Como preparar café na cafeteira italiana (Moka)

Cafeteira italiana capa blog

A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Deu-se esse nome em homenagem à cidade Moca no Iêmen, muito famosa pela qualidade de seu café.

Não é exagero dizer que a criação revolucionou o modo de preparar o café e foi graças a ela que o espresso se popularizou na Itália. Segundo a história popular, Bialetti teve um lampejo enquanto observava uma máquina de lavar rudimentar utilizada por algumas lavadeiras. Surgia a moka, uma cafeteira a vapor.

O modelo Moka

A moka é feita de alumínio e sua forma mudou muito pouco dos anos de sua criação até hoje. Apesar de manter o formato semelhante ao original, a cafeteira inovou na sua tecnologia para produzir o café e até ganhou versões coloridas.

De 1933 até os anos quarenta, a produção da cafeteira era à mão e fazia sucesso no mercado local. Após isso, com um toquinho de publicidade, a moka ganhou espaço no modo de produzir café na Itália, e foi super importante na história do país.

Comercial original da Cafeteira Moka Express
Comercial original da Cafeteira Moka Express

Não raro, as pessoas também chamam esse método pelo sobrenome do inventor e as cafeteiras Bialetti hoje são sinônimo de café da melhor qualidade.

Por aqui, ela não foi tão adotada nas casas quanto lá fora, mas a cafeteira italiana é o método mais aceito em comparação aos outros, como a prensa francesa (french press), por exemplo.

A cafeteira italiana prepara espresso ou não?

O café expresso (do italiano caffè espresso), é um método de preparar café através da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído. O café expresso tradicional, em máquina industrial, é feito sob pressão de novecentos a mil quilopascais (nove a dez atmosferas ou bars), o que explica o termo expresso que aqui tem o sentido de exprimir ou espremer.

Nenhuma máquina destinada ao uso doméstico que só precisa ir ao fogo irá produzir pressão suficiente para fazer o mesmo café de uma máquina de cafeterias, ou seja, a moka não é um café espresso no sentido mais literal.

No entanto a cafeteira italiana é uma saída super eficaz para fazer um delicioso café próximo ao expresso em casa e com um preço mais em conta. Porém, se quiser um espresso 100% “verdadeiro”, só nas cafeterias ou comprando uma máquina profissional.

Como Preparar seu café na cafeteira italiana

Chamamos a barista Cecília Sanada para explicar tudo direitinho pra gente, veja no vídeo abaixo!

Erros Frequentes e Pontos de Atenção

Mesmo assim, há alguns erros frequentes na forma de usá-la, aponta a barista, que atualmente trabalha com café no Japão. Segundo ela, costuma-se deixar o café ferver na cafeteira e utilizar moagem de pó inapropriado.

  • O correto é uma moagem de grau médio para grosso, pois o pó fino impede a passagem da água
  • Adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar que o café se torne amargo.
  • Prestar atenção na hora que a água tiver subindo: quando começar a subir, é hora de retirar a cafeteira do fogo.

As Cafeteiras Italianas Bialetti

Considerada por muitos a melhor cafeteira italiana do mundo, as cafeteiras Bialetti deixam o café mais gostoso possível! Apesar de seu preço um pouco elevado (a partir de 176 reais), vale a pena apostar na marca.

Sua qualidade é incomparável, tem uma alta durabilidade e, afinal, ela é produzida na Itália, país de origem desse modelo! Quer coisa melhor?

Separamos alguns modelos para você, veja só:

E na nossa assinatura de cafés especiais, fazemos a moagem dos grãos para ficar um pouco mais grosso que o normal, dando para usar muito bem na cafeteira italiana.

Gostou desse post? Comente!

Aproveite e também dê uma olhada no nosso clube de cafés especiais!

125 thoughts on “Como preparar café na cafeteira italiana (Moka)

  1. Vallery says:

    Olá comprei minha cafeteira, mas estou tento problemas para a água subir. Não sei se eu fico com medo da pressão e desligo antes do tempo, ou há algo errado. Quanto tempo em regra uma cafeteira Bialetti para três cafés demora para ser concluída, isto quando a mesma já for levada ao fogo baixo?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Vallery, tudo bem? O tempo depende do fogo que está, quanto mais alto, mais rápido. Eu prefiro deixar no mais baixo, você pode deixar a tampa aberta e observar quando começar a sair o café por cima. Não se preocupe que não explodir ;)

  2. Fernanda says:

    tenho uma e fiz uma besteira!! junto a água coloquei açúcar que acabou queimando o fundo sera que sai? to desesperada acabei de casar e ganhei a minha e agora já perdi. triste

  3. Ge says:

    Fernanda, meu irmão fez isso com a minha Moka. Fui deixando de molho na água quente e esfregando com bombril por vários dias. Demorou, mas consegui tirar tudo.

  4. Tati says:

    Uma pergunta: estou em dúvida em comprar a cafeteira de 6 ou 9 cafés. Normalmente costumo fazer cerca de 300 ml de café. Mas às vezes recebo visitas, então teria que fazer maior quantidade. Se eu comprar a cafeteira maior (400ml), posso utilizar cotidianamente fazer uma quantidade menor de café (300ml) do que o volume total da cafeteira ? Isso altera o sabor ou o preparo? Dá certo preparar com a quantidade menor de água? Agradeço.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Tati, o ideal é preparar a quantidade total dela. Melhor você comprar a menor e, quando tiver visita, pode fazer mais de uma vez ;)

  5. Tati says:

    Outra pergunta: vi que tem disponível no mercado a cafeteira em alumínio ou em aço inox. Qual a diferença em relação à bebida que produz? Grata

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Tati, tudo bem?
      A bebida fica igual, a diferença é que a de inox pode ser usada no fogão de indução a de alumínio não.
      Abraços, Renata

  6. jeanete maria garcia dos santos bunn says:

    Ola, onde compra cafe com moagem mais grossa? ou compra em graos, torra no forno e moe no liquidificador?

    • Daiza Fortes says:

      Jeanete, o melhor é você comprar o café em grãos e adquirir um moedor, realizando assim sua própria moagem, de acordo com seu método de preparo. Os nossos cafés já são enviados torrados e temos duas torras (média e média-clara). A torra em casa é possível, mas demanda atenção ao processo, em relação a temperatura do forno e tipo de utensilio usado. Você pode comprar seu café conosco e realizamos sua moagem, de acordo com seu método de preparo. ;)

  7. fabricio says:

    No Starbucks eles vendem o pó com diferentes moagens. Peça moagem para a cafeteira italiana. Depois disso não passa quase nada de pó.
    Pó na medida mas sem comprimir. Com o fogo no mínimo o café ficou muito forte. Com o fogo no médio ficou bem fraco. Gostei com o fogo baixo mas não no mínimo.

  8. Angela says:

    Olá. Gostaria de saber se eu colocar metade da quantia de pó pra fazer só a metade de café, se dá certo?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Angela, tudo bem?
      Nesse caso não dá certo não, tem que fazer com o filtro cheio. Por isso que existem diversos tamanhos dela, desde 1 xícara até 9 xícaras. Um abraço, Renata

  9. marco antonio says:

    Olá. Qual é método(filtro, moka…) que deixa o café mais concentrado?
    Faz sentido coar o café duas vezes pra deixar mais concentrado?

  10. Daniela de Oliveira says:

    Bom dia! Por favor, deixe-me ver se entendi. Eu deixo a tampinha aberta e, quando o café começar a sair, eu já tiro do fogo? Acho que eu faço errado…. eu deixo no fogo até que ela começa a “apitar”, que é quando o café pária de subir. Poderia me esclarecer, por favor? Obrigada

  11. Manuela says:

    Olá Renata, de acordo com o método de preparação com a italiana, espero com fogo baixo ela começar a ferver e gerar o café e desligo.., assim ela para de gerar o café…e para continuar gerando tenho q ligar o fogão. A minha mola não é de alumínio (pois sou alérgica) e sim de aço inoxidável. Teria algo haver?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Manuela, tudo bem?
      Acho que pode ter algo com o fogo. Por ser de aço inoxidável você utiliza fogão de indução?
      Às vezes faça em um fogão tipo industrial de baixa pressão e tenho que colocar uma grelha de apoio para a moka não cair, aí tenho que deixar mais tempo e não desligar logo que começa a subir. Tenho que esperar estar quase cheio o compartimento do café para então desligar. Acho que depende do fogo que está usando, pois pode variar muito…
      Um abraço, Renata

  12. Renato Picelli says:

    Olá, eu retiro a cafeteira logo depois que o café está subindo. No entanto, no final, só sobe uma quantidade muito pequena de café, está correto?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Renato, tudo bem?
      Dependendo do fogão que faço, também acontece isso, aí eu deixo ele por mais tempo até estar quase cheio o recipiente de cima. Deixo a tampa aberta para observar e quando está quase cheio, fecho a tampa e desligo o fogo ;)

  13. Danielli Nascimento says:

    Olá sou a Danielli, eu tenho um moedor em casa que vai do 1 ao 9 e gostaria de saber qual é a numeração certa para cafeteira Italiana?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Olá Danielli, tudo bem? Seu moedor é de lâminas ou é cônico de cerâmica? A granulometria deve estar parecida com uma areia média-fina, que você passe nos dedos e sinta os grãos.

  14. Maria de Lourdes Luciano Fernandes says:

    Ola amigo..estou cm uma dúvida , tenho uma cafeteira italiana e comprei o cafe´gourmet Don, e demora muito para subir..quanto tempo leva para ferver e subir? e o vencimento comprei um pacote de 1 quilo que foi moido na hora, comprei no antesala do shopping da granja .

  15. Maria de Lourdes Luciano Fernandes says:

    Ola amigo..estou cm uma dúvida , tenho uma cafeteira italiana e comprei o cafe´gourmet Don, e demora muito para subir..quanto tempo leva para ferver e subir? outra coisa o vencimento docafe comprado e para um mês? depois disso não é apropriado?
    .

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Maria, tudo bem?
      Esse café está muito fino? Ou talvez precise aumentar um pouco o fogo para ir um pouco mais rápido.
      O importante de ver no café é a data de torra/fabricação, a partir dessa data o café começa a perder algumas características e seu frescor, por isso o ideal é consumir em até 6 meses. Mas dependendo da embalagem dele, se tiver válvula de degaseificação, você pode consumir em 1 ano, mas ele não está em sua melhor “forma”.
      Um abraço, Renata

  16. Raphaella says:

    Oi Renata, eu tenho uma cafeteira dessa porém os grãos acabam saindo no café também, como posso resolver isto?
    Obrigada.

  17. Ricardo Mendes says:

    Olá Sra Renata,
    Tenho uma Bialetti e não encontro pó compatível para ela em minha região, uma amigo que tem fábrica fará para mim.
    Por gentileza poderia me indicar qual a especificidade do pó para eu pedir para ele regular a máquia para moer? ex,: especificidade 0,25, 0,35 , 0,50…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PRODUTO INDISPONÍVEL NO MOMENTO Que tal ser avisado assim que chegar no estoque? É só deixar seu nome e e-mail que a gente te avisa.

No fields found, please go to settings & save/reset fields

Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?