Campeonato de Café entre baristas
Você já ouviu falar em campeonato de baristas?
Você sabe o que é um barista?
Segundo a definição da BGA (Barista Guild of America), barista é um profissional do café que tem a experiência e a formação para entregar aos clientes café e bebidas à base de espresso, demonstrando suas habilidades e qualidades, e criando uma experiência gastronômica ao cliente.
Um campeonato de baristas é uma competição onde esses profissionais demonstram todas as suas habilidades na preparação de cafés. Citaremos como exemplo o Campeonato Mundial de Barista (WBC – World Barista Championship), competição anual que tem como foco promover a excelência em café e o avanço da profissão de barista, e engajar um público mundial em um evento que é o ápice de outros eventos locais ao redor do mundo.
E como é essa tal competição de baristas?
No campeonato, cada barista tem um tempo de 15 minutos para seu “show”, que inclui trilha sonora de seu gosto e até roupas que ressaltam as características pessoais de cada um. O objetivo é impressionar quatro juízes sensoriais, dois juízes técnicos e um juiz principal (head), cada um deles preenche uma ficha de pontuação detalhada enquanto observam de perto. O barista geralmente começa com uma breve narrativa sobre a origem dos grãos de café e as características sensoriais que os juízes devem procurar. Então, em uma sequência de movimentos orquestrados, o barista prepara espressos, cappuccinos – com latte art impressionante, “signature” drinks – onde o barista pode usar toda a sua imaginação para compor sabores nos drinks sem utilizar bebidas alcóolicas. Para quem quer ter o prazer de criar drinks alcóolicos, existe uma competição específica para isso chamada de “World Coffee in Good Spirits”.
O WBC existe desde 2000, a primeira edição onde 12 campeões nacionais competiram em Monte Carlo. Com o passar dos anos, a competição deixou de colocar ênfase apenas no preparo das bebidas, mas também no profundo conhecimento dos grãos de café, processo e preparação.
O campeão mundial de 2015 foi Sasa Sestic da Austrália, na competição que ocorreu em abril em Seattle.

Segue abaixo uma ilustração muito legal com as bebidas mais comuns que têm o café expresso como base.

Vamos tomar um café?
GrãoGourmet.com – Assinatura de cafés especiais