Dicas para uma delicada mesa de café da manhã de Natal

Bolo de natal com enfeite e cerejas em volta

Texto/Produção de fotos: Janice Kiss

Não precisa de luxo. A mesa de café de manhã do Natal não é para ser decorada com a mesma pompa e fartura da ceia. Mas é importante que ela seja posta com alguns caprichos. “Faz parte de um ritual bacana que muita gente pula”, diz Claudia Pereira Ribeiro Pixu, editora da revista Casa e Comida.

Segundo Pixu, uma xícara com bola de natal ou um bolo enfeitado sobre a mesa, entre outros detalhes, tornam o dia especial logo ao acordar. “São delicadezas”, comenta ela.

Esse é o clima das manhãs de Natal que Tatu Damberg, proprietária do estúdio Mixirica, proporciona a sua filha Alice, de sete anos. “É uma ocasião criada especialmente para ela, para que se lembre quando crescer”, afirma. Na mesa matutina de mãe e filha não faltam café com leite, mini-panquecas (pankukas) e biscoitos (piparkukas), herança da família vinda da Letônia.

caféA beleza das pequenas coisas – Por sinal, “cuidar do Natal” desde o café da manhã é um costume que os pais de Tatu ensinaram a ela e aos irmãos. “O Natal nunca foi restrito a uma só refeição. Era toda uma época festiva e mágica, que sempre deixava saudades no ano todo”, recorda.

Essa sensação de um período especial sempre foi marcante na casa da designer Larice Peskir. A mãe, Sílvia Peskir, fazia questão de mudar a decoração, plantar begônias vermelhas no jardim e cuidar de cada detalhe. “Ela nos deixou esse bonito ensinamento entre tantos outros”, diz.

A mesa de café da manhã da família é posta com louça bonita e com itens nas cores vermelho e verde”. “Ela não é menos importante que a da ceia ou do almoço”, analisa. Para Larice, delicadezas como essas (em maior ou menor proporção) podem estar presentes em qualquer época do ano. “Elas alegram o nosso dia a dia”, acredita.

Imagens: Érica Takano (arquivo pessoal)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *