SÉRIE POST#1: O CAFEEIRO E SEU CICLO

Pés de Café em Poços de Caldas

Você sabia que o café é um fruto?

Quando compramos café em grãos, estamos adquirindo as sementes secas e torradas daquele fruto. Se o café for moído, são as sementes secas, torradas e moídas.

O fruto

O café é um pequeno fruto redondo, que nasce de uma pequena árvore, um pouco maior que uma pessoa.

Pé de café
Foto: arquivo pessoal

Esses frutos podem ser vermelhos ou amarelos, dependendo da variedade da planta (exemplo: catuaí vermelho, bourbon amarelo, mundo novo etc.).

Os frutos nascem grudados nos galhos do tronco principal, nas chamadas rosetas.

Detalhe do fruto do café

O cafeeiro

O pé de café possui um ciclo de produção bianual. Em um ano produz bastante e no seguinte uma quantidade menor.

As duas espécies mais cultivadas no mundo são a Coffea arabica e a Coffea canéfora. A primeira possui diversas variedades bem difundidas como Bourbon e Caturra. Já a segunda possui uma única variedade largamente conhecida, a chamada robusta, que no Brasil é conhecida como conilon.

Uma muda de café demora de 2 a 3 anos para começar a produzir, no cafezal elas são plantadas em filas, formando corredores, para organizar e facilitar a colheita ou como dizem em Minas, a “panha” do café.

Cafezal fileiras

O ciclo

No Brasil é em meados de outubro, no início das chuvas, que o pé de café acorda do seu período de hibernação, durante o inverno, e floresce. Na fazenda, diz-se que um cafezal florido parece um véu de noiva. É uma lindeza!

Florada do café fazenda Kayna

Nos próximos meses, as flores se tornarão pequenos frutos chamados “chumbinhos”. Nesta fase é importante que a planta tenha bastante folhas para conseguir nutrir todos os pequenos frutos, evitando que as flores abortem os chumbinhos por falta de nutrientes.

Quando todas as flores já caíram e restam apenas os chumbinhos, começa o período de maturação, que dura até o início de junho, quando inicia a colheita. Durante o período de maturação é importante que o solo tenha bastantes nutrientes e que a chuva seja regular para promover um bom crescimento dos frutos.

Mulher colhendo café no pé

No fim do outono, quando as chuvas estão cessando e o inverno se aproximando, o pé de café volta a hibernar e, enquanto ele dorme, nós colhemos os seus frutos. Em meados de outubro, o ciclo se inicia novamente, e florada novamente encantará seus espectadores.

No próximo post da série, entraremos dentro de uma fazenda para acompanhar a colheita do café. De post em post chegaremos até a xícara!

Gostou do post? Tem algo a acrescentar? Coloque nos comentários 😉

Conheça nossos cafés!

Assinaturas

Assinaturas

A partir de R$ 39,70/mês + frete
Oferta!
Oferta!
Oferta!

45 thoughts on “SÉRIE POST#1: O CAFEEIRO E SEU CICLO

  1. Isaac says:

    O café pode ser plantado na sombra de outras árvores, para diminuir a temperatura média de regiões muito quentes, como o cacau?

  2. olivio aldo formaggi says:

    fui criado na lavoura até os 20 anos de idade, hj tenho 69 anos, trabalhava na lavoura de café, nunca deixei de gostar da atividade, hj tenho uma pequena chacara, gostaria de receber instruçoes como fazer um plantio dentro das tecnicas atuais, gostaria de ter as variedades antigas, chumate palma e folha roxa, mundo novo, bourbom, sou de Mandaguari Parana. Obrigado Renata Kurusu Gancev.

    • Renata Kurusu Gancev says:

      Olá Olivio, tudo bem?
      Poxa, que bacana sua história 😉
      Procure alguma cooperativa de café da sua região, eles podem te orientar melhor.
      Um abraço,
      Renata

  3. Lili says:

    Vivo em Portugal, Golegã, região do Medio Tejo. Tenho um pé de cofeia arabica que é uma arvore linda com cerca de 3 metros. Todos os anos se enche de flor e fruto, agora está vermelho será altura de o apanhar? Obrigada pela informação que lhe for possivel. Lili

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Abrir WhatsApp
1
Você precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá!👋
Podemos te ajudar?