Café Bourbon

Entre as variedades do café que com certeza devem ter entrado em sua casa e na sua xícara, a mais popular no mercado cafeeiro é a Bourbon, um grão altamente consumido pelo mundo todo. Apesar de conquistar o paladar brasileiro há pouco tempo por sua doçura natural, ele tem muita história por aqui: o café é plantado no Brasil há quase 150 anos!

Por coincidência ou não, a origem deste grão remonta uma ilha chamada Bourbon. Segundo a própria ABIC, por volta de 1715, o rei francês Louis XIV havia recebido de presente de alguns holandeses um pé que acabou por ser cultivado em uma estufa da cidade de Versailles. Quando deu seus primeiros frutos, algumas mudas foram levadas para a ilha de Réunion (na época, ilha de Bourbon), onde prosperaram e foram batizadas com o nome do local.

Cerca de 100 anos mais tarde, um navio aportou no Brasil trazendo consigo algumas mudas da nova variedade de café e que foram adquiridas pelo cafeicultor Luiz Pereira Barreto – grande responsável por introduzir o Bourbon por aqui. Apesar de desconhecer a variedade, o produtor notou grandes diferenças entre ela e os “cafés comuns” plantados por aqui.

Foi então que Luiz resolveu verificar o que era realmente aquele novo grão. Em visita a Bélgica, Luiz conseguiu comparar seu café com um até então estudado por lá. O nome? Café Bourbon, é claro. Ali, o produtor teve a certeza da origem e das características de seu raro produto na época.Hoje, essa varietal é largamente produzida com excelência em regiões como Cerrado Mineiro MG (como é o caso dos grãos da fazenda Dona Neném ou a fazenda pântano) e consumido nos quatro cantos do país.

Nosso muito obrigado ao Dr. Luiz, ao rei Louis XIV e a todos que deram “uma mãozinha” para que esta variedade sem igual de café chegasse ao Brasil. A eles, um brinde!

Por Lucas Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *