O que são as certificações do café?

cartificações do café

Por Lucas Tavares

UTZ Certified, Rainforest Alliance, 4C. Soa familiar?! Provavelmente, você já deve ter notado alguns desses selos na embalagem de seu café, mas o que eles significam de fato? O que a certificação quer dizer para quem produz, para quem vende e para você, consumidor?! Basicamente, “elas garantem que o produto está sendo controlado, que há transparência sobre as declarações e sobre as normas adotadas. Os produtores com a mesma certificação tem a mesma base de concorrência”, diz Alexandre Harkaly, diretor executivo da IBD Certificações.

Para ele, esses aspectos apontam um grande diferencial quando falamos em qualidade, já que as audições das certificações abragem as características do produto em si e também questões como gestão da fazenda, origem e rastreabilidade do café. “Com a certificação, o produtor tem um modelo de gestão a seguir. Ele se organiza e se estrutura para atender as demandas”, completa Alexandre. Alguns cafeicultores podem encarar os processos da certificação como um problema, mas, “a partir do momento que se utiliza esse trabalho para melhorar, conferir e buscar melhores resultados, os benefícios se tornam mais evidentes”. E isso com certeza se reflete na outra ponta da cadeia, o consumidor final.

A co-fundadora do Grão Gourmet, Renata Kurusu Gancev, concorda. “Os consumidores são exigentes e se preocupam com as questões de qualidade e origem dos cafés. As certificações atestam essas boas práticas e os deixam mais seguros quanto à bebida. Nossa preocupação é oferecer lotes de café de excelente qualidade, onde a produção respeite o meio ambiente e as pessoas”, diz.

Esse é um jeito prático de se garantir sobre práticas de agricultura sustentável, a gestão correta do meio ambiente e dos trabalhadores rurais. Além de assegurar a origem e a rastreabilidade do café até a fazenda. “É por isso que fazemos questão de trabalhar APENAS com produtores certificados aqui no Grão Gourmet”, conclui Renata.

Para trabalhar de forma profunda sobre o tema, inauguramos uma série especial sobre as diversas certificações aplicadas à cafeicultura. Assim, cada selinho na embalagem de café fará sentido daqui para frente. Curiosos para saber mais sobre a Certificação Rainforest Alliance? Confira em breve aqui no Blog Grão Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *