10 Top lugares para tomar café no Rio de Janeiro

Não importa se você acabou de acordar ou está no meio do dia, mas pintou a vontade de tomar um café especial com uma bela paisagem da cidade Maravilhosa, mas não sabe por onde começar? Nós sabemos e vamos contar para você!

Quem está de passagem pela cidade do Rio de Janeiro, sabe que ela é cheia de encantos naturais. Como se isso não bastasse, o clima auspicioso carioca proporciona momentos inesquecíveis para tomar um café e listamos alguns lugares incríveis para desfrutar aquele cafezinho.

Como é o Café Carioca?

Ele em muito se assemelha a um café expresso que foi diluído em água. A concentração, para se ter uma ideia, é de 25 a 35 ml de café para 20 ml de água. Ele também é conhecido como café americano, devido a essa mistura. Uma variação bastante conhecida nacionalmente é o expresso brasileiro, que apresenta, em sua totalidade, 40 a 50 ml de volume, mas com o máximo 20 ou 30 ml de puro café.

Agora que você já pode imaginar o sabor, sentiu até o cheiro do café, que tal conhecer alguns lugares para poder degustar essa delícia carioca? Então, anota os endereços e programe sua rota!

Dri Café

Imagine um café bastante farto e apetitoso! Agora junte esse café junto a exuberância exposta da arquitetura do Parque Lage. Aos finais de semana, ocorrem apresentações musicais que acompanham a refeição.

DRI Café
DRI Café

Além do tradicional café preto, você encontra chás, café com leite, sucos naturais, frutas frescas, geleia caseira, ricota com ervas, bolo caseiro e tudo mais que for necessário para se sentir em casa!

O Dri Café fica na Rua Jardim Botânico, 414. Qualquer dúvida, pode ser tirada pelo telefone  (21) 2226-8125.

Pão & Companhia

Ao todo, podemos contar com mais de 60 tipos de pães diferentes! Se permite uma sugestão, indicamos o de Ervas, o de Calabresa e a broa de milho, que são os carros chefes do estabelecimento.

Um delicioso café tradicional
Um delicioso café tradicional

Além disso, você também pode pedir a clássica baguete e o pão australiano para degustar com um delicioso café preto tradicional. Eles utilizam o café da marca Tassinari. Para adoçar o paladar, você pode escolher doces como brownie e madeleine.

Como se trata de uma franquia, os preços podem variar de um local para outro. Vamos passar endereço de dois estabelecimentos da franquia bastante conhecidos: Rua Conde de Bonfim, 488, Tijuca e Rua das Laranjeiras, 147, loja A, Laranjeiras. Aproveite!

Apetite Café

Essa é uma excelente indicação para quem deseja um bom lugar para saborear um café caseiro na companhia de um bom livro. Para quem deseja um desjejum mais leve, tem a opção de café da manhã light, que vem com suco de laranja, mamão, queijo de minas, uma baguete integral e peito de peru.

Apetite Café
Apetite Café

Também tem a opção para duas pessoas, que vem com ovos mexidos acrescentado, frios, bolo do dia e café com leite. Se você deseja um lanche rápido porque está de passagem, a indicação fica por conta do quiche de alho-poró da casa! Ou, se preferir, você também pode experimentar o folhado de bola com peito de peru e queijo. Para finalizar a sua tarde tornando-a ainda mais gostosa, tome um delicioso café expresso ou um cappuccino ou ainda, um machiatto.

Ficou interessado em visitar e conhecer essa delícia? Então, anota o endereço: Rua Rainha Elizabeth, 122, loja D, Copacabana.

Cafeína

Não importa qual unidade da franquia você vai conhecer: o ambiente é sempre muito bem decorado, com tijolos aparentes, possuindo alguns detalhes em ladrilho hidráulico, ferro e madeira. O espaço convida você para saborear um delicioso café, curtindo não apenas a comida maravilhosa, mas aproveitando, também, do ambiente aconchegante e acolhedor que é promovido pelo espaço.

São onze opções de café da manhã que você poderá escolher! E claro, não podíamos deixar de falar da carta de bebidas, que toma um leve destaque, em especial, para o cappuccino da casa- iguaria destacada! Ficou interessado em conhecer e dar um pulo no ambiente com os amigos? O Cafeína fica na Rua Farme de Amoedo, 43, Ipanema.

Confeitaria Colombo

Talvez, de todos aqueles que nós citamos aqui, essa seja a mais tradicional do Rio de Janeiro! A Confeitaria Colombo foi criada em 1894 e o lugar é bastante conhecido por ser frequentado por políticos, artistas e intelectuais, como Villa-Lobos, Rui Barbosa, Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, entre outros famosos.

Bom dia! ☕️ Foto: @lolaargollo

A post shared by Confeitaria Colombo (@confeitariacolombo) on

A decoração de seu salão magnífico segue a linha glamourosa de Paris, no estilo art-nouveau. Ele mostra bastante o tempo em que o Brasil era colônia, muito interessante para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história cultural do país. Com toda essa maravilha rodeando você, é possível curtir um belíssimo café da manhã (que é servido até as 11h).

O pedido mais simples inclui café, chá ou chocolate, manteiga, leite, mel, geleia, queijo minas, torradas e pão. Caso você queira, ainda poderá solicitar um suco de laranja natural. Se você quer curtir ainda mais, peça o café completo que vem com croissant, frutas, cereais, além de todas as opções que nós citamos anteriormente. Agora que nós deixamos você com gostinho de quero mais, que tal anotar o endereço para não se esquecer? Ele fica na Rua Gonçalves Dias, 32, Centro; Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6, Copacabana.

Casa da Táta

Um ambiente completamente aconchegante e acolhedor, a Casa da Táta faz você se sentir em casa. Para quem acorda com aquela fome de leão, particularmente, é servido um delicioso café da manhã que não deixa em nada a desejar.

Café deliciosos toda hora!
Cafés deliciosos toda hora!

Para aqueles que optarem pela versão mais completa do produto, ele vem com suco, pão de queijo, frios, pão doce e frutas. Além disso, você encontra deliciosos bolos caseiros (formigueiro e de laranja) que podem ser encontrados a qualquer hora do dia! O diferencial: a farofa de amêndoas que é jogada em cima da marquise gelada de chocolate! É um lugar dos deuses, pode confiar! Para finalizar, experimente um café expresso carioca junto com uma pamonha (salgada ou doce, você que escolhe).

Anota o endereço e se programe para uma tarde inesquecível! Rua Professor Manoel Ferreira, 89, lojas N e O, Gávea.

Café do Alto

Num recanto do mundo, bem no meio de um clube campestre, no Alto Leblon, você irá encontrar o Café do Alto. O desejo aqui é poder desfrutar de um delicioso desjejum no estilo nordestino, que é servido todos os finais de semana e feriados, sempre das 9h às 13h. Para se ter uma ideia, ao todo, são mais de 50 itens que estarão à sua disposição para poder saborear e aproveitar em cada segundo.

Café do Alto
Café do Alto

No cardápio estão sugestões como ovo mexido, bolo de rolo, pé de moleque entre outras iguarias deliciosas! E, claro, que não podemos nos esquecer do Menu de Tapiocas, que é uma das particularidades da casa (e por falar em tapioca, não podemos nos esquecer. também, que ela vai muito bem com um café).

Está preparado para conhecer uma cultura rica, bem brasileira e jamais experimentada? Então dê uma passadinha na Rua Alberto Rangel, 1, Clube Campestre, Lebon.

Gringo Café

O Café Gringo, como o próprio nome diz, vem de inspiração americana e serve café da manhã o dia todo (até porque, tem gente que não tem hora pra acordar, principalmente, se for domingo, não é mesmo?!). O combinado para uma pessoa só vem com ovos mexidos com bacon, presunto ou linguiça, waffle, panqueca, mel e claro: café (ou cappuccino, caso você prefira).

Cafe da tarde… tão melhor com PANCAKES E MAPLE😋

A post shared by Gringo Cafe (@gringocafeipanema) on

Para deixar a vida mais doce e delicada, a panqueca vem com a tradicional opção de xarope de maple ou, para quem preferir, geleia de blueberry. Se você gosta de doces, a melhor opção é experimentar a torta de maça com sorvete de baunilha. Que tal dar um pulinho na rua Barão Torre, 240, loja A, Ipanema e conferir tudo de pertinho, hein?!

PS.: Uma vez que você pediu Café Americano, você ganha (isso mesmo) o refil deste. Não é demais?

Terzetto Café

Pela manhã, o Terzetto Café oferece quatro opções diferentes de café da manhã para você poder degustar. A versão mais simples deste vem com bolo, pão, manteiga, um café tradicional e geleia. Já uma opção um pouco mais sofisticada seria o terzetto, que vem com suco de laranja, bolo, frios variados, ovos mexidos com linguiça mineira, ruta, mel, bolo e manteiga.

Experimente!
Experimente!

Chegando no local, tome cuidado para não cair (ou cair) nas tentações que ficam expostas. Se vale a pena a indicação, sugerimos a torta de morango de biscuit e creme caseiro e o éclair de creme. Para quem quiser conferir pessoalmente essas delícias, o café fica localizado na rua Jangadeiros, 25, Loja D, Ipanema.

Figaro Café

O Chef-Executivo do restaurante Garcia e Rodrigues, Cristophe Lidy oferece aqui, em seu café, uma opção que vai desde um lanche rápido até mesmo uma refeição completa, começando, é claro, por um incrível desjejum.

#iprolens #figarocafe

A post shared by paul。p (@litratoes) on

De tempo em tempo, saem fornadas dos melhores pães da cidade, como por exemplo,a  tradicional baguete de frutas que vem na versão de kiwi, morango, uva ou mista! É uma das iguarias mais famosas da cidade e que, por mais que pareça exótica, é uma delícia! Vale a pena conferir! O Figaro Café fica localizado na rua Lauro Müller, 116, 4º piso, Botafogo.

E aí, vale a pena a visita na cidade maravilhosa e aproveitar para conhecer esses lugares que citamos acima? Não se esqueça que a Grão Gourmet, em se tratando de café, é especialista! Venha você também fazer parte do nosso clube de assinaturas. que irá lhe proporcionar experiências incríveis!

Bônus Especial

Achou que a nossa lista iria acabar por aqui? Pois é, assim como vocês, nós somos completamente apaixonados por café e resolvemos dar mais dois lugares de bônus pra você conhecer:

La Bicyclette

O La Bicyclette, é um bistrô muito conhecido na cidade do Rio de Janeiro por estar localizado bem no meio do Jardim Botânico. Além disso, tem uma decoração fofa e bastante peculiar, remetendo os visitantes àqueles charmosos cafés de Paris, sabe?!

Vale a pena experimentar
Vale a pena experimentar

Os pães são artesanais e assados em pedra, feitos com farinha integral e sem gordura e açúcar! E, sem dúvidas: são MUITO gostosos! E claro, por mais que você seja um coffee lover, você não poderá deixar de experimentar o autêntico croissant francês feito por eles. E de tira gosto, não se esqueça de pedir o seu docinho.

Ficou interessado em saber mais? Anota o endereço para não esquecer: Rua Pacheco Leão, 320, loja D. O horário de funcionamento é de segunda, das 8h30 às 21h; terça a sexta, das 8h30 às 21h; sábado, domingo e feriados, das 8h30 às 20h. Aproveite!

Escola do Pão

O lugar, por si só, já é bastante charmoso. Ele fica instalado num casarão da década de 30, na Lagoa. Estar dentro dele é como dar um mergulho profundo no passado (e na história do nosso país). Além de ser uma lugar bem legal e confortável de estar, eles também oferecem Workshops por lá, um mais legal do que o outro!

E por falar em café, a Escola do Pão tem fama na cidade toda pelo seu tradicional café da manhã. Isso porque as donas da casa, a Clécia e Elen Casagrande, deixam o ambiente super leve e bastante descontraído!

Aos finais de semana, você terá o prazer de aproveitar o café da manhã completo e se divertir com as belas paisagens (e claro, a imaginação ao ver o quanto de história há naquele lugar). A Escola do Pão fica na Rua General Garzon, 10, Lagoa

Depois que você conhecer essas delícias, não se esqueça de nos dizer o que achou nos comentários! E caso você tenha alguma sugestão de lugar que ficou de fora, também pode nos escrever que faremos um acréscimo na lista!

Conheça nosso clube de assinaturas!

5 comentários em “10 Top lugares para tomar café no Rio de Janeiro

  1. Cynthia Marcenes says:

    Confeitaria Manon na Rua do Ouvidor, com 75 anos de fundação e prédio tombado pelo patrimônio histórico. Não é luxuosa como a Confeitaria Colombo, mas faz a melhor Torrada Petrópolis que já comi, nem mesmo na cidade de Petrópolis encontrei igual. E por falar em Cidade Imperial, recomendo muitíssimo a Cafeteria Duet`s que fica dentro do terreno do Palácio Imperial, lá meu predileto, além do café é claro, é a maravilhosa cheesecake de amoras acompanhado com soda de maça verde. Gentem… é de comer rezando. 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.