Nota de Esclarecimento – Café Fazenda Cedro

nota esclarecimento

Em meio às notícias que estão sendo divulgadas sobre o produtor Helvécio Sebastião Batista, que apareceu na lista de relação de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à de escravo, feita pelo Ministério da Economia e divulgada no dia 03/04/2019, achamos importante prestar esclarecimentos, já que uma das edições da nossa assinatura de cafés (setembro de 2018) veio justamente desse produtor.

O Grão Gourmet é um clube de assinatura de cafés especiais e a cada mês enviamos um café de uma fazenda diferente de diversas regiões produtoras do Brasil. Procuramos cafés de alta qualidade, produzidos em fazendas certificadas, que trabalhem com respeito tanto ao meio ambiente quanto aos trabalhadores das fazendas. Nós repudiamos o trabalho escravo e em face a essa notícia, deixamos de vender em nossa loja online o café da Fazenda Cedro excedente da assinatura que ainda estava disponível.

A compra desse lote de 12 sacas de café se deu através da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, fundada há mais de 25 anos, possui em seu quadro 519 cooperados e faz um trabalho de muito respeito no segmento cafeeiro mundial. Em nota de esclarecimento divulgada pela cooperativa, o produtor foi formalmente notificado de sua exclusão de todos os grupos de produtores de cafés certificados e foram suspensas as operações com o produtor.

A Fazenda Cedro possuía o selo da Rainforest Alliance, uma certificação mundial que engloba qualquer produto agrícola em países tropicais como o Brasil e que garantem um sistema de gestão sustentável através da conservação da fauna e flora, práticas de produção eficientes, condições de trabalho e moradia dignas para quem trabalha no campo. Até o momento, nós tínhamos muita confiança nesse selo, mas daqui em diante vamos prestar mais atenção a questões como essa na hora de selecionar um café.

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos através do e-mail: contato@graogourmet.com ou telefone (11) 2372-4721.

 

Renata Kurusu Gancev

Fundadora do Grão Gourmet

 

7 thoughts on “Nota de Esclarecimento – Café Fazenda Cedro

  1. gunter.hoepers says:

    Acho que um processo deve estar em curso. Quais os fatos? Qual a defesa? Já foi julgado em definitivo? Acho que até provas em contrário, e antes de se assassinar reputações, todas as possibilidades precisam ser consideradas. Até de inocência e denúncia fraudulenta, seja de empregado insatisfeito, seja de um concorrente. Se for culpado, os rigores da lei.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Também acho Gunter, mas até que se prove o contrário ou não, devemos tirar o produto do ar. Depois iremos informar como tudo se desenrolou. Um abraço, Renata

  2. gunter.hoepers says:

    Na newsletter de hoje consta um kit café com chocolate, café da Fazenda Cedro.
    Passou?
    Se quiser pode excluir este comentário.

      • milenabreder says:

        A propósito, eu recebi este e-mail CAFÉ COM CHOCOLATE três vezes: dia 05/04, dia 08/04 e dia 15/04. Era pra ser isso mesmo?

      • Renata Kurusu Gancev says:

        Olá Gunter e Milena, a imagem do kit foi feita com o café da fazenda Cedro, mas o café que estamos enviando é o do mês de março do sítio Santo Ambrósio.
        Como nossos cafés mudam a cada mês, quando olhar um kit de presente, a imagem do café é ilustrativa, pois sempre enviamos os cafés mais recentes 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.