Recebeu seu café Grão Gourmet em casa e não sabe como guardar da forma mais adequada?! Calma! Reunimos algumas dicas para garantir que seu cafezinho fique delicioso até a última gota, até o último grão. Papel e caneta na mão, bora anotar.

Posso guardar café na geladeira?

Não! A recomendação é clara: evite manter seu café em temperaturas extremas (calor ou frio). Segundo a Mestre de Torras Coffee Planet, Cleia Junqueira, é sempre bom evitar geladeira e freezer. “O café pode absorver a umidade e odores da geladeira. No freezer, ele pode manter pequenos resíduos de gelo depois de congelado. Isso faz com os grãos percam aroma e sabor”, explica.

Diretamente de Dubai, nos Emirados Arabes Unidos onde ela trabalha atualmente, ela compartilha as dicas de conservação do café com exclusividade para os leitores e assinantes Grão Gourmet.

Filtering coffee

Inimigos do Café em casa

Umidade, luz, calor e ar são os grandes inimigos do seu café. Por isso, é importante ter um cuidado extremo depois de abrir a embalagem. Os grãos ficam muito sensíveis depois da torra e cuidar onde ele é guardado é importante para manter suas características sensoriais boas do começo ao fim do pacote.

Mantenha sempre em locais secos, em embalagens escuras (que o protege da luz) e potes hermeticamente fechados para evitar o contato do ar.

Menos é Mais!

É importante saber que o ar acelera o processo de oxidação do café, o que faz com que os grãos percam aroma e sabor. Mas, infelizmente, isso é inevitável quando o pacote é aberto.

Se o consumo em casa é pequeno, nossa sugestão que você compre pacotes menores de café (250gr ou 500gr). Se você não quer correr o risco de ficar sem café durante o mês, o recomendado é comprar dois pacotes pequenos.

Frescor

Muitos perguntam sobre data de validade do café e o ideal é: quanto mais fresco, melhor! A mestre de torras Cleia Junqueira brinca e compara os grãos com tomate. Não se come tomate depois seis meses!

Segundo a especialista, não é recomendável misturar um café que está aberto há dias com um fresquinho. “O café não é como açúcar ou farinha que eu posso misturar com o que eu acabei de abrir embalagem”, completa. Isso vai afetar o sabor.

Validade

Ao comprar seu café, sempre preste atenção da data da torra. Nunca na data de validade. O dia da torra mostra o quão fresco o café dentro do pacote está.

Imagens: Site Super Chefs, Site Meridiano

Você sabe a diferença entre café natural, descascado e despolpado?

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *