hidratante habitual e protetor solar sempre.

2. Hidratação de Café com Mel

pequena tigela de vidro com mel e em cima uma colher de madeira de mel

Combinar a borra de café com mel potencializa seus efeitos hidratantes e esfoliantes. O mel, rico em vitaminas e minerais, hidrata profundamente enquanto a borra de café remove as células mortas, promovendo uma pele suave e radiante.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de borra de café úmida
  • 2 colheres de sopa de mel

Modo de Preparo:

  1. Passe uma loção de limpeza para preparar a pele para a hidratação.
  2. Misture o óleo com o café, e passe sobre a pele com muita delicadeza, sem massagear muito.
  3. O intuito dessa receita é hidratar, a leve esfoliação será feita na hora de remover a mistura da pele. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água morna.
  4. Finalize sempre com protetor solar.

3. Esfoliante de Café com Óleo de Coco

tigela de vidro com óleo de coco e uma colher pegando óleo de coco da tigela. Ao lado, meio coco seco aberto

Essa receita de esfoliante facial a base de café é maravilhosa, pois além de esfoliar também hidrata a pele. E o melhor: o impacto ambiental dele é zero, já que os produtos utilizados são naturais e não feitos com polietileno e outros químicos como muitos esfoliantes por aí!

Ingredientes:

  • 2 colheres de borra de café úmida
  • Óleo do coco (suficiente para deixar uma mistura homogênea)

Modo de Preparo:

  1. Passe uma loção de limpeza para preparar a pele para a máscara, ou faça isso direto no banho.
  2. Em seguida, aplique o esfoliante com movimentos circulares suaves. Você pode aplicar no corpo inteiro.
  3. Lave a pele e, se tiver, aplique um tonificante para equilibrar o pH da pele.
  4. Se desejar um efeito amplificador, na sequência do esfoliante de café aplique a máscara de café da receita 1.

Você vai notar que a pele ficará muito hidratada pelo efeito do óleo de coco, mas como ele pode surtir efeito comedogênico (obstruir os poros da sua pele) recomenda-se que seja retirado da pele do rosto por completo após o período de atuação da máscara. Então finalize lavando o rosto com um sabonete e hidratante próprios para seu tipo de pele.
Além de ser eficaz, usar borra de café na pele é uma prática sustentável. Lembrando que a borra é resultado dos grãos do fruto do café, após torrados, moídos e passados. Nela, permanecem muitos dos nutrientes do café; por isso, vale a pena usar no skin care semanal e também conhecer outros usos para ela.

mulher de roupão, se olhando. no espelho, admirando sua pele

Essas receitas são perfeitas para quem deseja explorar os benefícios do café além da xícara, cuidando da pele de forma natural e eficaz. E para garantir a qualidade dos cuidados com sua pele e a qualidade do café que você bebe, sugerimos experimentar os cafés especiais do nosso Clube de Assinatura. Todo mês, você recebe um café diferente, perfeito para testar novas receitas e descobrir novos sabores e benefícios.

Gostou das dicas? Experimente as receitas e compartilhe sua experiência nos comentários! Estamos ansiosos para saber como você inclui o café em sua rotina de cuidados com a pele.

106 thoughts on “Café no Rosto – Conheça os Benefícios da Borra de Café para sua Pele

  1. Valéria Gomes da Silva Castro says:

    Eu uso a borra de café com mel a bastante tempo, é minha receita caseira preferida, vi muitos benefícios em minha pele, super recomendo.

  2. Lyege Cabral says:

    Olá boa noite!
    Vi uma receita da borra de café com o creme nívea da latinha azul, então posso utilizar a borra de café com este creme? Pois tenho melasma e dizem que clareia bastante.

  3. Maria do Carmo Paulino de Sousa Silva says:

    Oi posso está guardando a borra de café pra está usando ou só serve no momento.?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      pode guardar por 1-2 dias…mas se você toma café todos os dias, pode usar sempre a borra diária ;)

  4. Ana Paula Linhares Matos says:

    A borra de café clareia somente manchas do rosto, ou serve para outras áreas também?

  5. Estefânia Rodrigues says:

    Adoremuito muito bom, minha pele do rosto ficou macia parecendo uma pêra 🥰🥰🥰 super indico!!!

  6. Ludmilla Marques says:

    Olá, gostaria de saber se por acaso sobrar boa parte da mascara, eu posso guardar e usar no proximo dia? Ou vez?

  7. Liliani says:

    Olá essa mistura da borra, com clara de ovos por exemplo….
    Utiliza no mesmo dia neh?
    Não é aconselhável guarda-la pra usar depois, certo?

  8. Telma Ribeiro says:

    Deve ser muito bom mesmo, pois já fiz várias vezes para as mãos, que ficam muito macias e sem óleo nenhum… No rosto deve dar o mesmo resultado, ainda mais com óleo de coco que é tudo de bom! Vou usar ainda hoje!! Adorei!

  9. Veronica says:

    Olá,eu queria saber se posso fazer pelo periodo da tardezinha,como não saio de casa…E também queria saber se só a borra do café com o açúcar funciona..Por favor alguem me responda

  10. edirlene says:

    é muito bom sim, já uso a um tempo devido as manchas de acne, stavam pretas e agora estão bem mais claras as manchas menores até já sumiram, comecei usando a borra com mel, depois acabei esfoliando no chuveiro na hora do banho mesmo com sabão neutro, dá resultado sim

    • Aparecida says:

      Oi já uso com azeite depois passo creme nistatina a noite .duas vez por semana a borra o creme todos os dias a noite no outro dia creme protetor durante o dia

  11. Alana Almeida says:

    Nossa, quem diria que a borra de café tem tantos benefícios pra pele, né? Eu sempre joguei fora achando que não servia pra nada, mas agora descobri que tava errado! Parece que ela é ótima pra esfoliar, ajudar na acne e até dar uma clareada na pele. E o melhor é que dá pra fazer uns esfoliantes em casa mesmo, com coisas que a gente já tem na cozinha. Vou experimentar essa receitinha e ver se minha pele fica mais bonita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PRODUTO INDISPONÍVEL NO MOMENTO Que tal ser avisado assim que chegar no estoque? É só deixar seu nome e e-mail que a gente te avisa.

No fields found, please go to settings & save/reset fields

Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?