Você com certeza já consumiu ou consome mel.
Mas você sabe o que é? Como é feito? Quais as diferenças entre eles?
Assim como o café especial, mel não é tudo igual!
O que é mel?
Mel é o produto alimentício produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colmeia.
Como as abelhas produzem o mel?
As abelhas operárias coletam o néctar das flores, ao mesmo tempo que fazem a polinização, o que permite a reprodução das plantas e resulta em frutos com melhor qualidade e maior número de sementes.
O néctar é então armazenado em uma espécie de reservatório de mel que fica perto do estômago, cada abelha pode carregar cerca de 70 mg de néctar até a colmeia. Quando acaba de fazer a coleta, a abelha volta para a colmeia e já durante esse transporte o néctar começa a ser transformado em mel. Isso acontece graças a enzimas que são produzidas por glândulas localizadas na boca das abelhas: invertase e glicose oxidase.
O mel é formado pela reação dessas enzimas com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose presente no néctar em outros dois açúcares: glicose e frutose. A glicose oxidase transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar. Ao agitar as asas para secar a água presente no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos.
Na colmeia
Quando as operárias chegam na colmeia, o néctar trazido é passado para as abelhas mais jovens que irão processar o néctar por cerca de meia hora. Nesse processo as enzimas irão quebrar os açúcares complexos e transformá-los em açúcares mais simples, mais digerível para as abelhas e menos susceptível de ser atacado por bactérias no interior da colmeia. As abelhas espalham o néctar ao longo dos favos de mel, onde a água evapora e a mistura vai aos poucos se transformando em uma calda grossa rica em carboidratos, açúcar, vitaminas e minerais: o mel!
Dizem que o mel é como o regurgitar da abelha, porque assim é feita a passagem do néctar entre as abelhas e depois das abelhas para os favos. Mas não é bem assim, já que ela tem um reservatório específico apenas para o mel…rs
O mel é extraído dos favos que estão selados, o que indica que estão prontos para serem colhidos. Uma ferramenta especial é utilizada para remover com cuidado a cera do quadro, que em seguida é colocado no extrator de mel, um dispositivo que utiliza a força centrífuga para retirar o mel puro.
Mel não é tudo igual (méis varietais)
A composição do mel é influenciada pelas características do solo, clima e pela fonte do néctar. Esses fatores alteram a cor, a acidez, o aroma, a umidade, o sabor, a viscosidade e até o tempo de cristalização.
Com tantas variáveis, o mel pode ser comparado com o vinho e com o café, sempre muda com a safra, com a espécie de flor, com o solo, com o clima.
Benefícios do mel
- Probiótico
- Saúde e hidratação da pele
- Alívio da tosse
- Levemente laxativo
- Crianças que consomem mel tem esqueleto mais pesado
- É absorvido imediatamente pelo corpo
- Provê nutrientes essenciais
- Cicatrizante de feridas
- Anti Bactericida e fungicida
Cristalização do mel
Todo mel puro cristaliza.
Mel cristalizado é um sinal de qualidade e pureza.
Um bom mel, puro e de qualidade cristaliza, ao contrário de mel super aquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana. Ou seja, um mel que não cristaliza indica falta de pureza.
Os fatores que interferem na cristalização do mel são:
- Florada
- Proporção entre os carboidratos glicose e frutose
- Porcentagem de água
- Quantidade de grãos de pólen e outros núcleos de cristalização
- Clima
- Região geográfica
- Idade do mel
A temperatura para que a cristalização do mel ocorra é 14°C, sendo este o motivo porque o mel cristaliza quando os dias começam a esfriar. Dentre as condições de armazenamento, a temperatura é um fator muito importante, a cristalização é menos provável em temperaturas acima de 25°C ou abaixo de 5°C. Entretanto, mesmo com temperaturas mais elevadas, o mel pode cristalizar depois de muito tempo de ter sido colhido.
O tempo que um mel leva para cristalizar depende da florada, ou seja, da composição dos diferentes tipos de mel: proporção entre glicose e frutose (açúcares naturais), porcentagem de água (umidade) e núcleos de cristalização (normalmente a quantidade de grãos de pólen existentes). Por exemplo, mel de flor de eucalipto (mais glicose e grande quantidade de pólen presente) costuma cristalizar mais rápido do que mel de flor de laranjeira (mais frutose e pequena quantidade de pólen).
Prontos para degustar meles diferentes?
Nós achamos os meles tão parecidos com os cafés especiais que fizemos uma parceria com a Novo Mel para levar a vocês uma experiência de degustação de 3 meles de diferentes plantas:
1 Cipó-uva
Uma trepadeira perene, de textura semi-herbácea. Origem predominantemente paulistana.
Propriedades medicinais: combate a todos os tipos de cólicas, no combate às doenças hepáticas, renais e uterinas.
2 Mangue
Um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Origem predominantemente no Maranhão.
Propriedades medicinais: antibacteriano.
3 Café
Originário da Etiópia, o cafeeiro é um arbusto perene de clima tropical. Origem predominantemente em Minas Gerais.
Propriedades medicinais: analgésico, anti-hemorrágico, antidiarréico, antiespasmódico, anti-inflamatório, broncodilatador, cardiotônico, depurativo, desintoxicante, digestivo, diurético, estimulante, excitante, expectorante, hipoglicêmico, hipotensor, estimulante intelectual, sudorese, tônico, vulval.
Para os assinantes do Grão Gourmet
Os meles estão disponíveis em nosso site para compra.
Espero que gostem dessa doce experiência 😉
Abraços cafeinados,
Renata
Fonte:
A.B.E.L.H.A – Associação Brasileira dos Estudos das Abelhas
Achei o e-mail da Grao Gourmet,
Objetivo e atraente.
Vcs estao precisando de representan
tes comerciais?
Trabalho com vendas ha 30 anos e
resido em Sao Paulo,capital.
WhatsApp:(11)991884774
No aguardo,
Gustavo Gutierrez.
Obs:E-mail:gustavo.gutierrez@bol.
com.br
Eu quero mel de cipó uva
Olá Selma, tudo bem? Na nossa loja você encontra o mel cipó uva, ou então veja nesse link o kit do mel com nosso café especial.
https://www.graogourmet.com/produto/kit-cafe-mel-saco-de-juta/
Um abraço 🙂
Que fantastica idéia!!!
Excelente iniciativa, parabéns! Assim, além de tudo ajuda na conservação das abelhas, que estão super ameaçadas! Isso aí!
Que interessante a varieades de mel noutras paragens 🙂
O de café deve ser muito interessante!
Se quiserem dar uma espreitadela nos méis que temos em Portugal:
https://hissopo.pt/pt/produtos/mel/monofloral