Como preparar café na cafeteira italiana (Moka)

Cafeteira italiana capa blog

A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Deu-se esse nome em homenagem à cidade Moca no Iêmen, muito famosa pela qualidade de seu café.

Não é exagero dizer que a criação revolucionou o modo de preparar o café e foi graças a ela que o espresso se popularizou na Itália. Segundo a história popular, Bialetti teve um lampejo enquanto observava uma máquina de lavar rudimentar utilizada por algumas lavadeiras. Surgia a moka, uma cafeteira a vapor.

O modelo

A moka é feita de alumínio e sua forma mudou muito pouco dos anos de sua criação até hoje. Apesar de manter o formato semelhante ao original, a cafeteira inovou na sua tecnologia para produzir o café e até ganhou versões coloridas.

De 1933 até os anos quarenta, a produção da cafeteira era à mão e fazia sucesso no mercado local. Após isso, com um toquinho de publicidade, a moka ganhou espaço no modo de produzir café na Itália, e foi super importante na história do país.

Não raro, as pessoas também chamam esse método pelo sobrenome do inventor e as cafeteiras Bialetti hoje são sinônimo de café da melhor qualidade.

Por aqui, ela não foi tão adotada nas casas quanto lá fora, mas a cafeteira italiana é o método mais aceito em comparação aos outros, como a prensa francesa (french press), por exemplo.

A cafeteira italiana prepara espresso ou não?

Bom, depende do espresso que estamos falando. Nenhuma máquina destinada ao uso doméstico que só precisa ir ao fogo irá produzir pressão suficiente para fazer o mesmo café de uma máquina de cafeterias. Então, a cafeteira italiana é uma saída super eficaz para fazer um espresso gostoso em casa e com um preço mais em conta. Porém, se quiser um espresso 100% “verdadeiro”, só nas cafeterias ou comprando uma máquina mais profissional.

Como Preparar

Chamamos a barista Cecília Sanada para explicar tudo direitinho pra gente, veja no vídeo abaixo!

Erros Frequentes e Pontos de Atenção

Mesmo assim, há alguns erros frequentes na forma de usá-la, aponta a barista, que atualmente trabalha com café no Japão. Segundo ela, costuma-se deixar o café ferver na cafeteira e utilizar moagem de pó inapropriado.

  • O correto é uma moagem de grau médio para grosso, pois o pó fino impede a passagem da água
  • Adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar que o café se torne amargo.
  • Prestar atenção na hora que a água tiver subindo: quando começar a subir, é hora de retirar a cafeteira do fogo.

Cafeteiras Italianas Bialetti

Considerada por muitos a melhor cafeteira italiana do mundo, as cafeteiras Bialetti deixam o café mais gostoso possível! Apesar de seu preço um pouco elevado (a partir de 176 reais), vale a pena apostar na marca.

Sua qualidade é incomparável, tem uma alta durabilidade e, afinal, ela é produzida na Itália, país de origem desse modelo! Quer coisa melhor?

Separamos alguns modelos para você, veja só:

E na nossa assinatura de cafés especiais, fazemos a moagem dos grãos para ficar um pouco mais grosso que o normal, dando para usar muito bem na cafeteira italiana.

Gostou desse post? Comente!

 

60 ideias sobre “Como preparar café na cafeteira italiana (Moka)

    • Admin diz:

      Oi Lindaura, tudo bem?
      Lembre-se que você como assinante tem 10% de desconto em nossa loja.
      Aproveite para comprar sua cafeteira italiana 😉
      Bj,
      Renata

    • Admin diz:

      Oi Josina, tudo bem?
      Assista ao vídeo que postamos e aprende como fazer um ótimo café na cafeteira italiana!
      Qualquer dúvida é só falar.
      Um abraço,
      Renata

    • Frederico Grao diz:

      Que bom, Wania! Esperamos que você a aproveite muito! E com um café especial fica ainda melhor, já experimentou com um de nossos cafés?

  1. Paulo Simon diz:

    Tenho – e uso – há bastante tempo uma cafeteira Bialetti (de 6 cafezinhos – aprox. 300ml), mas sempre a deixei no fogo até o café subir todo.
    Após ver o vídeo, segui o conselho da Cecília Sanada e apaguei o fogo assim que o café começou a subir. Não funcionou como ela diz: o café parou de subir na mesma hora, e precisei religar o fogo.
    Será porque minha cafeteira é de um modelo maior do que o que ela usou na demonstração?

    • Fred diz:

      Oi Paulo!

      Acho que o tamanho pode influenciar sim. Da próxima vez, ao inves de tirar do fogo logo quando começar a subir o café, espere ate ele começar a “espirrar” como se tivesse perto de ferver, ai ele deve subir o resto sozinho!

    • HENRIQUE PASTENE PINTO diz:

      Como sua cafeteira é antiga, a borracha d vedação vai perdendo qualidade e perde pressao, troque a borracha e vera q a sua cafeteira ira fumcionar igual a do video

    • Malu diz:

      Ela fez num forno elétrico, no fogão à gás , deve-se desligar quando estiver terminandomde subir, (algumas bielatti com assinatura fa
      zem um barulhinho) apague. Uso há mais de 20 anos. Já tive de todos os tamanhos e a melhor, a meu ver, é a media. A menor de um café não encontro mais. Esse novo modelo para um café não tenho, ainda….

  2. Cassiano diz:

    Tenho a maquininha de moer café e Cafeteira Italiana – curiosidade – o café em grão para máquina de café expresso é bom para cafeteira italiana?

    • Fred diz:

      Olá Cassiano, o grão serve sim para os dois métodos de preparo. O que tem que mudar é a moagem do grão, para a cafeteira italiana a moagem tem que ser mais grossa do que para a máquina de expresso!

  3. claudia diz:

    Comprei minha Moka na Itália, bem como o pó para café também da marca Bialetti , mas agora acabou o pó, preciso de orientação para comprar mais pó, comprei algumas marcas gourmet importadas, odiei o gosto, muito longe do sabor do café italiano, vcs me indicariam um bom pó de café para usar em minha moka?
    Obrigada. claudia

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Claudia! Tudo bem? Minha sugestão é algum lote em nossa loja online que tenha a torra média, acho que vai lhe agradar mais. Ou você pode fazer uma assinatura para provar alguns cafés diferentes nessa torra. Um abraço, Renata

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Adriana, tudo bem? Você não está fazendo nada errado não, o café deve estar um pouco fino demais, por isso está passando. Tentar fazer com um café com a moagem um pouco mais grossa. Um abraço, Renata

  4. Adr diz:

    Oi, Renata
    Não acredito que seja esse o problema , pois comprei um moedor de café que tem seleção de moagem e estou usando moagem grossa.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Estranho Adriana, não era para passar nenhum pó… você verificou se ela está bem fechada, rosqueada até o fim? Outra coisa, você está compactando o pó? o ideal é não compactá-lo.

      Quando o café começar a subir pelo furo central, espere 10 segundos e pode desligar, ele continuará saindo por mais algum tempo após desligado o fogo.
      Um abraço cafeinado.

    • Karl Haddad diz:

      Qual a marca e modelo do moedor? Alguns aparelhos chamados de moedores são na verdade trituradores que utilizam laminas assim há um corte irregular dos grãos, podendo haver particuals mais finas e mais grossas misturadas.

  5. Paulo Ferreira diz:

    Sobre colocar algumas gotas de água na parte de cima, chaleira, essa operação deve ser feitas momentos antes do café subir pela torre.
    Há alternativas de preparo como ao iniciar a saída de água pela caldeira: 1) levanta-se a chaleira, 2) desliga-se o fogo 3) volta-se a chaleira para o fogareiro para que não haja perda de calor da caldeira interrompendo o fluxo de café.
    Considerar que a chama do queimador deve ser menor que o fundo da caldeira.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Oi Alceu, qual a marca da cafeteira que você comprou?
      A Bialetti é a marca pioneira, por ser importada da Itália acaba ficando um pouco cara aqui no Brasil.
      De qualquer forma trata-se de um equipamento simples, não deve ter muita diferença entre as marcas.
      Um abraço.

  6. Carlos Ossola diz:

    Estou para comprar uma cafeteira que faça 12 cafezinhos (600 ml). Quero saber se funciona com o pó normal, que se compra nos supermercados, ou se tem que ser com pó mais grosso. Tenho uma cafeterinha tipo italiana de 300 ml que funciona normalmente, apenas deixando um bocadinho de pó no fundo. Posso esperar de uma com maior capacidade? Grato pela resposta.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá Carlos,
      Via de regra a moagem depende do tempo de contato da água com o pó, quanto maior o tempo de contato mais grossa será recomendada a moagem. Se você pretende adquirir uma cafeteira daquelas que utiliza filtro de papel, então a moagem convencional (fina) é recomendada; se você pretende adquirir uma prensa francesa então sugerimos uma moagem mais grossa.
      A cafeteira italiana (moka), também pode ser utilizada com a moagem convencional.
      Segue abaixo um artigo que escrevemos sobre a moagem ideal para cada método.
      Um abraço cafeinado.

      Moagem

  7. Carlos Ossola diz:

    Muito bem elaborado vossa tabela explicativa, esgotou o assunto, parabéns! Fiquei um expert no assunto. E satisfez minha dúvida. A cafeteira italiana pode funcionar com o tipo de pó vendido normalmente nos supermercados, embora o ideal seria um pó tipo areia – médio. Muito obrigado.

  8. Carlos Ossola diz:

    Tive que me desfazer de uma cafeteira “tipo” italiana (600ml) que demorava a demais para a água fervente completasse o compartimento superior e mesmo assim só o preenchia pela metade. Notei, por comparação com outra de 300 ml, que o tubo por onde passa o vapor é estreito demais. Nas cafeteiras “puro-sangue”, importadas, esse orifício é estreito demais ou mais largo, como na minha cafeteirinha de 300 ml? Muito grato por mais esse esclarecimento.

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Olá Carlos, obrigado pelo comentário.
      Não sei qual cafeteira você possui, portanto fica difícil comparar, mas a que temos a venda em nosso site é a original Bialetti. Não recebemos, até o momento, nenhuma queixa dessa natureza, sobre a água não subir completamente para o compartimento superior. Certifique-se de rosqueá-la até o final, para que ela não perca a pressão durante o processo.
      Um abraço cafeinado.

  9. adriana diz:

    Hola!

    Conheci a cafeteira italiana atraves de uma amiga italiana, ela disse-me que apos usar a cafeteira ao lava-la deveria apenas fazer a limpeza com agua corrente, porque o uso de detergente nao seria aconselhado que alteraria o sabor do cafe. Mito ou verdade?

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Ola Adriana, pensando que os óleos do café podem ficar impregnados nas paredes internas, acredito que lavar com detergente altere sim o sabor da bebida, por remové-los.
      Um abraço cafeinado.

  10. Juliana diz:

    Se eu tiro a cafeteira do fogo assim que o café começa a subir, ele pára de subir. Me ajudem, que será que está saindo errado? Será que minha cafeteira que não é boa? A minha é uma genérica, mais barata. O café sai muito amargo, isso é normal? Também não forma crema nenhuma, em outro blog um cara diz que tem que ter uma crema. Socorro!!

    • Equipe Grão Gourmet diz:

      Oi Juliana, você verificou se a moagem não está muito fina? isso pode dificultar um pouco a passagem da água… quando utilizo a minha eu espero o café subir e encher até a metade do recipiente superior para depois desligá-la.
      Um abraço cafeinado.

  11. Diego diz:

    Olá!
    Eu tenho uma bialletti e comprei o pó de café da marca Orfeu intenso (que infelizmente não diz o grau de moagem) e tenho tido problemas sempre que tento fazê-lo passar pela bialletti. Não sei se é por que esse café possui uma moagem mais fina, mas a bialletti não o passa direito, inclusive ativa a válvula de pressão, produzindo um barulho agudo horrível.

    Queria saber se alguém mais já passou por isso, pois eu utilizo essa mesma bialletti para passar outros cafés de outras marcas e nunca tive esse mesmo problema, somente com os da marca Orfeu.

    Obrigado!

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Diego, tudo bem? Eu nunca fiz com o café Orfeu, mas pode ser sim a moagem dele que está muito fina. Eu sugiro comprar um moedor de café e comprar ele em grãos e fazer a moagem um pouco mais grossa que o moído dele, aí você pode ver se é a moagem mesmo que interfere. Abraços, Renata

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Thiago, tudo bem? Agradeço seu contato e interesse em nossa assinatura de cafés especiais 😉 Sim, nossa moagem é média e serve para cafeteira italiana.
      Um abraço, Renata

      • Thiago diz:

        Obrigado pela resposta! Comecei a me interessar por cafés recentemente, quando minha Moka chinesa começou a subir o pó pelo tubinho, deixando o café (de supermercado) horrível, aí comecei a pesquisar e já descobri que fazia tudo errado! Agora estou adquirindo uma Moka original Bialetti e um café a altura também, muito provável pegarei da assinatura. Obrigado pela vasta gama de informações no site, fiquei horrorizado com a história dos insetos no café.
        Thiago

  12. R L diz:

    Oi, se eu comprar a cafeteira de 300 ml poderei fazer uma qtde menor de café? Por exemplo 150 ml? Ou é necessário sempre a capacidade máxima da cafeteira?

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Olá, boa pergunta! Na cafeteira italiana não dá para fazer menos café que o recipiente dela, infelizmente 🙁 Mas existem modelos pequenos, para fazer 1 café apenas. Um abraço, Renata

  13. Bruno Szortyka diz:

    Ola, gostaria de saber se posso colocar a água já quente(fervida na chaleira elétrica) para agilizar o processo quando estiver com pressa?

    Grato pela atenção.

  14. Paulo Ferreira diz:

    Sugestões pese o volume de água que vai ser colocado na caldeira.
    Pese o café “moído na hora” com uma granulação apropriada para moka.
    Estabelecido a proporção 1:10 (café:água), leve ao aquecimento em fogo “bem baixo”
    Faça toda a operação com a chaleira aberta, se começar espirrar pela torre de efusão já é um indicador que a temperatura estava muito alta.
    O café preparado na moka é extraordinário mas exige pequenas observações e cuidados para extração das propriedades únicas de cada grão.

  15. Henrique diz:

    Você deixou a borracha de vedação na parte superior de propósito? eu pensava que ela vinha como uma peça extra para reposição. Faz alguma diferença usar ela ou não na parte de cima onde sai o café?

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Henrique, tudo bem? A borracha de vedação já vem no lugar certo para usar, não é peça de reposição. Ela faz parte da cafeteira e você deve usar sim. Um abraço, Renata

  16. Karl Haddad diz:

    Eu uso a cafeteira italiana ha muitos anos. Entao me sinto a vontade para dar algumas dicas:
    1- Qualidade do café: Se possivel, adquira os graos e faça a moagem em casa. existem bons moedores mas nao confunda com trituradores que é o mais comum a venda. Trituradores usam lâminas e moedores usam Mó.
    2- Fogo: Use o fogo mais baixo posivel e diferentemente do video espere passar toda a agua antes de retirar.
    3- Temperatura: A água não pode ferver.. se ferver, perdeu seu café. Isso ocorre quando a temperatura está muito alta, quando o pó esta fino ou quando o pó está socado. Se ferver vai cozinhar o pó e não obtera o sabor desejado.
    4- Cafeteira: Compre a cafeteira italiana original. As chinesas são mais baratas, eu já usei, o resultado é bom pra quem quer iniciar mas está longe de ser muito bom, a alça derrete, o pegador de cima quebra, a borracha de vedaçao estraga.. se estiver com pena de levar sua bialleti pra um camping ou pra casa do cunhado, tudo bem.. é descartavel, mas a original vai durar muitos anos.
    5- Por fim a última dica: O café da Moka é muito saboroso, mas não espere dela o café de um espresso, são coisas diferentes. Se quer um espresso compre uma máquina pra isso.

  17. Paulo Kerber diz:

    Karl concordo contigo em tudo. Queria saber qual a mágica do desligar o fogo no momento que começar a subir o café que tantos técnicos insistem em afirmar que continuaria subindo!

  18. Vanda Facchini diz:

    Gostaria de saber porque o café fica tao amargo. Como devo proceder para ele ficar normal, sem o amargor. Obrigada

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Vanda, tudo bem? Pode ser o café que está usando, pois nesse método de preparo o café fica bastante concentrado, a relação café/água é menor que um filtrado, por exemplo. Se o café já tiver amargor, ele será maior na cafeteira italiana. Procure cafés de maior qualidade, que possuem maior doçura natural 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *