Você já ouviu falar em grão de café moca ou moquinha ou peaberry em inglês?
O grão moca nada mais é que um grão de café de forma redonda, diferente da forma chata, como é mais conhecida.
O fruto do café
Café é o nome da semente do cafeeiro que pertence à família botânica das Rubiáceas, cujo gênero é denominado Coffea.
Economicamente, as duas espécies mais cultivadas são a Coffea arabica (representando cerca de 60% da produção mundial) e a Coffea canephora.
Os frutos ocorrem ao longo dos ramos do cafeeiro e cada fruto é formado pela casca externa (exocarpo), cuja coloração é vermelha ou amarela (dependendo da cultivar) quando está maduro. Abaixo da casca há uma polpa (mesocarpo) e seguida dessa uma camada gelatinosa (mucilagem), que fica em contato com a cobertura chamada de pergaminho (endocarpo), que envolve os grãos (duas sementes).

Grãos de café
Os grãos de café (sementes) já secos e beneficiados são classificados segundo sua forma em:
- Chatos: são os grãos provenientes de frutos bem desenvolvidos, onde o comprimento é sempre maior que a largura, com uma ranhura central no sentido vertical.
- Moca: são grãos provenientes da não fecundação de um dos óvulos do fruto, sendo que apenas um grão se desenvolve no interior do fruto do café.
- Triângulo: ocorre quando existe fecundação de três óvulos, fazendo com que haja deformação semelhante a um triângulo.
Os grãos moca e triângulo são considerados anomalias e NÃO defeitos na classificação do café.

Grãos moca ou moquinha
Agora que você já sabe que é um grão moca ou moquinha, vamos falar mais sobre ele.
Estima-se que os grãos moca representam entre 5-10% da colheita de café. Como um dos óvulos não consegue polinizar, sobra mais espaço para uma única semente se desenvolver, por isso o formato maior e redondo.
Nem sempre todos os frutos com uma semente são de grão moca, pode acontecer de ter apenas uma semente chata em um dos lados.
Os grãos moca são separados durante o beneficiamento do café, utilizando peneiras ou máquinas sofisticadas de classificação.

O moca é um grão superior?
Acredita-se que, por ser um grão único no fruto, não precisa dividir os nutrientes em comparação com dois grãos chatos, o que promoveria um perfil sensorial superior.
Também dizem que ele pode ter uma acidez mais brilhante, mais densidade, doçura e sabores mais complexos na xícara. Mas não existe nenhuma evidência comprovada.
A verdade é que a qualidade do grão moca depende da qualidade do lote de café em questão.
Se o moquinha vem de um café especial, terá suas características sensoriais também!
E você, já provou um café moca? O que achou?
Abraços cafeinados,
Renata
Prove um lote de café moquinha!
Fontes:
Café: classificação e degustação – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, 2016
Boa tarde, acabei de provar, e achei que é bem mais fraco do que os outros não-mocas que tenho comprado. Procurei colocar o mesmo ajuste de moagem para todos. Sinceramente, gosto mais dos outros do que do moca, apesar deste ter custado mais caro.