Conheça a origem do café e sua história

Você, provavelmente, toma café todos os dias. Mas já parou para analisar e conhecer a sua história? De onde ele vem, como ele chegou aqui e como o Brasil conseguiu ser conhecido mundialmente através da produção do Café arábico?

O café é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da Etiópia. Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia, é quem originou o nome de Café. Segundo reza a lenda, um pequeno pastor começou a perceber que suas cabras ficavam diferentes, alteradas, quando comiam determinada folhagem (que era a planta de café).

Saindo da Etiópia e indo diretamente para a Arábia, os árabes tentaram manter o privilégio, já que a planta era considerada milagrosa e tinha um papel social muito importante, devido ao seu uso medicinal utilizado na época, para cuidar e curar vários males. Saindo da Arábia, o café foi levado diretamente para o Egito, ainda no século XVI e um pouco mais tarde, chegou a Turquia.

Colhedores de Café, Costa Rica

Já na Europa, ele chegou no século XVII e foi produzido, primeiramente, na Inglaterra e na Itália. Lá o café era consumido por todas as classes sociais, incluindo os intelectuais da época. Pouco tempo depois, ele invadiu outros países como Suíça, Holanda, Alemanha, França e Dinamarca.

E no Brasil?

Mudas do Jardim Botânico de Amsterdã chegaram na Guiana Francesa (Onde hoje é o Suriname). A partir desse plantio, o Sargento Francisco de Mello Palheta transportou uma muda para o Brasil, chegando até a cidade de Belém, no Pará, ainda em 1727.

Como sabemos, em Belém a cultura do café não se difundiu bem devido ao clima e logo depois, foi transferida para o Maranhão, chegando ao estado do Bahia em 1770. Em 1774, essas sementes chegaram ao Rio de Janeiro, sendo semeadas na Chácara Convento dos Frades Barbadinos. E de lá, espalhou-se para os demais estados: Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

História do Café, preparação das sacas- Brasil

Brasil e o Ciclo do café

Como estudamos nas aulas de história, o ciclo do café foi de suma importância para a a economia brasileira entre os anos de 1800 a 1930. O cultivo e sua exportação foi um verdadeiro marco divisor na história do nosso país.

Foi neste período que a região do Vale do Paraíba acabou por concentrar toda a produção de café no nosso país. O Vale do Paraíba ficava localizado entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Eles se tornaram uma verdadeira influência para a economia, já que o grão estava em alta no mercado internacional. O Vale predominou no cultivo de café durante muitos anos. Excelentes condições climáticas, mão de obra escrava e a geografia perfeita contribuíram para o sucesso dessa empreitada.

Contudo, passado a predominância do plantio do café no Vale, outros estados passaram a produzir café. Entre os destaques maiores, encontram-se o interior paranaense e o interior paulista.

1929, a grande crise econômica dos EUA, também conhecida como a Grande Depressão de 29, influenciou negativamente na economia brasileira, fazendo com que a safra sofresse desvalorização, fazendo com que tivéssemos um estoque absurdo do produto, gerando um grande rombo para a economia local.

Que tal conhecer nosso clube de assinaturas?

15 thoughts on “Conheça a origem do café e sua história

  1. Ronaldo Willians Abreu Araujo says:

    Boa noite, quero receber muitas informações do café tipo:
    Tipos de bebidas
    consumo percapto
    como sao feitos os blends
    e mais informações
    como faço para receber cotações diária do mundo do café
    aguardo

  2. Samuel Silva says:

    Eu gostaria de saber como chegou-se à conclusão de que seria proveitoso todo o processo de secagem, limpeza, torrefação e moagem do café para o consumo humano.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Samuel! Nossa, sua dúvida é muito complexa! Como acontece com outros produtos, como chocolate, algumas pessoas foram inventando processos e formas de consumir ao longo da história, até virar algo estabelecido, como o café 😉

  3. Maurício Araujo says:

    Minha dúvida. Como o ser humano descobriu que tinha de colher o fruto maduro (vermelho) e colocar num terreno ao sol para secar, depois de seco teria de descascar, colocar numa torradeira até ficar bem torrado ou preto e finalmente teria de moer o fruto torrado para fazer o pó de café. Como ele teve essa ideia?
    Acho que ninguém sabe. Não deve ter registro disso na história.

  4. Marcelo Soares says:

    Parabéns, muito bom o texto…
    Só um comentário:
    Onde no texto diz Guiana Francesa, o correto não seria Guiana Holandesa? Pois Guiana Francesa existe até hoje.

    Sucesso.

  5. Eric Schunk Schwambach says:

    Ótimo texto. Só complementando que o Espírito Santo é o maior produtor de Conilon do Brasil responsável por quase 70% da produção, também somos o 3º maior produtor de Arábica do país, com produção nas regiões de montanha, nos municípios de Brejetuba, Castelo, Domingos Martins, Afonso Claudio etc, com altitudes que variam de 700 a 900 metros aproximadamente, com clima ameno e excelente qualidade do solo.

  6. Rosa says:

    Boa noite! Sou apreciadora desta bebida tradicional para nós, quero receber informações, sugestões e receitas do café.

  7. Laerte Mazeto says:

    Gostaria de entrar em contado com Monique Carvalho, autora do texto “Conheça a origem do café e sua história”. Obrigado.,

  8. hadassa says:

    Eu sou uma criança, mais vocês devem estar se perguntando, porque uma criança está pesquisando o café, eu quero aprender um pouquinho do café, é que o café ele quase viajou o mundo inteiro e até que o café não e tão amargo e forte eu gosto, mas não é toda criança que que gosta de café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PRODUTO INDISPONÍVEL NO MOMENTO Que tal ser avisado assim que chegar no estoque? É só deixar seu nome e e-mail que a gente te avisa.

No fields found, please go to settings & save/reset fields

Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?