O que você acha de tomar um café que foi torrado no espaço?
Coisa de filme de ficção, não é mesmo?!
Mas tem uma empresa chamada Space Roasters que pretende levar café da Terra para ser torrado em um foguete na etapa de reentrada da Terra.
A empresa
A Space Roasters é de Dubai e foi fundada por Hatem Alkhafaji e Anders Cavallini, e tem como missão:
Inspirar e unir pessoas através do espaço, ciência e café.
Combinando o amor pelo espaço e pelo café, ciência e engenharia, inovação e design, eles serão os primeiros a usar a ciência e a tecnologia para melhorar o processo de torra, no espaço!
Eles pretendem levar a primeira cápsula carregada de grãos de café para espaço em 2020.
A empresa possui uma equipe de quase 30 pesquisadores que estão desenvolvendo todas as etapas do projeto.
A tecnologia
O primeiro equipamento que irá torrar cafés no espaço é chamado de Cápsula de Torrefação Espacial (SRC – Space Roasting Capsule).

Em um ambiente com gravidade zero, os grãos de café irão flutuar dentro da câmara, mantendo-se uniformemente distribuídos e sem o efeito de contato com a superfície quente do torrador. O plano da Coffee Roasters é fazer uso dessa situação para torrar uniformemente seus grãos, distribuindo o calor da reentrada – causada por fricção entre a cápsula em movimento rápido e partículas na atmosfera da Terra – entre quatro câmaras cheias de gás e grãos.
O objetivo é ressaltar ainda mais o sabor dos cafés que irão para o espaço.
A capacidade da cápsula é de 300 quilos de grãos de café verde (o equivalente a 5 sacas de cafés, padrão 60 kg) por viagem. O equipamento ficará cerca de 20 minutos no espaço antes de voltar à Terra. Ao retornar, a temperatura na cápsula deve estar próxima de 200ºC.
Existe uma pré-venda dos grãos especiais, mas você deve deixar seu e-mail para eles entrarem em contato. Não há um valor divulgado ainda. O plano é vender o café em lojas especializadas em Dubai.
Enquanto você aguarda esse lançamento, que tal ir degustando um café especial torrado aqui mesmo na Terra e de muito boa qualidade?
Conheça nosso Clube de Cafés Especiais!
Fonte: