O café é um pequeno fruto redondo, que nasce de uma pequena árvore, um pouco maior que uma pessoa.

Esses frutos podem ser vermelhos ou amarelos, dependendo da variedade da planta. Os frutos nascem grudados nos galhos do tronco principal, nas chamadas rosetas.

série
Rosetas de café no cafeeiro

O pé de café possui um ciclo de produção bianual. Em um ano produz bastante e no seguinte uma quantidade menor.

As duas espécies mais cultivadas no mundo são a Coffea arabica e a Coffea canéfora. A primeira possui diversas variedades bem difundidas como Bourbon e Caturra. Já a segunda possui uma única variedade largamente conhecida, a chamada robusta, que no Brasil é conhecida como conilon.

Uma muda de café demora de 2 a 3 anos para começar a produzir, no cafezal elas são plantadas em filas, formando corredores, para organizar e facilitar a colheita ou como dizem em Minas, a “panha” do café.

Cafezal do Cerrado Mineiro
Cafezal do Cerrado Mineiro

No Brasil é em meados de outubro, no início das chuvas, que o pé de café acorda do seu período de hibernação, durante o inverno, e floresce. Na fazenda, diz-se que um cafezal florido parece um véu de noiva. É uma lindeza!

Cafezal em flores.
Cafezal em flores

Nos próximos meses, as flores se tornarão pequenos frutos chamados “chumbinhos”. Nesta fase é importante que a planta tenha bastante folhas para conseguir nutrir todos os pequenos frutos, evitando que as flores abortem os chumbinhos por falta de nutrientes.

Quando todas as flores já caíram e restam apenas os chumbinhos, começa o período de maturação, que dura até o início de junho, quando inicia a colheita. Durante o período de maturação é importante que o solo tenha bastantes nutrientes e que a chuva seja regular para promover um bom crescimento dos frutos.

No fim do outono, quando as chuvas estão cessando e o inverno se aproximando, o pé de café volta a hibernar e, enquanto ele dorme, nós colhemos os seus frutos. Em meados de outubro, o ciclo se inicia novamente, e florada novamente encantará seus espectadores.

grão de café_ícone

No próximo post da série, entraremos dentro de uma fazenda para acompanhar a colheita do café. De post em post chegaremos até a xícara!

GrãoGourmet.com

Grão Gourmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *