Como fazer café coado na hario V60

Café sendo coado no filtro Hario V60

Hario V60

Quando o método japonês Hario V60 chegou ao Brasil, alguns anos atrás, à primeira vista muita gente o confundiu com um porta-filtro tradicional. Porém, esse preparo para café coado mostrou o porquê de todo o seu valor.

Mas qual o motivo de ele ser tão especial assim? As principais razões são que o porta-filtro apresenta linhas espirais (ou veios) na sua parte interna, que proporcionam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada. E uma abertura grande na base do coador permite que a velocidade seja controlada.

Como Preparar

Veja no vídeo abaixo um passo a passo de como preparar o melhor café no seu Hario:

Dicas, pontos de atenção e receita:

Caso você queira preparar apenas uma xícara de café:

  1. 120 ml de água para 10 g de pó, com moagem média.
  2. A água precisa ser aquecida a 92ºC. Se você não tiver como medir a temperatura, basta ferver a água e deixar descansar por 1 minuto.
  3. Escalde o filtro antes com um pouco de água quente para a bebida não ficar com gosto residual de papel. Depois descarte essa água antes de colocar o pó e passar o café.

Siga o passo a passo do vídeo para preparar um coado na hario V60, sem erros.

Infográfico como fazer café na Hario V60

Infográfico Hario V60

Filtro e Moedor para Hario

O filtro de papel utilizado também é diferente. Ao contrário dos tradicionais, ele é desenhado em formato de cone permitindo que a filtragem seja por igual, sem deixar que o fluxo de água encontre qualquer tipo de obstáculo.

Além disso, o ideal é moer o café na hora, em uma moagem média, mais grossa que a do espresso.

Aqui, no nosso site, temos o kit hario V60 para você adotar esse método na sua casa:

E de nada adianta fazer tudo isso se não colocar um belo café: na nossa assinatura de cafés especiais selecionamos os melhores cafés do Brasil para deixar o café coado no seu Hario ainda mais gostoso! E já moemos ele do tamanho certinho para usar no Hario!

Por conta de detalhes assim bem pensados, o café extraído por meio desse método conquistou tanto as pessoas! Bons cafés!

Por Janice Kiss

Imagem: MistoBox

Como preparar café na cafeteira italiana (moka)

Saiba mais

9 thoughts on “Como fazer café coado na hario V60

    • Equipe Grão Gourmet says:

      Oi Ana, o filtro tradicional tem um chanfro na parte de baixo, não encaixa direito. Faça um teste, vai ficar um pouco amassado mas se você não se importar dá para usar sim. 🙂

    • Klause says:

      Você consegue usar o filtro tradicional fazendo uma dobra de modo que ele fique cônico e fazendo um pequeno rasgo na emenda (vai saber onde fazer o rasgo quando colocá-lo no porta filtro hario). Se usar os filtros para máquina de café não vai precisar de rasgar, só dobrando vai encaixar bem.

      • Renata Kurusu Gancev says:

        Oi Klause, você até pode fazer isso sim. Mas não fica perfeito o encaixe. O ideal mesmo é utilizar o próprio filtro da marca 😉

        • Douglas Leite says:

          Eu particularmente prefiro usar o filtro original, por que a gramatura difere pros filtros nacionais.. logo isso impacta no tempo em que a agua demora pra passar, e portanto na extração.. ninguém quer um café amargo super extraído, né?

  1. Douglas Leite says:

    Uma receita que eu uso envolve passar todo a água entre 2m30s a 3m. Gosto da proporção 1g de café para 15g de água (20g de café -> 300g de água). O segredo é ajustar a moagem para que a filtragem fique dentro desse intervalo de tempo. Se toda a água passar antes de 2m30s, é preciso moer mais fino. Caso demore mais de 3 min, a moagem tem que ser mais grossa. Happy brew! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.