Produtor: Jeferson Júnior Rossi
Os irmãos Jeferson Júnior Rossi e Luis Alberto Rossi dão continuidade à história do pai no café. O patriarca da família Rossi, Alberto Rossi, descendente de italianos, nasceu no Espirito Santo, ainda jovem foi para cidade de Apucarana (PR) onde trabalhou como colono nas propriedades de café.
Em 1975 adquiriu sua primeira propriedade naquele estado. Em de 1986, Alberto Rossi objetivando se estabelecer em novas fronteiras agrícolas veio conhecer a Região do Cerrado Mineiro. A partir dessa visita, adquiriu a primeira propriedade na Região, com 20 ha de café em produção.
O maior desafio foi o de adequar-se a uma nova região cafeeira. A partir dessa propriedade a família Rossi foi adquirindo outras propriedades e aumentando a área com café; hoje a família Rossi possui 440 hectares de café em produção. Jeferson e Luis Alberto estão a frente nas propriedades da família e, motivados pela paixão pela cafeicultura e história da família, dão seguimento ao trabalho do pai Alberto Laércio Rossi e do avô Alberto Rossi.
Com objetivo de produzir cafés de alta qualidade, procuram realizar colheita e recolhimento do café com a máxima eficácia, são rígidos no manejo da lavoura e no pós-colheita. A sustentabilidade é outro pilar dos irmãos, que preservam mais de 200 hectares de matas e 20 nascentes de água!
- Região de origem: Cerrado Mineiro, Patrocínio, estado de Minas Gerais
Fazenda: Congonhas SAPE
Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho
Processo: Cereja descascado
Altitude: 950 m
Florada: Setembro
Colheita: Início em Julho e término em Setembro
Peneira: 16 acima
Pontuação: 83 pontos
- Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor doce de chocolate com notas florais. Corpo cremoso com acidez cítrica e equilibrada, finalização muito agradável.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO
A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de café de alta qualidade, reconhecido no mundo – a primeira “Denominação de Origem” no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais.
Tendo estações bem definidas – um verão quente e úmido e um inverno agradavelmente seco – é uma forte característica da região. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 e 1.300 metros, como resultado, cafés de alta qualidade com uma identidade única.
Os cafés possuem “Garantia de Origem e Qualidade” pela Região do Cerrado Mineiro – D.O. Conselho Regulador.QRCode
O processo oficial de produção da Denominação de Origem, enfatiza e valoriza as características da nossa terra. Só cafés cultivados dentro da área oficialmente delimitada e que seguiu as regras do processo de produção definido pelo nosso Conselho Regulador, pode ter o Região do Cerrado Mineiro – D.O. assegurada pelo Selo de Procedência Garantida de Origem e Qualidade.