Campeonato de café

Xícara de café com arte na espuma

Campeonato de Café entre baristas

Você já ouviu falar em campeonato de baristas?

Você sabe o que é um barista?

Segundo a definição da BGA (Barista Guild of America), barista é um profissional do café que tem a experiência e a formação para entregar aos clientes café e bebidas à base de espresso, demonstrando suas habilidades e qualidades, e criando uma experiência gastronômica ao cliente.

Um campeonato de baristas é uma competição onde esses profissionais demonstram todas as suas habilidades na preparação de cafés. Citaremos como exemplo o Campeonato Mundial de Barista (WBC – World Barista Championship), competição anual que tem como foco promover a excelência em café e o avanço da profissão de barista, e engajar um público mundial em um evento que é o ápice de outros eventos locais ao redor do mundo.

E como é essa tal competição de baristas?

No campeonato, cada barista tem um tempo de 15 minutos para seu “show”, que inclui trilha sonora de seu gosto e até roupas que ressaltam as características pessoais de cada um. O objetivo é impressionar quatro juízes sensoriais, dois juízes técnicos e um juiz principal (head), cada um deles preenche uma ficha de pontuação detalhada enquanto observam de perto. O barista geralmente começa com uma breve narrativa sobre a origem dos grãos de café e as características sensoriais que os juízes devem procurar. Então, em uma sequência de movimentos orquestrados, o barista prepara espressos, cappuccinos – com latte art impressionante, “signature” drinks – onde o barista pode usar toda a sua imaginação para compor sabores nos drinks sem utilizar bebidas alcóolicas. Para quem quer ter o prazer de criar drinks alcóolicos, existe uma competição específica para isso chamada de “World Coffee in Good Spirits”.

O WBC existe desde 2000, a primeira edição onde 12 campeões nacionais competiram em Monte Carlo. Com o passar dos anos, a competição deixou de colocar ênfase apenas no preparo das bebidas, mas também no profundo conhecimento dos grãos de café, processo e preparação.

O campeão mundial de 2015 foi Sasa Sestic da Austrália, na competição que ocorreu em abril em Seattle.

Campeonato de café
Sasa Sestic, campeão do WBC 2015

Segue abaixo uma ilustração muito legal com as bebidas mais comuns que têm o café expresso como base.

campeonato de café
Bebidas com café espresso (fonte: The infinite emotions of coffee)

Vamos tomar um café?

GrãoGourmet.com – Assinatura de cafés especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *