Cinturão do café

cinturão do café

Poucos são os privilegiados em ver um pé de café de pertinho ou visitar uma fazenda cafeeira. Profissionais do café (torrefadores, degustadores, baristas, importadores, etc) e até coffee lovers (amantes da bebida em geral) de outros países como Japão, Estados Unidos, Alemanha, etc, passam a vida sem nunca ver um cafeeiro de verdade. Isso se dá, pois nem todas as regiões do mundo oferecem condições ideias para o cultivo da planta.

Originárias da Etiópia, diversas espécies de café viajaram o mundo e encontraram climas, altitudes e solos bem diferentes. Somente 60 países conseguiram abrigar as plantas e, em troca, elas ofereceram seus melhores frutos.

Para quem não sabe, o cafeeiro é uma planta perene (cultura contínua) de clima tropical. Por isso, ela se desenvolve com facilidade nas regiões cuja temperatura varia entre 19 e 21°C numa faixa do mundo limitada pelos trópicos de Capricónio e Câncer. Traduzindo: um cinturão de café como mostra a foto abaixo.

cinturao-do-cafe-grao-gourmet

Como o Brasil (em termos de extensão territorial) é um dos países com mais terras entres os dois trópicos. Daí se explica o porquê do café ser cultivado em diversos estados brasileiros. Cada um mais diferente do outro, pois afinal, solo, clima e altitude influenciam e muito na qualidade sensorial de cada grão.

cinturao-site-segredo

Países mais frios ou muito quentes apenas compram as safras dos países produtores. Por isso, se você ainda não visitou uma fazenda de café… VISITE! Tire foto e ostente nas redes sociais. Os amantes de café gringos vão morrer de inveja!

 Confira nosso clube de assinaturas!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?