Como preparar café na Prensa Francesa em dez passos

prensa francesa com uma vista bonita

Se você é um apreciador de café, com certeza já experimentou ou, pelo menos, ouviu falar desse método super tradicional para preparar café: a prensa francesa, que alguns conhecem como cafeteira francesa. Para fazer um café na prensa francesa, você precisa de café moído (em uma moagem mais grossa) e água quente (entre 80ºC e 90ºC). Não precisa de filtro de papel, pois o êmbolo da prensa possui uma tela fina que separa o pó da água.  Além disso, por não usar filtro de papel, os óleo do café passam para a bebida, o que resulta em um café com mais corpo e com sabor muito gostoso.

Origens e peculiaridades da Cafeteira Francesa

O primeiro projeto de uma cafeteira francesa nesse estilo foi patenteado em 1852 pelos franceses Mayer e Delforge. Eles não criaram um êmbolo dentro da jarra, portanto, não é essencialmente o que conhecemos hoje.

Ao contrário do que o nome sugere, a prensa francesa (também conhecida como cafeteira francesa ou french press), como conhecemos hoje, foi inventada por um designer italiano, Attilio Calimani, em 1929.

Bom, o projeto mais popular da prensa francesa foi patenteado pelo suíço Faliero Bondanini em 1958 e essa prensa ficou muito conhecida na França, onde foi fabricada como “Chambord”. A popularidade do “Chambord” na França é o que também deu a cafeteira sua identidade francesa.

Bondanini depois comercializou como ‘La Cafetiére Classic’ para o mercado do Reino Unido. A bem conhecida empresa dinamarquesa Bodum tornou-se mais tarde uma distribuidora do Chambord na Dinamarca e comprou os direitos sobre o nome e a fábrica de Chambord. Até hoje a Bodum é muito conhecida por sua lindas prensas francesas como essa que temos em nosso site.

Prensa Francesa Bialetti
Prensa francesa Bialetti 1 lt

Então ela italiana ou francesa? Vamos deixar você decidir, mas o fato é que vamos continuar chamando de Prensa Francesa. A despeito da origem desse preparo, o fato é que ele se tornou difundido mundialmente por conta do saboroso café que proporciona e da facilidade de ser feito, pois não precisa de eletricidade e tampouco de filtro de papel. Dá para levar em viagem e até mesmo passar um cafezinho na mesa de trabalho.

10 Passos e dicas para o preparo de café na Prensa Francesa

Quem ensina o modo ideal de preparo em dez passos é Lucas Salomão, campeão brasileiro de Preparo de Café e barista do Grupo Libermac.

10 Passos para fazer café na Prensa Francesa

Resumo do infográfico

  1. O primeiro passo é escaldar a cafeteira para manter o café quente por mais tempo
  2. Depois adicione o pó, que precisa ter moagem um pouco mais grossa para esse método. O pó fino é apropriado para filtros de papel.
  3. Normalmente, a proporção utilizada é de 8 gramas de pó para 100 ml de água.
  4. Não precisa ferver a água para fazer o café. Esse método é uma infusão. Esquente a água entre 80ºC e 90ºC e coloque na cafeteira
  5. Mexa com uma colher (de plástico ou de madeira para não danificar o vidro da prensa francesa), coloque a parte de cima da cafeteira com o êmbolo todo levantado
  6. Deixe que a infusão do café aconteça por no máximo quatro minutos
  7. Pressione o êmbolo com delicadeza, pois essa peça é responsável pela separação da borra do café que será servido
  8. Coloque o café devagar na xícara para evitar a transferência dos sedimentos finos (pozinho)
  9. Deixe a bebida na xícara descansar por, pelo menos, um minuto, para os prováveis sedimentos assentarem, caso eles tenham sido passados para a xícara
  10. Não deixe o café na prensa francesa por muito tempo depois de pronto. Ele fica amargo em razão do contato com a borra do café.

Vídeo

Se preferir, assista ao vídeo com nosso passo a passo de como preparar o café em sua prensa francesa!

Se você precisa de um ótimo café para sua prensa francesa, conheça nosso clube de cafés especiais!

Se você ainda não sabe onde comprar a sua Prensa Francesa, temos ótimas opções abaixo:

As Melhores Prensas Francesas para Comprar

Oferta!
NOVIDADE
Fora de estoque
R$ 199,90

 

 

 

36 thoughts on “Como preparar café na Prensa Francesa em dez passos

  1. Jones says:

    Bom dia. Sou novo nisso, portanto desculpe-me pela pergunta básica. Existem tipos de cafés em grãos específicos para café expresso e grãos específicos para filtrado (como a French Press)? Não me refiro à moagem, a gramatura, mas sim ao tipo de grão em si. É comum encontrarmos escrito nas embalagens que determinado grão é específico para expresso. Obrigado

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Jones, tudo bem? Agradeço sua pergunta e digo que não existe um tipo de café específico para a prensa francesa. Você pode (e deve) fazer o mesmo café em diversos métodos diferentes e em cada um terá uma bebida um pouco diferente 😉

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Ana, tudo bem? Você pode encontrar café com moagem mais grossa em algumas cafeterias. O melhor mesmo é comprar o café em grãos e fazer sua própria moagem. Um abraço, Renata

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Pedro, tudo bem? Não é necessário um tipo diferente de café, o que precisa é de uma moagem um pouco mais grossa dos grãos 😉 Um abraço, Renata

  2. David Marques says:

    Alguem sabe me dizer se com o moedor manual eu consigo o grão um pouco mais grossa para a prensa francesa?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Davi, tudo bem? Sim, com o moedor manual você consegue algumas moagens diferentes, inclusive para prensa (moagem mais grossa) até para espresso (moagem mais fina) 😉 Um abraço, Renata

      • Gabriel Pelizari says:

        Mas muitas vezes é mais interessante fazer no manual, especialmente para quem é apaixonado por café, traz uma sensação de maior envolvimento no processo e é mais prazeroso do que simplesmente colocar numa maquininha, salvo casos em que se está com pressa rsrs.

  3. Gilson says:

    Olá. Esta moagem mais grossa para prensa francesa. Existe um moedor especifico para moagem mais grossa? Tenho um elétrico, porém fica bem fina a moagem, uso na cafeteira expresso esta moagem. Se existe um moedor para deixar mais grossa a moagem, onde encontro? E o café em grãos. Quanto tempo posso armazená-lo? Obrigado.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Gilson, tudo bem? Não existem um moedor específico, você tentou moer menos tempo com o seu de lâminas? Ligar moer um pouco, desligar e dar uma chacoalhada e moer mais um pouco? Com o de lâminas fica mais difícil o controle da granulometria. Existem os elétrico com regulagem para 60 níveis de moagem, mas custam mais caro e os manuais, que regulam bem a moagem, mas são para moer quantidades pequenas de café, para 1-2 pessoas.
      Veja aqui um post sobre como escolher um moedor de café: https://www.graogourmet.com/blog/como-escolher-um-moedor-de-cafe/
      Sobre o café em grãos, o ideal é consumir em 1 mês após aberto, mas ele não perde a validade rápido, mas o com o tempo vai perdendo as características sensoriais. Após abrir o pacote, tente consumir em até 2 meses. Um abraço, Renata

  4. Lauro says:

    Sabe me dizer se esse tipo de preparação é o melhor? Qual seria o melhor método para o café “perfeito” ou ideal?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Lauro, tudo bem? A ideal é a que você mais gostar, não tem regras. Demos uma receita, você pode fazer e alterar algo para lhe agradar mais. Tem que testar 😉

  5. Matheus says:

    Oi pessoal, tudo bem?

    Em algumas publicações de sites externos (como o Perfect Daily Grind) e cursos da SCA (como o de Brewing) fala-se em uma melhor extração de 6-8 minutos. O que tenho lido a respeito é que 4 minutos é o mínimo aceitável para extração. O que acham sobre essa discussão?

    Abraços

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Matheus, tudo bem?
      Acho que você pode usar o tempo que quiser, 4 min é o mínimo mesmo.
      Veja esse vídeo com uma maneira diferente de fazer o café na prensa e com maior tempo de infusão.
      Eu testei e gostei bastante: https://youtu.be/st571DYYTR8
      Um abraço,
      Renata

  6. Graciane says:

    Minha cafeteira veio toda desmontada, poderia me informar qual a ordem das peças encaixadas no embolo? Agradeço desde já!

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Evaneide, tudo bem? Você pode usar qualquer pó de café sim, mas fica melhor com a moagem um pouco mais grossa.
      Um abraço, Renata

    • Zenon says:

      Olá Evaneide!
      Você já se informou em alguma cafeteria da sua cidade? Em geral as cafeterias vender café em grãos e você até pode pedir para eles moerem na hora, o que não é uma boa ideia. Até a Starbucks está vendendo café em grãos. O ideal é que você compre um moedor manual com lâminas de cerâmica que você encontra na faixa dos R$ 40,00 e moer os seus grãos na hora. Não dura mais que 2 minutos, pois você só vai moer o que precisar.

  7. Paulo Ricardo says:

    Bom dia, gostaria de saber qnto tempo posso armazenar o pó do café para consumo?? Deixo ele na geladeira pois consigo sentir mais o seu sabor por mais tempo, mas não sei o tempo máximo para armazenamento

  8. Marcos Araújo says:

    Bom dia. Minha dúvida é sobre o ponto correto da torra para a prensa francesa. Já ouvi dizer que a torra tem que ser mais intensa. É verdade? Quais marcas e ponto de torra que vocês indicam? Grato

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Marcos, tudo bem? Não existe uma torra melhor para a prensa francesa ou qualquer outro método. A torra depende do gosto de cada um, se você gosta de um café mais intenso, deve escolher uma torra média ou escura. Se prefere um café mais doce e suave, a torra mais clara.

  9. eduardo says:

    Tudo bom?
    posso fazer uma quantidade menor que o tamanho da cafeteira? por exemplo, uma de capacidade de 1 litro, fazer 300mL somente? na cafeteira italiana não da para fazer assim, essa prensa tem essa mesma limitação?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Olá Eduardo, tudo bem?
      Na prensa você pode fazer a quantidade que quiser, na italiana não 😉
      Abraços,
      Renata

  10. Victor says:

    Parabens pela matéria Renata!
    Estou tendo dificuldades para achar cafe no supermercado de moagem grossa. Nas embalagens geralmente não vem escrito o tipo de moagem. Vejo muito falando de intensidade e corpo, mas nada sobre moagem. A especificação da moagem tem alguma outra nomenclatura nas embalagens? Como identificar a moagem na embalagem fechada?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Olá Victor, tudo bem?
      Geralmente vem como moagem fina, média ou grossa. Mas no mercado acho difícil encontrar, melhor comprar em cafeterias especializadas ou mesmo no nosso site, só pedir moagem mais grossa para a prensa 😉

  11. Helbin says:

    Ei, Renata!
    Suas dicas foram ótimas. comprei um moedor e prensa recentemente (ambos da Hamilton Beach) e mesmo moendo o grão na opção “Prensa”, o café tem ficado com bastante borra no fundo da xícara/caneca.

    Achava que pudesse ser o grão que estou usando, mas vi em uma de suas respostas à comentários que não é isso.

    Faz algum sentido peneirar o café moído após a moagem (e reservar o pó fino para outro tipo de preparo)? será que resolve o problema da borra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?