Como preparar café na cafeteira italiana (Moka)

Cafeteira italiana capa blog

A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Deu-se esse nome em homenagem à cidade Moca no Iêmen, muito famosa pela qualidade de seu café.

Não é exagero dizer que a criação revolucionou o modo de preparar o café e foi graças a ela que o espresso se popularizou na Itália. Segundo a história popular, Bialetti teve um lampejo enquanto observava uma máquina de lavar rudimentar utilizada por algumas lavadeiras. Surgia a moka, uma cafeteira a vapor.

O modelo Moka

A moka é feita de alumínio e sua forma mudou muito pouco dos anos de sua criação até hoje. Apesar de manter o formato semelhante ao original, a cafeteira inovou na sua tecnologia para produzir o café e até ganhou versões coloridas.

De 1933 até os anos quarenta, a produção da cafeteira era à mão e fazia sucesso no mercado local. Após isso, com um toquinho de publicidade, a moka ganhou espaço no modo de produzir café na Itália, e foi super importante na história do país.

Comercial original da Cafeteira Moka Express
Comercial original da Cafeteira Moka Express

Não raro, as pessoas também chamam esse método pelo sobrenome do inventor e as cafeteiras Bialetti hoje são sinônimo de café da melhor qualidade.

Por aqui, ela não foi tão adotada nas casas quanto lá fora, mas a cafeteira italiana é o método mais aceito em comparação aos outros, como a prensa francesa (french press), por exemplo.

A cafeteira italiana prepara espresso ou não?

O café expresso (do italiano caffè espresso), é um método de preparar café através da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído. O café expresso tradicional, em máquina industrial, é feito sob pressão de novecentos a mil quilopascais (nove a dez atmosferas ou bars), o que explica o termo expresso que aqui tem o sentido de exprimir ou espremer.

Nenhuma máquina destinada ao uso doméstico que só precisa ir ao fogo irá produzir pressão suficiente para fazer o mesmo café de uma máquina de cafeterias, ou seja, a moka não é um café espresso no sentido mais literal.

No entanto a cafeteira italiana é uma saída super eficaz para fazer um delicioso café próximo ao expresso em casa e com um preço mais em conta. Porém, se quiser um espresso 100% “verdadeiro”, só nas cafeterias ou comprando uma máquina profissional.

Como Preparar seu café na cafeteira italiana

Chamamos a barista Cecília Sanada para explicar tudo direitinho pra gente, veja no vídeo abaixo!

Erros Frequentes e Pontos de Atenção

Mesmo assim, há alguns erros frequentes na forma de usá-la, aponta a barista, que atualmente trabalha com café no Japão. Segundo ela, costuma-se deixar o café ferver na cafeteira e utilizar moagem de pó inapropriado.

  • O correto é uma moagem de grau médio para grosso, pois o pó fino impede a passagem da água
  • Adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar que o café se torne amargo.
  • Prestar atenção na hora que a água tiver subindo: quando começar a subir, é hora de retirar a cafeteira do fogo.

As Cafeteiras Italianas Bialetti

Considerada por muitos a melhor cafeteira italiana do mundo, as cafeteiras Bialetti deixam o café mais gostoso possível! Apesar de seu preço um pouco elevado (a partir de 176 reais), vale a pena apostar na marca.

Sua qualidade é incomparável, tem uma alta durabilidade e, afinal, ela é produzida na Itália, país de origem desse modelo! Quer coisa melhor?

Separamos alguns modelos para você, veja só:

E na nossa assinatura de cafés especiais, fazemos a moagem dos grãos para ficar um pouco mais grosso que o normal, dando para usar muito bem na cafeteira italiana.

Gostou desse post? Comente!

Aproveite e também dê uma olhada no nosso clube de cafés especiais!

124 thoughts on “Como preparar café na cafeteira italiana (Moka)

  1. Jorge says:

    Aqui em Portugal foi difícil encontrar a da Bialleti. Tive que trazer da Itália mesmo. Quanto ao filete de água no reservatório de cima, fiz mas não percebi muita diferença. abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PRODUTO INDISPONÍVEL NO MOMENTO Que tal ser avisado assim que chegar no estoque? É só deixar seu nome e e-mail que a gente te avisa.
Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?