Um bom papo acompanhado de muito café fresquinho. Esse é nosso convite para você que sempre quis encontrar a equipe do Grão Gourmet e nunca teve essa oportunidade. Estaremos nos dois dias do Festival Santos Café 2016 (09 e 10 de julho) servindo três tipos diferentes de café. “Com a degustação gratuita nesses dias, queremos apresentar nosso trabalho com pequenos produtores e conhecer melhor as pessoas. Tudo isso num cenário histórico e com uma programação bem bacana para quem adora a bebida”, explica a idealizadora do Grão Gourmet, Renata Kurusu.
A cidade de Santos, que abriga o maior porto do Brasil e é a principal porta de saída dos cafés produzidos no país, receberá os visitantes com muitas atrações grátis. Segundo a organização do evento, a expectativa é de registrar o mesmo sucesso do ano passado e receber um público de 37 mil pessoas.
Pelo segundo ano consecutivo, o Grão Gourmet estará lá com a xícara pronta para te receber. “Vamos servir cafés da Fazenda Ponte (Chapada Diamantina), da Fazenda Boa Sorte e Londrina (Cerrado Mineiro) e da Fazenda Trapia (Mantiqueira de Minas. Todos coados na V60”, conta Renata.
Para quem ainda não conhece o perfil dos grãos fornecidos pela assinatura, essa será uma ótima chance para degustar e conversar conosco. “Quem quiser levar um pouco do Grão Gourmet para casa, teremos alguns pacotinhos para venda”, diz.
Santos e o café
Se você ainda não conhece a cidade, saiba que ela foi e ainda é muito importante para a cafeicultura brasileira. O centro de Santos conta com diversos prédios antigos, onde funcionaram armazéns, corretoras de café e torrefações. A antiga Bolsa do café, que hoje abriga o Museu do Café, está com atrações imperdíveis e o bondinho turístico da cidade apresentará a cidade com muito charme.
Além de servir ótimos cafés, a expectativa da equipe Grão Gourmet é conversar com as pessoas, partilhar conhecimentos e espalhar o café especial por Santos. Para aproveitar toda a programação nossa sugestão é chegar mais cedo. “Vá com calçado confortável para andar pelas ruas de paralelepípedos e prepare-se para tomar muitos cafés deliciosos. Bora tomar um café?!”, convida Renata.
Abaixo, segue a programação completa (divulgada pela Revista Espresso):
8 de julho (sexta-feira)
Centro Histórico
18h – Happy Centro (vários locais, parceria com restaurantes e bares do Centro Histórico)
Museu do Café
18h – Abertura Oficial do Festival Santos Café
Entrega da restauração da Sala do Pregão (vitral de Benedicto Calixto, no teto, e mobília)
18h às 21h – Visitação noturna
18h30 – Homenagem a Eduardo Carvalhaes
18h30 às 20h – Café com Música
Marcos Paulo & Patrícia Nóbrega (MPB, Bossa Nova e Jazz)
Palco da Rua XV com a Rua do Comércio
20h – Paula Lima & Banda (show)
9 de julho (sábado)
Bulevar da Rua XV
11h – Quarteto de Cordas Martins Fontes
Bulevar da Rua XV, Estação do Valongo, Praça Mauá e Rua do Comércio
12h às14h – Estátuas Vivas
Casa da Frontaria Azulejada
11h às 17h – Degustação de cafés especiais, Exposição ‘Do café ao cafezinho’, Projeto ‘Alameda do Café’ e Espaço Leia Santos
12h – Teatro Infantil – ‘Amor por Amexins’
14h – Grupo de Violões da Secult
15h – Dança de Cadeira de Rodas
16h – Balé da Cidade de Santos
Centro Histórico
12h – Feijão com Arte, em parceria com restaurantes
Construtora Phoenix (Rua XV)
11 às 18h – Exposição ‘Coffee Break – Diálogos sobre o Café’, com vários artistas e coordenação do Eikones Escritório de Arte
Estação do Valongo
11h – Ensaio Orquestra de Rua
14h às 16h – Estátuas Vivas
17h – Apresentação Orquestra de Rua
Museu do Café
10h30, 12h, 15h e 17h – Visitas ao Centro de Preparação de Café com degustação de três tipos de café gourmet (20 pessoas por turma; visitas com cerca de 45 minutos de duração)
Valor: R$ 6,00 – ingressos na bilheteria
11h às 17h – Espaço Café com Leite
Espaço infantil lúdico com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros.
15h – Programação Infantil – Cantadores de Histórias
Cantorita e Tonho contam histórias do café e da cidade de Santos, com muita música, rima e brincadeiras antigas.
16h – Oficina de Artesanato com Cápsulas de Café, com a artesã Silma Valverde
Distribuição de senhas, na bilheteria do museu, 1 hora antes do início da programação.
18h às 21h – Visitação Noturna
Museu Pelé
11h – Oficina Gastronômica ‘Risoto à Base de Café’ (UniSantos), com o chef Bruno Justo, do Estação Bristô Restaurante-escola (Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa)
15h às 17h – Palestra ‘Uso do café em sobremesas’ (Senac) – brigadeiro de café com banana caramelada, com Margot Lambert
Bate-papo sobre o uso de ingredientes regionais em preparações gastronômicas, demonstração da produção do brigadeiro de café e degustação (Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa)
Palco da Rua XV com a Rua do Comércio
13h – Roda de Samba com Grupo Ouro Verde
15h – Didi Gomes canta Cartola, com Grupo Aqui tem Choro
17h – Divas do Rock & Blues – Carla Mariani & Banda
19h – Tony & Izzy Gordon (blues e jazz), com participação especial de Will Gordon, vocalista da Banda Jamz
Praça Mauá
11h – 1º Pedal Retrô de Santos & Região – passeio ciclístico a caráter e exposição de bicicletas antigas
11h, 14h e 16h – Walking Tour, com monitoria de guia de turismo
11 às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos
12h – Murilo Lima (MPB/Pop Rock)
14h – Escola Guitarra Leão (SP)
10 de julho(domingo)
Bulevar da Rua XV
12h – Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas
Bulevar da Rua XV, Estação do Valongo, Praça Mauá e Rua do Comércio
12h às14h – Estátuas Vivas
Casa da Frontaria Azulejada
11h às 17h – Degustação de cafés especiais, Exposição ‘Do café ao cafezinho’, Projeto ‘Alameda do Café’ e Espaço Leia Santos
12h – Trupe Olho da Rua (teatro infantil)
13h – Dança de Rua Infantil (vários grupos)
15h – Grupos de violino da Secult
16h – Balé da Cidade
Construtora Phoenix
11 às 18h – Exposição ‘Coffee Break – Diálogos sobre o Café’, com vários artistas e coordenação do Eikones Escritório de Arte
Museu do Café
11h às 17h – Espaço Café com Leite
Espaço lúdico para crianças, com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros.
12h – Métodos de Preparo do Café
Baristas apresentam diferentes formas de extração da bebida mais famosa do mundo
Local: Cafeteria
15h – Minibarista (programação infantil)
Crianças aprendem o latte art, técnica de desenho na superfície do café com leite
16h – Dica do Barista
Baristas explicam como preparar um bom café e degustação diferentes tipos da bebida
Museu Pelé
11h – Oficina de Coquetelaria (Unimonte) – Preparação do drink ‘Terráqueo’, criado por alunos do curso de Gastronomia da universidade, com os baristas Douglas Dante e Fabiana dos Santos Nascimento, da Unimonte. (Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa)
Praça Mauá
11h, 14h, 16h – Walking Tour, com monitoria de guia de turismo
11h às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos
12h – Kleber Serrado & Choro de Bolso
14h – Diego Alencikas Trio (MPB)
16h – Banda Querô – Arte no Dique (percussão)
Palco da Rua XV com Rua do Comércio
14h – Julinho Bitencourt Trio (MPB)
18h – Show de encerramento com a Big Time Orchestra
Imagens: Roberta Seba e Divulgação Café Editora