Como escolher um moedor de café?

Moedor de café manual com cafeteira italiana

Qual é o melhor moedor de café? Depois de receber diversas mensagens de nossos leitores e assinantes, ficou claro que a dúvida é mais comum do que se imagina, e todos querem saber como escolher um moedor de café bom e mais adequado para seu uso. Marcas, tamanhos, regulagens de moagem, todos esses fatores dependem da finalidade de cada equipamento.

Se você toma pouco café diariamente e faz em casa, recomenda-se um tipo de equipamento. Se o uso é em empresas ou estabelecimentos, recomenda-se outro aparelho.

Foi por isso que fizemos um resumo de forma bem didática e simples sobre os três principais tipos de moedor:

Moedor de Café pequeno para uso caseiro:

Seu moedor de café caseiro pode ser elétrico (com uma lâmina que lembra aquela de liquidificador) ou manual, como no caso desse moedor de café Hario, que apresenta lâmina cônica (considerada mais sofisticada).

Segundo a barista da cafeteria Malerba Café de Lorena, Talita Pereira, o moedor manual é recomendado para os marinheiros de primeira viagem.

Ele tem um custo benefício bacana e permite uniformidade na moagem

Por serem menores, são ótimos para te acompanhar em viagens, em casa, no escritório, para onde quiser ir. No caso da versão manual, ele te dá certa independência. Seu café moído na hora até no camping, porque não?!

Moedor de Café Hario
Moedor de Café Hario

Moedores de café médios e elétricos:

Para quem não tem tempo ou paciência para moer o café manualmente, sugerimos os moedores elétricos de pequeno e médio porte. Sua lâmina pode ser simples (como a hélice de liquidificador) ou mais elaborada como a “flat” (duas lâminas lisas que moem o café).

Com esse equipamento, seu café é moído em segundos sem o menor esforço. Basta apertar um botão. A melhor parte é que alguns já vêm com diferentes graus de moagem. Assim, você consegue moer grãos para a Prensa Francesa (recomenda-se moagem grossa) e também para fazer um café turco (ibrik, que exige moagem bem fina – quase um talco).

A primeira opção caseira é o Moedor de café Elétrico Bialetti , produto desenvolvido pela tradicional marca italiana de café Bialetti com design e cor modernos e fáceis de manusear. O botão “Liga/Desliga”, cuja luz se acende durante o uso deve ser mantido apertado durante a moagem.

https://www.graogourmet.com/produto/moedor-de-cafe-eletricity-vermelho-bialetti-127v/

Diversas marcas de moedor de café já lançaram modelos de vários tamanhos com até doses semi automáticas. O moedor de café Breville da Tramontina traz mais de 60 configurações de moagem e conta com lâminas cônicas de inox endurecido. Esse tipo de lâminas (brocas) é considerado mais sofisticado por minimizar o calor no ato da moagem, protegendo assim os óleos essenciais do grão.

https://www.graogourmet.com/produto/moedor-de-cafe-breville/

 

 

Moedor de Café de Grande porte, da linha profissional:

Você geralmente os verá em cafeterias, restaurantes e padarias. Grandes e robustos, eles são preparados para uso contínuo e exige um conhecimento mais técnico para efetuar as regulagens necessárias. Pelo seu tamanho e sua complexidade de uso, recomenda-se apenas para uso profissional.

moinho_astro12_preto_frentejpg

Em sua maioria, apresentam lâminas cônicas que devem ser regulados em diferentes momentos do dia de acordo com a temperatura e umidade do ambiente. Ou seja, deixem isso para os baristas. Afinal, você quer facilitar sua vida na hora do cafezinho em casa, não é mesmo?

Escolha o Seu Moedor de Café

 

63 thoughts on “Como escolher um moedor de café?

  1. Maira Poltosi says:

    Olá Renata, vc sabe me dizer se com o moedor manual da Hario é possível regular a granularidade do pó? Agradeço desde já.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Maíra, tudo bem?
      Sim é possível sim.
      Como ele é um moedor em forma de cone, você regula a distância entre as partes moedoras. Quanto mais distante, mais grosso. Quanto mais apertado, mais fino. Aí você testa para ver qual granulometria prefere para o método escolhido 😉

  2. Davis Penna says:

    Bom dia!

    Após ler a matéria e considerando que meu uso é somente caseiro, creio que o moedor ideal seria um elétrico portátil, (ex. Bialetti eletricity). Entretanto, duas questões me trazem duvidas:
    1. Capacidade do reservatório: No caso do Bialetti, é de 50 gramas, ou seja, aproximadamente a metade do pó necessário para o preparo de 1 litro de café, o que nos obrigaria a realizar duas moagens. Pergunta: existe algum moedor com reservatório maior?

    2. Existe algum modelo de moedor de pequenas dimensões, com lâminas cônicas além do Tramontina?

    Excelente semana a todos!

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Davis, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário.
      Sobre seus questionamentos, segue:
      1. Talvez o da Hamilton Beach seja um pouco maior, conhece?
      2. Eu tenho um Baratza Encore que é um tamanho ótimo, mas ele é tão caro quanto o da Tramontina e não temos muita oferta dele aqui no Brasil. Tentei colocar para vender, mas tá difícil…
      Uma ótima semana 😉 Renata

  3. Bruno says:

    Olá. Estou procurando um moedor simples, com regulagem. Quais moedores, manuais ou elétricos, você recomendaria? Lendo a especificação, alguns moedores elétricos não são claros se existe uma regulagem, ou se é somente o tempo de moagem que define a regulagem. Eu procuro um que tenha regulagem, e não dependa do tempo. Obrigado.

  4. Henrique says:

    Bom dia! O moedor elétrico da Bialetti possui regulagem de moagem? Se não, qual a moagem feita automaticamente (fina, média ou grossa)? Obrigado!

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Olá Henrique, tudo bem?
      O moedor elétrico da Bialetti não possui regulagem de moagem pré definida.
      Você deve moer pelo tempo, quanto menos tempo, mais grossa a moagem.
      Tem que testar e achar a que lhe agrada mais.
      Qual método você mais usa?
      Um abraço, Renata

  5. luizlef50 says:

    Oi Renata…
    Quero investir na compra de saca de café (arábica) para torrar e moer para comercializar…
    Acredito que a melhor moagem seria a fina o que você acha ? O moedor mais interessante seria o o elétrico cônico ?
    Quanto a embalagem para uma melhor apresentação o que você me indicaria ?
    Obrigado…

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Luiz, tudo bem?
      Você quer fazer apenas 1 saca de 60 kg?
      Para uma produção para comercializar, acho que precisa de um moedor mais profissional que faz moagem e já dá para colocar nas embalagens e pesar certinho. Quanto à moagem, pode ser média-fina. Quanto à embalagem, existem muitas opções, depende do seu gosto 😉 O importante é ter a válvula desgaseificadora.
      Um abraço,
      Renata

  6. Alana Matos says:

    Oi Renata,
    Quero investir na compra de saca de café para torrar e moer para comercializar, poderia me ajudar?
    Qual moedor profissional me indicaria para o meu uso?
    Obrigada!

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Ariane, tudo bem?
      Para fazer café na prensa a moagem deve ser mais grossa, pois o café fica em infusão com água por um tempo.
      O moedor elétrico de lâminas pode ser uma boa opção ou o manual.
      Veja esse post sobre a moagem para esclarecer melhor suas dúvidas: https://www.graogourmet.com/blog/moagem-do-cafe/
      Um abraço,
      Renata

  7. José Eduardo says:

    Boa tarde, Renata, tudo bom? Gostaria de comprar um moedor que me permitisse obter a granulometria para café turco. Qual vc sugeriria? Grato. J. Eduardo

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi José! Tudo bem?
      O ideal é um elétrico de brocas cônicas (tipo o da Breville, Baratza) ou um manual com corpo moedor cônico também de cerâmica, se não for para moer muito café, ele é mais em conta também (Hario etc). O de lâminas não é o ideal, pois a moagem fica muito irregular.
      Abraços,
      Renata

  8. MARCIO LUCAS FONSECA VALLE says:

    Boa tarde!
    Qual seria um modelo baratza ou outro, que tenha uma granulometria ideal para passar em máquinas da Nespresso?

  9. Marcio says:

    Faltou diferenciar moedores de lâmina dos moedores com placa, que é a principal variável que influi sobre o sabor do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PRODUTO INDISPONÍVEL NO MOMENTO Que tal ser avisado assim que chegar no estoque? É só deixar seu nome e e-mail que a gente te avisa.
Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?