Coador de Pano: como preparar e dicas para conservar e limpar.

coador de pano

O xodó do Brasil

Na maioria dos lares brasileiros não há visita que não escute a clássica frase “vou passar um cafezinho”, como sinônimo de receber bem. E a preferência geral dos brasileiros é pelo café coado. Nos tempos atuais, normalmente a bebida é feita por meio do filtro de papel, conforme apontou pesquisa do ano passado da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Embora tenha ficado em segundo lugar, o coador de pano (ou da vovó, como também é chamado) ainda é o preferido por 25% das 7 mil pessoas consultadas.

 

Gráfico Tendência de Consumo Café

 

Esse método de café coado está muito ligado às origens rurais do país e às memórias de cozinhas com fogões a lenha. O apego faz com que ele nunca saia de moda e emplaque sucessos como sua versão diminuta usada em alguns restaurantes.

Dicas para conservar o coador e extrair a bebida

Mas o coador de pano tem regras de conservação e limpeza para que a bebida não seja comprometida. As dicas são de Rafael Godoy, barista do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé):

1) Antes de usar o coador novo, ele precisa ser curtido em uma mistura de café e água fervendo, para eliminar o gosto do pano

2) Para lavar, utilize apenas água e guarde o coador em um recipiente com água na geladeira, para não criar bactérias

3) Troque o coador todos os meses por questões de higiene e para evitar que o sabor da bebida fique comprometido com o longo uso do material

4) Para qualquer forma de coado (no coador ou filtro de papel) é indispensável que a água seja filtrada, aquecida e não fervida – o ponto certo é quando apenas começa a borbulhar.

5) Na hora de preparar o café, a água deve ser jogada em fio sobre o pó. Nada de mexer ou misturar com a colher.

E para você sempre ter onde comprar o seu coador, separamos ótimas opções de coadores de pano individuais para deixar a hora do seu cafezinho ainda mais gostosa, dá uma olhada na nossa loja:

coador de pano

Mas para o café feito no seu coador de pano ficar realmente espetacular, é preciso um café especial de qualidade! Nós temos uma assinatura de cafés especiais, em que você recebe todo mês um café diferente em sua casa, experimente para mudar sua vida cafeinada!

Por Janice Kiss

Como preparar café na cafeteira italiana (Moka)

Saiba mais

10 ideias sobre “Coador de Pano: como preparar e dicas para conservar e limpar.

  1. Sonia Maria pisaneschi diz:

    Amo café !! Fui criada com o cheiro e sabor do café de manhã !! Levanto a primeira coisa água pra esquentar pra fazer o pretinho ! Mas café gelado as vezes tomei mas pensava q eu era louca mas existe sim kkkkk

  2. janaina diz:

    Boa tarde, fiquei muito interessada em trabalhar com esse café acredito que os clientes vão adorar rsrs

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá Guedes, prefira um tecido 100% algodão, livre de tinturas ou pigmentações.
      Abraço cafeinado.

  3. Lucas Constantini diz:

    Fiquei muito feliz com o atendimento que obtive na empresa pela Patrícia, precisava com urgência de alguns Mini coadores com o suporte e garanti com sucesso.
    Procurei em mais de 50 lojas desde a 25 de março, Rua Paula Souza, até shopping, lojas de multi coisas e nada.
    Obrigado mesmo! 🙏

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Lucas! Fico muito feliz que conseguimos resolver seu problema e que ficou feliz com o atendimento da Patricia 😉 Estamos aqui para te ajudar! um abraço, Renata

  4. Waldemi Parral diz:

    É vdd que depois de 30 minutos o café vira toxina? Qual o prazo seguro que posso armazenar o café depois de pronto?

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Waldemi, tudo bem? O café não vira toxina, onde você viu isso? Você diz armazenar o café pronto ou em grãos ou moído? Um abraço, Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *