Receita: Madeleines de café

Madeleines de café receita

Já sabe o que fazer para acompanhar o café do Dia dos Pais?

Segue aqui uma receita bem gostosa e fácil de fazer de um bolinho francês bem tradicional, mas com um toque brasileiro: madeleines de café!

História das Madeleines

Existem diversas histórias que narram o nascimento dessa receita lá na França.

Alguns registros apontam que freiras da cidade de Maria Madalena vendiam bolinhos no formato de concha no século XVIII. O dinheiro arrecadado era direcionado para a manutenção do convento e de suas creches. Depois da França abolir conventos e monastérios, essa receita teria sido vendida para confeiteiros da região. Eles começaram a produzir o doce e deram esse nome em homenagem às freiras.

Madeleines na mesa 800

Alguns historiadores, porém, afirmam que as Madeleines foram criadas em 1755. Na ocasião, o rei da Polônia (sogro de Luis XV) estava em Paris e pediu para o genro lhe servir uma sobremesa com seu café. Por azar do rei francês, o confeiteiro real abandonou seu posto e deixou todo mundo na mão. Foi quando uma auxiliar improvisou com uma receita de família e assou em conchas de vieira. Daí esse formato bonitinho, de concha!

Encantado com o perfume e sabor da novidade, o rei da Polônia os batizou com o nome de sua criadora: Madeleine Paumier.

Ninguém sabe ao certo a real origem da sobremesa, que também serve como petit four.

Madeleines de café

As Madeleines, très française, ganharam sotaque brasileiro com o principal produto de exportação do Brasil: o café!

A ideia de adaptar a receita do bolinho surgiu quando nossa equipe listava quitutes que acompanham o café. “E porque não colocarmos café no petit four que a acompanha?”, questionou a fundadora do Grão Gourmet, Renata.

O desafio foi lançado e o chef pâtissier francês, Christophe Guillard, desenvolveu uma receita exclusiva para os leitores e assinantes do Grão Gourmet. “Para variar um pouco, fiz duas receitas diferentes. Uma Madeleine que leva café como ingrediente e outra que traz gotas de café na receita original”, explica o francês erradicado no Brasil há 20 anos.

O fato é que elas ficaram deliciosas com o café e você pode fazer em casa!

madeleines-brioche-brasil

Madeleine de Café

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 175 g de açúcar
  • Algumas gotas de essência de baunilha
  • 50 ml de café especial coado
  • 225 g de farinha peneirada
  • 7- 10 g de fermento Royal
  • 125 g de manteiga derretida morna
  • 25 g de mel
  • 125 ml de leite
  • Raspas (zestes) de meio limão

Modo de Preparo

Misture tudo delicadamente em um bowl. Depois da massa ficar bem homogênea, deixe descansar por 15 minutos em um local arejado e fresco. Coloque em formas de silicone e leve ao forno bem quente (220ºC) e finalize a 180ºC / 190ºC.

O tempo de forno vai depender do tamanho das forminhas utilizadas. Portanto, sempre fique de olho! Espete um palito de dente na massa para se certificar de que o bolinho está assado.

A tradição pede que formas em formato de concha sejam adotadas. Porém, isso não é obrigatório. Você pode usar forminhas de cupcakes ou que tiver em casa. O único cuidado é prestar atenção enquanto a sobremesa estiver no forno, pois o tempo pode variar de acordo com o tamanho do bolinho.

Depois de assado, deixe esfriar e sirva com um delicioso café Grão Gourmet!

Bon Appétit!

Presentes Dia dos Pais!

One thought on “Receita: Madeleines de café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.