Receita de Tapioca de Café

receita de tapioca de caféCom as mais variadas premiações nacionais e internacionais, o chef Rodrigo Oliveira colocou a comida sertaneja no mapa gastronômico. À frente do Esquina Mocotó, Mocotó (ambos na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo) e Mocotó Café (no mercado de Pinheiros), ele repaginou e apresentou novas receitas com ingredientes tipicamente nordestinos em seus cardápios.

O resultado? Filas e filas na porta dos restaurantes. Todos curiosos e/ou sedentos pelos Dadinhos de Tapioca e as caipirinhas com combinações de frutas que só se encontra por lá.

Para os leitores do Grão Gourmet, conseguimos a receita de um de seus sucessos: Tapioca de café com doce de leite e chocolate. Nessa sobremesa, o café é um dos protagonistas. Claro!

 

Tapioca de Café com Doce de Leite e Chocolate
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
Para a massa
500g de polvilho doce
350ml aproximadamente de café de coador (resfriado)
1 pitada de sal

Recheio
500g de doce de leite
300g de chocolate amargo (60% de cacau ou mais)

Finalização
8 bolas sorvete de canela
Calda de chocolate
Raspas de chocolate

Modo de Preparo
Para a massa
Hidrate a massa com o café e uma pitada de sal. É importante saber que a quantidade de líquido pode variar de acordo com o polvilho.

Depois disso, peneire a massa e espalhe-a na tapioqueira e espere até que fique firme.

Recheio
Enquanto a tapioca está no fogo médio, espalhe o doce de leite e o chocolate ralado a gosto. Espere alguns instantes para o recheio esquentar e feche a tapioca.

Finalização
Sirva com o sorvete de canela e decore com a calda e as raspas de chocolate.

Dica:
Se a massa ficar borrachuda significa que está muito úmida, então acrescente um pouco de polvilho. Se estiver quebradiça precisa de um pouco mais de liquido, então adicione um pouco mais de café.

Imagem: Divulgação.

2 ideias sobre “Receita de Tapioca de Café do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó

    • Renata Kurusu Gancev diz:

      Oi Maria José, tudo bem? Não temos amostras grátis no momento. Mas se quiser experimentar, podemos lhe dar um cupom de desconto para comprar, o que acha?
      Um abraço, Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *