Vilão ou mocinho, o café sempre foi protagonista quando o assunto é saúde. Muita gente acredita até hoje que a bebida faz mal, mas a ciência chegou para provar que tudo não passa de mitos populares. O médico e pesquisador Darcy Roberto Lima, por exemplo, passou 20 anos de sua carreira procurando provas cientificas para esclarecer essas dúvidas. O resultado final foi publicado no livro 101 Razões Para Tomar Café, da Café Editora. Em linguagem leve e com ótimo bom humor, o cientista descreve o que é mito e verdade sobre o consumo do grão.

Para quem ainda não leu o livro, separamos cinco perguntas que todos fazem.

Mitos e Verdades, confira;

cafe cigarro Site Revitaliza Dietas

Café estimula vícios?

MITO. Está comprovado cientificamente que o café é benéfico, inclusive, no tratamento de drogas como cocaína, maconha, heroína e outras substâncias psicoativas. Isso é o que conta o médico e pesquisador Bruno Mahler Mioto, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo – Incor-SP. No caso do cigarro, também ficou comprovado que não há nenhuma ligação entre café e o tabaco. “O ser humano tende a relacionar todos os hábitos que dão prazer. E, quer queira ou não, o cigarro e o café estão relacionados ao prazer das pessoas que fumam”, explica o pesquisador.

Para quebrar essa conexão, o pesquisador orienta as pessoas que estão tentando parar de fumar a escovar os dentes entre o café e o cigarro. “Isso vai desvincular os dois hábitos”, conclui.

Café ajuda curar ressaca?

VERDADE. Por ser estimulante, a cafeína está presente em muitos remédios contra dor de cabeça. Inclusive, está presente em analgésicos que combatem a dor no corpo em geral. “Como na ressaca também se tem dor de cabeça, o consumo de café/cafeína é indicado”, explica o pesquisador Bruno Mioto.

mitos e verdadesCafé envelhece?

MITO. Devido à presença de substâncias antioxidantes, o café é utilizado no combate de radicais livres no organismo. Depois de descobrir esse benefício do grão, muitas empresas e marcas cosméticas começaram a utilizar o café na receita de seus produtos anti-idade. Esse é o caso da Natura Chronos e da marca Kapeh.

Grávida pode tomar café?

VERDADE. Mas esse consumo deve ser bem controlado! Recomenda-se que as futuras mamães tomem café apenas uma vez por dia e misturado com leite. Se esse limite for respeitado, o bebê agradece.

Café é recomendado antes de praticar exercício físico?

VERDADE. A cafeína presente no café alivia a fadiga, dá mais energia, aumenta a frequência cardíaca e o metabolismo. Por isso, o café é indicado para consumo antes de qualquer exercício físico.

Imagens: Site Revitalize Dieta e Canal Gravidez

LEIA TAMBÉM
Café e Moda Inclusiva
5 cafeteiras estilosas que vão mudar a hora do seu café
Você sabe como o café chegou ao Brasil? Contrabando!
Você conhece a história do cappuccino?

Equipe Grão Gourmet

A equipe Grão Gourmet que escreve para o blog é formada por: A Renata e o Boris, fundadores do Grão, e a Kelly, uma jornalista que sabe muito de café!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *