Mousse de frutas para rebater exageros na alimentação

Mousse de frutas

Por Janice Kiss

Quem nunca dormiu pouco, não exagerou na bebida e na comida, que atire a primeira a pedra. Muita gente recém saiu de um período assim (por conta das festas de fim de ano) e sabe que logo, logo, vem por aí outra temporada daquelas com o carnaval.

Nesse período de “entressafra de festas” é comum as pessoas procurarem o chamado “detox”, para limpar o organismo dos exageros. “Mas o problema é acreditar em um alimento milagroso”, comenta Denise Haddad, culinarista e educadora ambiental.

Para contrapor essa crença, ela prefere aconselhar a manutenção de uma dieta equilibrada no dia a dia, com a presença de muitas hortaliças e frutas. “Essa rotina ajuda o organismo a se restabelecer mais facilmente quando há algum exagero”, diz.

Há quase um ano, Denise implantou um projeto voltado para a produção orgânica (e estudos sobre a relação dessa agricultura com o meio ambiente), cursos ligados à desintoxicação alimentar, entre outras aulas, no sítio Poitara, em Araraquara (SP) – extensão do trabalho que havia feito em São Paulo por muitos anos.

Cuide-se bem, há um ano inteiro pela frente
No entanto, Denise Haddad insiste para que as pessoas sejam curiosas, descubram o potencial e os benefícios dos alimentos, como uma maneira de sair do bê- á-bá da dieta saudável. Um exemplo disso é a receita sugerida para os assinantes e leitores do Grão Gourmet, ideal para quem se recupera de exageros passados ou para quem não vive sem um docinho depois das refeições. “Existem muitas propriedades benéficas nessa sobremesa”, comenta.

Além de aproveitar o fruto da estação, o abacate é rico em potássio (rejuvenesce o organismo e baixa o colesterol), o cacau auxilia o sistema imunológico e estimula o funcionamento cerebral e a tâmara, rica em proteínas e vitaminas, substitui o açúcar.

Além de nutritiva, o mousse de frutas leve e saborosa (combina com o verão) a receita tem mais uma vantagem: diminui a culpa pelo pecado da gula.

abacatefrutaMousse de abacate com cacau
(8 porções)

Ingredientes
400 g de abacate bem maduro
2 colheres (sopa) de cacau em pó*
1/2 xícara (chá) de tâmaras secas reidratadas**
Raspas de limão
Frutas para decorar

Modo de preparo 
Primeiro, retire as sementes e pique as tâmaras, e coloque-as de molho com água (não precisa encobrir) de um dia para o outro. É o tempo suficiente para que elas amoleçam. Depois, bata-as no liquidificador até se transformarem em uma pasta. Acrescente o abacate e o cacau, e bata aos poucos – desligue o liquidificador, misture a massa com uma colher e volte a bater. Repita essa operação até obter uma substância cremosa e lisa. Coloque a mousse em uma travessa ou tigelinhas e leve à geladeira por pelo menos duas horas. Na hora de servir, acrescente raspas de limão (o siciliano é mais suave) decore com fatias de frutas frescas a sua escolha (de preferência as da estação) para a apresentação ficar mais bonita.

*Não substitua o ingrediente por achocolatado, pois a sobremesa perderá em sabor e qualidade funcional.
**Se for usar tâmaras frescas (são mais difíceis de achar e mais caras) deixe de molho por apenas uma hora.

Imagens: Érica Takano / M. de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *