UTZ Certified

Já explicamos de maneira geral qual é a importância das certificações para o café que você bebe. Mas, agora é hora de “colocar os pingos no is” e explicar tim-tim por tim-tim o que cada uma delas faz pela bebida e por quem a produz. E para iniciar a série, nada mais justo que escolher a UTZ Certified – que foi criada nos anos 1990 a fim de implementar a sustentabilidade e qualidade no mercado e que, hoje, já abrange cerca de 50% dos cafés certificados de todo o mundo.

“O certificado assegura que todo o produto com seu selo tenha os pilares ambientais, sociais e econômicos respeitados. Em outras palavras, ele proporciona uma sensação de consciência limpa”, conta Gláucio Lima Fonte Boa, auditor líder e executivo sênior da Savassi Certificadora.

Ele explica que é bom para quem consome e também para o produtor. Isso porque ele também tem a garantia de que a água, florestas, áreas de preservação, rios, córregos e o próprio clima do ambiente serão preservados e, com isso, a sua própria produção se beneficie de forma consciente destes meios.

Lima explica que “a propriedade deve implementar o código de conduta UTZ, abrangendo aspectos sociais, econômicos e do meio ambiente, e em seguida se submeter a auditoria externa. Sendo concluída com êxito, a fazenda poderá comercializar seu café com o certificado”.

Essa certificação garante, portanto, uma produção sustentável do café. Ela não avalia ou garante que o perfil sensorial final seja satisfatório. Porém, quando se cuida dos processos, as chances de ter um café de qualidade sempre aumentam.

Certificação UTZ ( UTZ Certified )

Garante que o produtor da bebida que chega à sua casa teve um cuidado especial com ecossistema da fazenda.

Imagem: Mexido de Ideias.

Por Lucas Tavares

Fred

O Fred é estudante de engenharia ambiental na USP, e no Grão Gourmet ele é responsável por toda a parte de Marketing. Esse é o primeiro trabalho dele escrevendo ativamente, mas ele adora, e faz com muito cuidado e carinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *