Por que molhar o café antes de filtrar?

Molhar café filtro

Você já reparou em algumas cafeterias que o barista costuma molhar o café moído no filtro, esperar alguns segundos e então começar a filtrar o café?

Sabe o motivo de fazer isso? Descubra por que essa técnica muito simples pode fazer toda a diferença no seu café!

Umedecer o pó do café

Antes de fazer a extração do café no filtro, ele deve ser molhado, o que significa que as partículas do café moído devem absorver água. Esse é um processo físico que pode ser explicado através de variáveis simples.

Primeiro, devemos considerar que o café moído está distribuído em diversos tamanhos de partículas pequenas, não estão todas exatamente do mesmo tamanho. O tamanho das partículas, densidade e distribuição no filtro, mais a forma como a água é colocada, irão influenciar a velocidade de umedecimento do café. Podemos comparar o café moído no filtro com o solo, onde a infiltração da água depende do tamanho e forma das partículas, umidade, porosidade, solubilidade, pressão e expansão.

Café moído no filtro

As partículas de café, durante o umedecimento, expansão e depois da extração finalizada, retêm uma proporção da água que é utilizada, dependendo do tamanho delas.

Como ar, compostos voláteis e outros gases (principalmente o dióxido de carbono) são deslocados durante o umedecimento, isso pode ser notado quando ocorre aquela efervescência, conhecida por “blooming” do café. Uma parte desses gases também pode ser dissolvida na água ou na lama do café que fica no filtro.

O tempo de molhar o café depende do método de extração. Para o café filtrado, é o tempo de ocorrer o “blooming”, até parar de sair os gases. Para métodos mais rápidos como o expresso, existem equipamentos que permitem uma pré-infusão do café antes da extração.

Para uma bebida perfeita, os profissionais do café desejam que esse umedecimento seja uniforme, pois a extração posterior terá um fluxo e tempo regulares. Mas os melhores baristas sabem que isso é uma tarefa impossível. O que se faz na prática é minimizar as variações de tamanho de partículas do café moído e do tempo de umedecimento. Mas, quando se trata de café, é tudo uma questão de gosto pessoal.

Veja nosso vídeo com essa dica

Fonte:

SCAA

Conheça nossa Assinatura de Cafés Especiais!

Assinaturas

Assinaturas

A partir de: R$ 29,80 / mês

5 thoughts on “Por que molhar o café antes de filtrar?

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Olá Francisco, tudo bem?
      Na cafeteira italiana, você pode molhar o pó do café com água fria mesmo, antes de encaixar o filtro na base da cafeteira.
      Eu nunca fiz isso na italiana, mas vou testar!
      Veja e me fale se achou que ficou melhor.
      Um abraço, Renata

  1. Fabio says:

    Oi Renata, sabe dizer se nas semi automáticas, no caso uma Saeco que é na que faço meu expresso, acontece essa humificação no grupo? Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.