O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA divulgou a sua previsão para produção mundial de café para a safra 2017/2018.

A produção prevista é de 159 milhões de sacas (padrão 60 kg), sem variação com o ano anterior. Considerando que essa é a safra de menor produção no Brasil, pois a cultura do café é bianual – um ano de alta e outro de baixa (ver mais no post sobre o ciclo do café), é esperada uma maior produção de café no Vietnã, México e Indonésia, e pequeno aumento em outros países produtores.

Lembrando que Vietnã e Indonésia produzem principalmente a variedade robusta (conilon como é conhecida no Brasil). E o Brasil é o maior produtor do mundo da espécie arábica, mais valorizada no mercado, pois a bebida feita a partir dela é considerada mais nobre (como falamos no post sobre a diferença entre café arábica e o conilon).

As exportações mundiais de café devem permanecer no mesmo patamar de 111 milhões de sacas.

Consumo de café no mundo

Consumo de café

O consumo global de café previsto é de 158 milhões de sacas, um recorde!

Assim, espera-se que os estoques de café mundiais caiam para 34 milhões de sacas, depois de serem os mais altos nos últimos 5 anos.

Os gráficos abaixo mostram a evolução do consumo e produção de café nos últimos anos e os estoques finais.

Consumo e produção de café no mundo
Fonte: USDA, Junho 2017
Estoques finais de café
Fonte: USDA, Junho 2017

Produção de café no Brasil

A produção de café arábica no Brasil deve cair 5,1 milhões de sacas comparando com o ano anterior, ficando em 40,5 milhões de sacas.

Apesar do excelente crescimento dos pés de café no Sul de Minas e Mogiana Paulista, e das chuvas adequadas para o crescimento dos grãos, a expectativa é menor em relação ao ano anterior devido ao ciclo de baixa natural do café.

Já a produção de robusta deve aumentar 1,1 milhões de sacas atingindo 11,6 milhões. A produção do ano passado foi a menor dos últimos sete anos devido a uma longa seca na região do Espírito Santo, onde a maior parte do conilon é cultivada.

Produção de arábica e conilon no Brasil
Fonte: USDA, Junho 2017

Produção mundial de café

Abaixo estão apresentados os maiores produtores de café arábica e robusta do mundo, comparando a previsão dessa safra com a do ano anterior.

Maiores produtores de café do mundo
Fonte: USDA, Junho 2017

O relatório completo está disponível online.

Agora é aguardar os cafés especiais da nova safra!

Se quiser provar alguns dos melhores cafés que o Brasil produz, faça parte do nosso clube de assinatura de cafés especias e receba em casa todo mês um café diferente 😉

Abraços cafeinados,

Renata – Fundadora do Grão Gourmet

5 ideias sobre “Produção de café é estimada em 159 milhões de sacas

  1. Hernande Candido de Oliveira diz:

    Não sabia que o Brasil é o maior produtor de café arábico…muito inportante tal informação

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Pois é Hernande! Somos o maior produtor de café do mundo, a cada 3 xícaras consumidas, uma é de café brasileiro 😉

  2. Breno Pontarolo diz:

    Bom post! a quê vocês acham que se deve esse aumento no consumo de café? E o que geralmente fazem com esses “estoques finais” ?

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Breno, obrigada! O aumento do consumo de café no mundo é decorrência do aumento da população e também do aumento do consumo per capita em regiões diversas. A China tem aumentado mas o valor absoluto ainda é pequeno. EUA e UE tem consumo bem estável, com crescimento perto de 0,5% ao ano. Brasil e outros países produtores tem aumentado o consumo a taxas maiores, como 2 a 3%.
      Sobre os “estoques finais”, é a quantidade de café estocada em uma determinada data, geralmente final de dezembro, e esse número serve para você estimar se vai ter ou faltar café para o consumo. O mercado costuma dividir esse número pelo consumo anual, essa razão é o quanto de consumo você tem no estoque. Um abraço, Renata

  3. Florinda Fabbris diz:

    Olá Renata!
    Eu sempre soube que o Brasil era um grande produtor de café e continua produzindo.
    Meu filho me trouxe um presentinho de Uberlândia, cerrado mineiro, que amei:
    Um pacote de 250 g. de ” Café ISOLE” 100% Arábica (classe Especial). Muito gostoso, só o cheirinho já é diferente dos outros cafés.
    Saboreio de manhã e á tarde. Uma delícia.
    Grata por suas informações sobre “café”
    Florinda Fabbris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *