Nada de gravata, acessório de carro ou um abraço apertado! Por tudo que seu pai já fez por você na vida, ele merece um presente criativo. Que tal?! Para celebrar esse dia especial com o papito, caprichamos e escolhemos simplesmente os melhores cafés do Cerrado Mineiro.

Arrematamos o primeiro, segundo e terceiro lugar do concurso de qualidade III Prêmio da Região do Cerrado Mineiro na categoria natural (seco com a casca)! Organizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, esses cafés exclusivos são os melhores da safra 2015/2016 e podem ser o presente ideal.

Para agradar gregos e troianos, preparamos dois kits Grão Gourmet imperdíveis (para comprar, acesse aqui).

dia dos pais3Com esse, você pode presentear seu pai com 250g do melhor café do Cerrado Mineiro da safra 2015/2016. Literalmente, o melhor! Ele conquistou o primeiro lugar do concurso com seus 88,13 pontos na escala SCAA! Esse foi o trabalho e muita dedicação de um ano inteiro do produtor Edson Minohara, da fazenda Nova Casa Branca.

Nele, praticamente um buquê de flores de laranjeira e frutas amarelas tropicais pode ser degustado na bebida final. Sabor intenso de garapa, licor de cacau e manga. Acidez fosfórica e marcante, corpo cremoso e finalização longa e agradável.

O primeiro colocado no III Prêmio da Região do Cerrado Mineiro na categoria natural pode ser do seu pai – ou seu se você não resistir, pode ficar com o presente 😉 #maldade

Para dar um toque especial, embalamos em um saco de juta para que até o embrulho seja tematizado. Saiba mais sobre esse café e esse produtor, acesse aqui.

Promo Dia Dos PaisNesse “kit ostentação”, seu pai vai receber com exclusividade os três melhores colocados do concurso de qualidade do Cerrado Mineiro. Isso mesmo! Para o melhor pai do mundo, nada menos que cafés únicos. Três pacotes de 250g do primeiro (com 88,13 pontos), segundo (87,06 pontos) e o terceiro (com 85,94) lugares do III Prêmio da Região do Cerrado Mineiro na categoria natural.

Fizemos questão de arrematar essas sacas para oferecer com exclusividade. Afinal, não é sempre que se garante cafés tão graduados como esses. Um jeito criativo e despojado de surpreender seu pai no próximo Dia dos Pais, não acha? Com esse mimo, você sempre estará presente na hora do café com o papai. Para garantir o seu, acesse aqui.

Sobre os cafés e os produtores
1º Colocado – Edson Minohara (fazenda Nova Casa Branca)

A cultura do café é para Edison Minohara a continuação de uma história centenária de sua família e uma forma de manter viva as tradições de seus antepassados. Seu avô, por exemplo, veio do Japão para trabalhar como colono em uma fazenda cafeeira.

Rigor nos processos, manejo correto da lavoura, busca da perfeição aliados as excelentes condições climáticas da região fazem a receita de sucesso desse produtor, que conquistou o 1º lugar na categoria Natural no III Prêmio Região do Cerrado Mineiro.

1 Colocado – Edson Minohara fazenda Nova Casa Branca

Ficha Técnica:
Região de origem: Cerrado Mineiro, Ibiá, MG
Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho
Processo: Natural
Altitude: 926,5 m
Peneira: 15/16
Pontuação: 88,13 pontos na escala SCAA

Notas: Fragrância de flor de laranjeira e frutas amarelas tropicais. Sabor intenso de garapa, licor de cacau e manga. Acidez fosfórica e marcante, corpo cremoso e finalização longa e agradável.

2º Colocado – Ismael Jose de Andrade (fazenda São Silvestre)
Os irmãos Andrade, Ismael, Eduardo e Maria do Carmo fundaram a Andrade Bros, uma Estate Coffee especializada na produção de cafés especiais. Há mais de 100 anos na atividade e há 40 no Cerrado Mineiro, eles são pioneiros na cultura que encontrou no Cerrado Mineiro condições ideais para a produção de cafés de alta qualidade. E tudo isso pode ser seu!

2 Colocado – Ismael Jose de Andradefazenda São Silvestre

Ficha Técnica:
Região de origem: Cerrado Mineiro, Serra do Salitre, MG
Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo
Processo: Natural
Altitude: 1207,5 m
Peneira: 16/17
Pontuação: 87,06 pontos na escala SCAA

Notas: Fragrância de cacau e caramelo com toque de flor de sal. Sabor intensamente doce, licor de nozes e mel trufado. Corpo denso e licoroso, finalização prolongada.

3º Colocado – Rafael Ribeiro Vinhal (fazenda Recanto)
Afonso Maria Vinhal, natural da cidade de Carmo do Paranaíba/MG, iniciou sua história na cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro em 1988. Para ele, seu grande desafio e motivação é aliar a produtividade, qualidade do café que produz e a preocupação com o meio ambiente, produzindo sempre de maneira sustentável. É por isso que ele tem uma constante cuidado que vai desde os tratos culturais até a colheita, principalmente com o rigoroso processo de secagem e preparo dos cafés.

Sua fazenda – Recanto –, localizada no Município de Serra do Salitre, possui uma área plantada de 170 hectares com produtividade média de 65 sacas por hectare. Nela, são cultivadas as espécies Catuaí, Topázio e Icatú amarelo.

3 Colocado – Rafael Ribeiro Vinhal fazenda Recanto

Ficha Técnica:
Região de origem: Cerrado Mineiro, Serra do Salitre, MG
Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo
Processo: Natural
Altitude: 938 m
Peneira: 15/16
Pontuação: 85,94 pontos na escala SCAA

Notas: Fragrância de frutas roxas maceradas e manteiga de cacau. Sabor de chocolate com amêndoas e frutas amarelas. Acidez cítrica média, corpo amanteigado e finalização longa e prazerosa.

Mesmo se pai não tem o café em sua rotina, esse pode ser o presente de iniciação no mundo dos cafés especiais. O que acha?!

Equipe Grão Gourmet

A equipe Grão Gourmet que escreve para o blog é formada por: A Renata e o Boris, fundadores do Grão, e a Kelly, uma jornalista que sabe muito de café!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *