Qual é o melhor moinho de café? Depois de receber diversas mensagens de nossos leitores e assinantes, ficou claro que a dúvida é mais comum do que se imagina. Marcas, tamanhos, regulagens de moagem, todos esses fatores dependem da finalidade de cada equipamento.

Se você toma pouco café diariamente e faz em casa, recomenda-se um tipo de equipamento. Se o uso é em empresas ou estabelecimentos, recomenda-se outro aparelho.

Foi por isso que fizemos um resumo de forma bem didática e simples sobre os três principais tipos de moedor:

moedor de caféPequeno de Uso Caseiro:

Ele pode ser elétrico (com uma lâmina que lembra aquela de liquidificador) ou manual que, no caso desse moinho HARIO que você pode comprar aqui, apresenta lâmina cônica (considerada mais sofisticada).

Segundo a barista da cafeteria Malerba Café de Lorena, Talita Pereira, o moedor manual é recomendado para os marinheiros de primeira viagem. “Ele tem um custo benefício bacana e permite uniformidade na moagem”, explica.

Por serem menores, são ótimos para te acompanhar em viagens, em casa, no escritório, para onde quiser ir. No caso da versão manual, ele te dá certa independência. Seu café moído na hora até no camping, porque não?!

Médios e elétricos:

Para quem não tem tempo ou paciência para moer o café manualmente, sugerimos os moinhos de pequeno e/ou médio porte elétricos. Sua lâmina pode ser simples (como a hélice de liquidificador) ou mais elaborada como a “flat” (duas lâminas lisas que moem o café).

Com esse equipamento, seu café é moído em segundos sem o menor esforço. Basta apertar um botão. A melhor parte é que alguns já vêm com diferentes graus de moagem. Assim, você consegue moer grãos para a Prensa Francesa (recomenda-se moagem grossa) e também para fazer um café turco (ibrik, que exige moagem bem fina – quase um talco).

Diversas marcas de moedor de café já lançaram modelos de vários tamanhos com até doses semi automáticas. O moedor do link abaixo traz mais de 60 configurações de moagem e conta com lâminas cônicas de inox endurecido. Esse tipo de lâminas (brocas) é considerado mais sofisticado por minimizar o calor no ato da moagem, protegendo assim os óleos essenciais do grão.

moinho_astro12_preto_frentejpgMoedor de Café de Grande porte, da linha profissional:

Você geralmente os verá em cafeterias, restaurantes e padarias. Grandes e robustos, eles são preparados para uso contínuo e exige um conhecimento mais técnico para efetuar as regulagens necessárias. Pelo seu tamanho e sua complexidade de uso, recomenda-se apenas para uso profissional.

Em sua maioria, apresentam lâminas cônicas que devem ser regulados em diferentes momentos do dia de acordo com a temperatura e umidade do ambiente. Ou seja, deixem isso para os baristas. Afinal, você quer facilitar sua vida na hora do cafezinho em casa, não é mesmo?

10 Passos e dicas para o preparo na Prensa Francesa

Saiba mais

18 ideias sobre “Como escolher um moedor de café?

  1. Neia diz:

    Gostaria de saberos precos fos moedores de cafe, seria ibteresssnte obter um.diante dos problemas relacionados a empresas irresponsaveis na produção do mesmo.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá Neia, tudo bem?
      Existem diversos tipos de moedores, com preços e qualidades diferentes. Em nosso site você pode encontrar algumas opções.
      Um abraço cafeinado.

  2. José Luis Lima diz:

    gostaria de um moedor de cafe para panificadora daques q vem com balança qual a marca onde eu posso comprar um

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Oi José, existem diversos tipos de moedores, a escolha vai depender da capacidade de moagem que você precisa. Evite moinhos de lâmina, os de elementos cônicos são melhores.
      Um abraço

  3. José diz:

    Gostaria de aaber se há algum tipo de moedor ue possa moer alguns tipo de sementes para fazer tipo farinha.?Semente de melão, melancia, abobora, etc… sementes pequenas.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá José, existem diversos tipos de moinhos para essa finalidade. Sugiro buscar no google por “moinho para farinha” e listar os fabricantes, depois contactá-los e averiguar se as especificações de cada produto atendem à sua necessidade.
      Um abraço.

  4. Rodrigo diz:

    olá tenho uma cafeteira espresso Delonghi uso em casa , mas tem bom Bar de pressão para este usa. Ganhei café em grãos e gostaria de moer para uso em este tipo de cafeteira . Qual equipamento poderia me indicar? pois não sei qual grau de amoagen ela precisa !

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá Rodrigo, boa tarde.
      Sugerimos a moagem fina para o espresso, quanto ao moedor os mais baratos são os de lâminas, mas a moagem não fica tão uniforme. Se quiser investir um pouco mais, os moedores com elemento cônico são melhores. A marca Baratza produz excelentes moedores.
      Um abraço cafeinado.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá Francisco, ainda não experimentamos os moedores Delonghi, no entanto já obtivemos comentários positivos sobre ele. De uma forma geral os moedores com elemento cônico são melhores do que os de lâmina, pois a moagem fica mais uniforme, mas são mais caros também. O moedor Delonghi apresenta um bom custo-benefício.

  5. maria van tol diz:

    olá, tenho uma cafeteira sifonada da hario e
    procuro um moedor elétrico com diferentes tipos (3…) de moagem…qual vc me recomendaria?? obgda

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Maria, tudo bem? Se você quer um moedor mais simples e barato, os de lâmina quebram um galho, embora a moagem não fique uniforme. Agora, se quiser investir em um equipamento para a vida toda, tem marcas como Baratza e o Breville da Tramontina que são ótimos, e tem muitos níveis de moagem. Em breve teremos o Baratza disponível em nossa loja online, por enquanto, apenas os manuais…Um abraço, Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *