Qual a moagem ideal para cada método de preparo?

Os termos – moagem grossa, fina, média, super grossa – são usados sempre para orientar a granulometria ideal do café para cada método de preparo.

Mas quão grosso ou fino é ideal para cada utensílio? E moagem média?! Para evitar confusões, fizemos um guia prático para facilitar sua vida com o moinho. Em geral, quanto mais tempo a água ficar em contato com o café, maior deve ser a granulometria (moagem mais grossa).

Qual método você utiliza?

  • Hario V60 – moagem média grossa (como açúcar cristal)
  • Prensa Francesa – moagem grossa (como trigo para quibe)
  • Pressca – qualquer tipo de moagem (exceto a extra fina)
  • Cafeteira Italiana (Moka) – moagem média fina (como areia fina)
  • Filtro de Papel Tradicional – moagem média (como areia)
  • Chemex – moagem média grossa (como açúcar cristal)
  • Clever – moagem média grossa (como açúcar cristal)
  • Aeropress – qualquer tipo de moagem vai bem nesse método de preparo super versátil
  • Espresso – moagem fina (como farinha de rosca)
  • Globinho – moagem média grossa (como açúcar cristal)
  • Café Turco – moagem extra fina (como farinha de trigo)

Veja abaixo o guia ilustrado:

moagem do café

Agora que você sabe quão grosso ou fino seu café deverá estar, ficou mais fácil explorar ao máximo o que seus “brinquedinhos” podem oferecer. Não tem erro!

Tem outra dica infalível para facilitar a vida na hora de preparar o café?

Receba nossas novidades!

Compartilhe aqui nos comentários!

Confira nosso clube de assinaturas!

Leia também:

41 thoughts on “Qual a moagem ideal para cada método de preparo?

    • Equipe Grão Gourmet says:

      Oi Claudio, os métodos estão listados e colocamos um desenho esquemático para ilustrar. Qual sua dúvida exatamente?
      Um abraço

  1. Carlos Ossola says:

    Muito bem elaborado vossa tabela explicativa, esgotou o assunto, parabéns! Fiquei um expert no assunto. E satisfez minha dúvida. A cafeteira italiana pode funcionar com o tipo de pó vendido normalmente nos supermercados, embora o ideal seria um pó tipo areia – médio. Muito obrigado.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Gabriela, tudo bem? Obrigada pelo comentário. Em geral, quanto menor o tempo de contato do café com a água que fará a extração, menor a moagem deve ser. Claro que a moagem ideal depende da máquina que está usando e seus ajustes. Você tem que fazer testes em granulometrias diferentes para achar a que mais lhe agrada. Um abraço, Renata

    • Italo says:

      É claro que para espresso a moagem é média, este site da Veja está corretíssimo! O pessoal do grão gourmet está equivocado.

    • Vládia says:

      Tb vi essa página e fiquei com a mesma dúvida. Inclusive minha máquina apresentou defeito, tive que trocar uma peça é o técnico me afirmou que o que causou o defeito foi usar pó fino.

    • Eduardo says:

      A grão gourmet deve estar equivocada mesmo, afinal como um site como a grão gourmet que é especialista em CAFÉ pode ir contra a revista Veja que faz reportagem sobre tudo e as vezes de forma superficial… Me poupem né… Parabéns Grão Gourmet pela reportagem, ajudou muito. Minha dificuldade é só conseguir regular meu moedor Cuisinart.. as vezes parece que grosso ou fino sai sempre igual…

  2. Aracelli says:

    Os posts do Grão Gourmet são ótimos. Conheci o blog a pouco tempo e estou adorando as dicas. Amo café e estão me ajudando muito! Parabéns à equipe!

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Aracelli, tudo bem?
      Que bom que está gostando, continue acompanhando 😉 Um abraço, Renata

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Leandro, tudo bem? Para cafeteira normal elétrica, pode considerar a mesma moagem do filtro de papel, média. Um abraço, Renata

  3. Gustavo says:

    Olá, muito legal! parabens!

    pelo o que entendi, para a pressca eu posso usar moagem tanto para a hario qto para prensa francesa, mas gostaria de saber qual o melhor. por favor.

    Obrigado

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Gustavo, tudo bem?
      Sim, você pode usar qualquer moagem. Não tem a melhor, depende um pouco do seu gosto. Por exemplo, quanto mais fina a moagem, mais resíduo deixa no fundo da xícara e a bebida tende a ficar mais concentrada. Quanto mais grossa, menos resíduo e uma bebida mais suave e doce. 😉

      • Renata Kurusu Gancev says:

        Oi Mario, tudo bem? Não publicamos qualquer coisa aqui. A receita da cafeteira italiana é de uma barista, que usa uma moagem diferente. Abs, Renata

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Andréia, tudo bem? Procure grãos de qualidade, de preferência 100% arábica e com a data de torra (fabricação) recente. Veja se há informação sobre a origem dos grãos (fazenda / produtor) e as características daquele café. Você pode fazer uma assinatura do Grão Gourmet e receber em casa os melhores cafés do Brasil 😉

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Bom dia Augusto! Não existe a torra correta, pode ser a torra de sua preferência, mais escura ou mais clara 😉

  4. Silvio Luiz says:

    Oi Tem uma maquina Bari express ela moe e ja sai o cafe na hora , apos ir pra manutençao o cafe que antes era bem forte ficou muito fraco , essa maquina tem regulagem de granulatura , para o cafe ficar mais forte eu devo deixar mais grosso ou mais fino ? gostamos do vafé bem forte.

  5. Nivia Maria says:

    Olá, estou fazendo cápsulas de café compatível com Nespresso. Qual a graduação certa para moagem na Breville Tramontina? Agradeço muito uma resposta

  6. Otoniel says:

    Qual a moagem dos cafés comprados em mercado e qual é a moagem ideal da cápsula reutilizável waycap?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Otoniel! A moagem dos cafés de mercado, em geral, é média-fina ou fina. Para utilizar a WayCap, quando testamos, preferimos uma moagem mais fina ainda que as de mercado. No kit que vendemos da Waycap com o café, já fazemos a moagem mais fina para usar junto 😉 Um abraço, Renata

  7. Marco Aurélio Harter says:

    Alguém pode me ajudar, tenho um breville da Tramontina, moedor e cafeteira porem não encontro a moagem para o café, ele sai amargo , alguem poderia dar uma dica?

  8. Leonel says:

    Goataria de saber se há diferença na qualidade da moagem entre o Hario Slim e o Hario Skerton?
    Há alguma diferença significativa entre os dois, além da capacidade?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Leonel, tudo bem?
      A moagem não é diferente não, pois ambos possuem corpo moedor de cerâmica. O que muda é a capacidade, o skerton é maior, o material do recipiente onde fica o café já moído (o skerton é vidro e o slim plástico) e a alavanca, pois no skerton ela fica presa e não escapa quando está moendo, como pode acontecer com o Slim, mas isso não é um grande problema 😉

  9. Rodrigo Pacheco says:

    Boa tarde.
    A moagem do café comprado em mercado, saberia me dizer qual é?
    Estou pra comprar uma cafeteira italiana eletrica e tenho essa duvida.
    obrigado!

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Oi Rodrigo, tudo bem?
      Depende do café que você costuma comprar. Mas se for dos tradicionais ela é mais para fina. Costuma funcionar na italiana, embora uma moagem um pouco mais grossa fique melhor. Mas depende de qual café está comprando.
      Um abraço, Renata

  10. André Mansur says:

    Olá. Tem uma questão que ninguém fala mas eu vivo na prática. Faz uns 3 anos que faço a moagem em casa do café que tomo. Tenho uma Encore e para fazer meu expresso diariamente, faço uma moagem fina, no limite da pressão que minha baby gaggia suporta para um expresso intenso com boa crema. Porém, essa granulometria varia de acordo com a marca do café. Acredito que tenha a ver com a torra. Algumas marcas preciso moer no nível 8 (0 a 40 da Encore) e outras chega a 12 para ter o mesmo café, travando a gaggia se moer a 8.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?