07 Maneiras de aproveitar a borra de café

Nada mais gostoso do que acordar de manhã num final de semana, comprar um pão fresquinho e passar um cafezinho na hora. Aos poucos, aquele aroma maravilhoso vai se apossando da casa toda e aquele aroma realmente nos faz acordar melhor. É nesse momento que muitas pessoas acabam jogando a borra do café no lixo, mas você sabia que a borra pode ser reaproveitada? Confira!

1 Espanta formiga

Sim, é verdade! Sabe aquelas formiguinhas chatas que ninguém aguenta mais dentro do armário? Basta colocar um caminho de borra (da borra seca, claro) por onde elas passam e pronto: adeus formigas…Se você se incomodar de deixar a borra no chão do armário, a dica é que você faça isso dentro de um pires.

Use a borra de café para espantar formiga!
Use a borra de café para espantar formiga!

2 Afasta caracóis, lesmas e formigas

Nada pior do que você ter um jardim de inverno e ver as lesmas no seu vidro, querendo subir para chegar até a sua planta. A dica aqui é só jogar a borra no vaso e pronto. Se o seu problema é com formigas, jogue a borra toda dentro do formigueiro mesmo.

3 Desentupir pia

Sim, a borra do café pode ajudar a desentupir sua pia… Então, basta jogar no ralo e deixar a água correr para ela fazer o trabalho dela.

4 Repelente de moscas

A fotógrafa Kleide Teixeira costuma usar uma receita que leva pó de café para afastar as moscas que, invariavelmente, aparecem quando ela faz peixes e frutos do mar. Ela mora no litoral da Paraíba e esses alimentos são frequentes na mesa da sua casa. “O bacana é que o repelente é natural e afasta bem os insetos”, comenta.

Para usar é simples! Basta usar todos os ingredientes secos: a casca de um limão forrada com pó de café, alecrim e cravo. Segundo Kleide, é necessário acender vários palitos de fósforo até o pó fazer brasa. “O esforço compensa pelo cheiro agradável e pela fuga das moscas”, diz.

repelente borra cafe

5 Adeus cheiro de geladeira!

Sabe aquele famoso cheiro de geladeira? Pois bem, ele é facilmente evitado com um sachê ou gaze com borra de café. Se preferir, você pode colocar ela dentro de um potinho de margarina e fazer furinhos para o odor sair: é o mesmo resultado. E não se preocupe que a geladeira não vai cheirar café não.

6 Afasta gatos do jardim

Vamos supor que você já ensinou várias vezes o bichano que ele deve fazer as suas necessidades na caixa de areia, mas ele teima em fazer no jardim. Que tal jogar borra de café pelo jardim? Coloque um pouco num recipiente e coloque esse recipiente onde ele mais gosta de ir. Troque toda a semana até que ele se acostume com o lugar correto.

7 Esfoliante de pele

Sim! Ele não é só saboroso! o Café, ou melhor, a sua borra pode te ajudar a ficar ainda mais bonita de forma econômica e natural. Anota a receita aí:

Ela também serve como esfoliante natural!
Ela também serve como esfoliante natural!
  • 01 xícara de borra de café quente
  • 01 colher de sopa de azeite
  • ½ xícara de açúcar ou de sal

Modo de preparo: faça a mistura e espalhe por toda a área que deseja hidratar, com atenção especial para os pés e cotovelos. Depois de 05 minutos, pode retirar a mistura.

Veja mais receitas de como usar a borra como esfoliante para o rosto.

Conheça nossa assinatura de cafés!

Assinaturas

Assinaturas

A partir de: R$ 29,80 / mês

5 thoughts on “07 Maneiras de aproveitar a borra de café

  1. Márcio Ramos da Costa says:

    Faltou mencionar o uso para compostagem. Os resíduos de borra de café são ricos em nitrogênio. Com os resíduos de nossa cafeteria, produzimos um NPK ecológico, adicionando casca de banana e casca de ovo à borra.

  2. Roseli says:

    Muito interessante e sustentável! principalmente porque não se utiliza repelentes tóxicos. Desconhecia todas as utilizações da borra. Muito Lega!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.