A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Deu-se esse nome em homenagem à cidade Moca no Iêmen, muito famosa pela qualidade de seu café.
Não é exagero dizer que a criação revolucionou o modo de preparar o café e foi graças a ela que o espresso se popularizou na Itália. Segundo a história popular, Bialetti teve um lampejo enquanto observava uma máquina de lavar rudimentar utilizada por algumas lavadeiras. Surgia a moka, uma cafeteira a vapor.
O modelo Moka
A moka é feita de alumínio e sua forma mudou muito pouco dos anos de sua criação até hoje. Apesar de manter o formato semelhante ao original, a cafeteira inovou na sua tecnologia para produzir o café e até ganhou versões coloridas.
De 1933 até os anos quarenta, a produção da cafeteira era à mão e fazia sucesso no mercado local. Após isso, com um toquinho de publicidade, a moka ganhou espaço no modo de produzir café na Itália, e foi super importante na história do país.

Não raro, as pessoas também chamam esse método pelo sobrenome do inventor e as cafeteiras Bialetti hoje são sinônimo de café da melhor qualidade.
Por aqui, ela não foi tão adotada nas casas quanto lá fora, mas a cafeteira italiana é o método mais aceito em comparação aos outros, como a prensa francesa (french press), por exemplo.
A cafeteira italiana prepara espresso ou não?
O café expresso (do italiano caffè espresso), é um método de preparar café através da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído. O café expresso tradicional, em máquina industrial, é feito sob pressão de novecentos a mil quilopascais (nove a dez atmosferas ou bars), o que explica o termo expresso que aqui tem o sentido de exprimir ou espremer.
Nenhuma máquina destinada ao uso doméstico que só precisa ir ao fogo irá produzir pressão suficiente para fazer o mesmo café de uma máquina de cafeterias, ou seja, a moka não é um café espresso no sentido mais literal.
No entanto a cafeteira italiana é uma saída super eficaz para fazer um delicioso café próximo ao expresso em casa e com um preço mais em conta. Porém, se quiser um espresso 100% “verdadeiro”, só nas cafeterias ou comprando uma máquina profissional.
Como Preparar seu café na cafeteira italiana
Chamamos a barista Cecília Sanada para explicar tudo direitinho pra gente, veja no vídeo abaixo!
Erros Frequentes e Pontos de Atenção
Mesmo assim, há alguns erros frequentes na forma de usá-la, aponta a barista, que atualmente trabalha com café no Japão. Segundo ela, costuma-se deixar o café ferver na cafeteira e utilizar moagem de pó inapropriado.
- O correto é uma moagem de grau médio para grosso, pois o pó fino impede a passagem da água
- Adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar que o café se torne amargo.
- Prestar atenção na hora que a água tiver subindo: quando começar a subir, é hora de retirar a cafeteira do fogo.
As Cafeteiras Italianas Bialetti
Considerada por muitos a melhor cafeteira italiana do mundo, as cafeteiras Bialetti deixam o café mais gostoso possível! Apesar de seu preço um pouco elevado (a partir de 176 reais), vale a pena apostar na marca.
Sua qualidade é incomparável, tem uma alta durabilidade e, afinal, ela é produzida na Itália, país de origem desse modelo! Quer coisa melhor?
Separamos alguns modelos para você, veja só:
E na nossa assinatura de cafés especiais, fazemos a moagem dos grãos para ficar um pouco mais grosso que o normal, dando para usar muito bem na cafeteira italiana.
Gostou desse post? Comente!
Aproveite e também dê uma olhada no nosso clube de cafés especiais!
Tenho uma cafeteira italiana, mas recentemente o pó tem subido para a parte de cima. O que pode ser?
Olá Maria, tudo bem?
A moagem deve estar muito fina 😉
Uso uma de aço inox, muito boa por sinal.
Posso colocar o açúcar na parte de baixo?
Olá Márcia, tudo bem?
Não dá não, melhor adoçar depois…
Quero comprar a de 6 xicaras.
Me envia o site dos modelos.
Vcs tem algum desconto ??
Aqui em Portugal foi difícil encontrar a da Bialleti. Tive que trazer da Itália mesmo. Quanto ao filete de água no reservatório de cima, fiz mas não percebi muita diferença. abraços