9 fatos científicos que todo apaixonado por café deveria saber

Provavelmente você já tomou, pelo menos, uma xícara de café hoje, talvez até duas… É a bebida popular mais consumida no mundo e com certeza muito querida no Brasil, mas o que você não sabe é que já foram feitos vários estudos que demonstram os benefícios do consumo de café para o nosso organismo, então confira!

Além do café acelerar o nosso metabolismo, melhora (e muito) a concentração e estimula o funcionamento da nossa memória. Se você é um apaixonado por café, com certeza precisa estar atento a essas descobertas incríveis que só estimulam ainda mais o consumo deste.

Melhor horário para tomar café

Sim, você não precisa tomar café ao acordar. Isso porque o nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol quando despertamos. Esse é liberado, em sua grande maioria, quando saímos da cama, ao levantar. Esse hormônio promove a sensação de alerta em nosso corpo. Trocando em miúdos, isso quer dizer que tomar café ao acordar é nada mais do que um desperdício de cafeína rs.

Se você acorda às 8h, tome café após às 9h, assim o cafezinho vai te dar uma energizada quando seu cortisol já está caindo…. no período da tarde, o ideal é que você tome café entre 13h30 e 17h.

O composto químico presente na cafeína é similar ao neurotransmissor do sono

Durante o dia, o nosso corpo acaba produzindo naturalmente níveis de adenosina, que é um neurotransmissor que regula a função cerebral. A cafeína presente no café limita esses receptores com a mesma função de controlar a intensidade do sono que você sente. E por acaso do destino, o composto de ambos é bastante similar.

O café ajuda a prevenir Alzheimer

Segundo a Faculdade de Medicina de Lisboa, o consumo frequente de café pode retardar os sintomas do Alzheimer, além de contribuir, também, para doenças como a depressão, a diabetes tipo 2 e o temido Parkinson.

Conheça a Cafeína, vencedora até de prêmios de fotografia

A cafeína, presente no café, forma de maneira natural pequenos cristais de 40 micrômetros de tamanho. A foto venceu o prêmio de fotografia científica de 2012 ao mostrar tal fato de um ângulo jamais visto!

Café pode nos deixar viciados

Essa informação, nós já sabíamos, né?! Quanto mais café nós consumimos ao longo dos anos, mais chances de alteração na química do cérebro nós temos. Quando ingerimos café, os receptores de adenosina são liberados e, de forma automática, você precisará beber mais café para conseguir conectá-los. Esse processo poderá causar dependência e sintomas de abstinência, como a fadiga, as dores de cabeça, a irritação e o cansaço.

Tempo de efeito da cafeína

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Barcelona, na Espanha, ficou comprovado que após 10 minutos que demos o primeiro gole de café, a cafeína atinge metade de seu poder máximo, o que é suficiente para que o seu corpo consiga sentir os primeiros efeitos. 45 minutos depois, ela consegue atingir o nível máximo, que é o suficiente para deixá-lo muito mais alerta! Dependendo do seu organismo e da velocidade que ele a consome, esse efeito consegue perdurar por até 5 horas.

As abelhas amam café

Você sabia que os néctares de algumas flores também possuem cafeína? Elas atraem abelhas e de quebra, conseguem até melhorar a memória do inseto, segundo estudo publicado no periódico Science.

Fora a cafeína, há outros compostos que melhoram a sua saúde

Como os antioxidantes que atuam como defensores do nosso corpo contra todos os males de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, por exemplo. Além disso, são associados a problemas cardíacos e câncer.

Tomar café ajuda nas dores de cabeça

Quem sofre de enxaqueca, por exemplo, tomar uma xícara de café pela manhã consegue aumentar o estímulo e prevenir a crise. Não é a toa que a maioria dos medicamentos contra dores de cabeça são a base de cafeína… se tiver com dúvida veja nos rótulos dos medicamentos 😉

E aí? Você sabia dessas curiosidades? Escrevendo pra vocês, deu até vontade de tomar uma xícara de café. Aproveite e veja a seleção do Grão Gourmet para os apaixonados por café!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *