Café Especial

O mercado de cafés especiais tem se tornado cada vez mais parrudo com o crescente número de apreciadores da bebida. Mas muitos consumidores desconhecem que os aromas do café são embasados por meio de uma roda de sabores, uma espécie de classificação que ganhou nova versão na semana passada com mais 110 descrições.

Criada há mais de 20 anos por um antigo diretor da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), essa classificação inspirada na roda dos sabores dos vinhos, se tornou uma ferramenta para avaliar a qualidade do café e que, por tabela, interfere no preço do grão.

O café é um dos alimentos mais ricos em aromas que existem. Segundo Ricardo Illy, autor de The Book of Coffee, o grão verde tem cerca de 250 tipos de moléculas voláteis (elas se diluem mais facilmente no ar) e o torrado mais de 800. Por isso, o cheiro de café passado na hora é irresistível até para quem não é fã da bebida.

Uma força para o olfato

O café tem cheiros naturais que remetem a flores, chás, chocolate, baunilha, pão de queijo e muito mais. Porém, o olfato é capaz de perceber somente alguns deles – menos o dos especialistas.

Por essa razão, a roda dos aromas é ferramenta primordial para decifrar as nuances de centenas de cheiros da bebida. Mas você não precisa ser um técnico para utilizá-la. Basta ser curioso e treinar seu olfato sentindo o cheiro de diferentes cafés. A roda vai te ajudar nessa brincadeira:

café

O Café que a gente levou até a sua casa no mês passado da Fazenda Trapiá por exemplo, têm aroma floral, já o café que vamos entregar mês que vem têm o aroma frutado, com notas cítricas!

A nossa Assinatura leva a vocês todo mês um café especial diferente, um melhor que o outro!

Você sabe a diferença entre café arábica e o café conilon?

Saiba mais

2 ideias sobre “Café, quantos aromas ele tem?

  1. Fernanda Martins diz:

    E como eu me delicio com os cafés Grão Gourmet. Cada parada para um cafezinho é uma sessão de prazer e arte. Ainda que esteja só, arrumo a mesa e.sigo o meu ritual de degustação.

    • Admin diz:

      Oi Fernanda! Tudo bem? Que bom que conseguimos deixar seu momento do café mais especial e gostoso 😉 Obrigada Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *